Dia Mundial da Saúde: atenção primária e promoção da saúde em foco

agenciaweber

agenciaweber

ANS incentiva cuidados e celebra data com campanha de doação de sangue

Com o lema "Saúde universal: para todos, em todos os lugares", a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, comemorado no sábado (07/04), tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a necessidade de acesso à saúde universal e seus benefícios para a população. Com a campanha, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a importância da atenção primária à saúde, forte e qualificada, como caminho para a cobertura universal.   

Em visita recente ao Brasil, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou a importância da atenção primária como forma de evitar as doenças crônicas. Nesse sentido, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde a sua criação, em 2000, vem atuando no sentido de promover a integralidade da atenção à saúde e o compromisso com a promoção, proteção e recuperação da saúde, reduzindo o risco de doenças. 

 "A sustentabilidade do setor de saúde suplementar, tanto econômica quanto assistencial, é fundamental para garantir uma assistência oportuna e adequada aos beneficiários", ressalta o diretor-presidente Substituto, Leandro Fonseca.   

Tanto a atenção primária como as ações de promoção da saúde constituem estratégias aplicadas em todo o mundo, não apenas como fatores de redução de custos, mas prioritariamente na qualificação da assistência prestada. "É preciso ir em direção ao modelo assistencial centrado na necessidade do beneficiário, contemplando a integração da atenção à saúde com a prevenção; a centralidade da figura do médico cuidador de referência, associado ao trabalho em equipe multidisciplinar; a intervenção baseada em uma visão integral do ser humano; e o desenvolvimento de planos terapêuticos compartilhados entre equipe e pacientes, entre outros aspectos", destaca a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência, Karla Coelho.   

Neste contexto, desde 2015 a ANS vem acompanhando experiências em atenção primária. Em 2017, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foi criado o Laboratório de Inovações sobre Experiências em Atenção Primária na Saúde Suplementar. O objetivo é identificar e reconhecer o esforço de operadoras de planos de saúde na implementação de projetos que objetivem aprimorar o cuidado em saúde de seus beneficiários, utilizando modelos de atenção inovadores, baseados na atenção primária. A ação reforça o estímulo da ANS às operadoras para que se mobilizem para uma mudança do modelo assistencial vigente, saindo da fragmentação do cuidado e consequente desperdício de recursos, para um modelo integral de saúde, visando a sustentabilidade do setor.  

Além de normas para incremento de qualidade do serviço prestado e de ações indutoras para mudança de modelos, a Agência dissemina informações sobre o setor de planos de saúde e sobre as operadoras ativas no mercado de forma a proporcionar decisões e escolhas conscientes. "A ANS é a principal fonte de informações sobre o setor de planos de saúde e atua fortemente na intermediação de conflitos entre beneficiários e operadoras, estimulando o protagonismo do consumidor em relação às decisões em saúde", salienta a diretora de Fiscalização, Simone Freire.   

Indução à qualidade no cuidado em saúde   
A qualificação do setor, que está diretamente ligada à saúde e bem-estar físico e mental dos beneficiários de planos de saúde, é outra prioridade para a ANS. Através de projetos como Parto Adequado, Idoso Bem Cuidado e OncoRede, a Agência estimula a melhoria da qualidade e a mudança do modelo assistencial e de remuneração de prestadores de saúde. "São projetos que, de maneira geral, visam o cuidado centrado no paciente e conferem maior transparência e equilíbrio ao setor, beneficiando toda a cadeia de atenção à saúde", explica Rodrigo Aguiar, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS.   

Em sua Fase 2, o Projeto Parto Adequado tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, reduzindo o número de cesarianas desnecessárias por meio de mudanças nas práticas de cuidado baseadas em evidência científica e na conscientização de gestantes, e de toda a rede de atenção obstétrica, sobre os benefícios do parto normal.   

Em relação à saúde do idoso, o Projeto Idoso Bem Cuidado propõe um modelo inovador de atenção, envolvendo instituições comprometidas com a investigação e a implementação de medidas na área do envelhecimento ativo. Espera-se evitar redundâncias de exames e prescrições, interrupções na trajetória do paciente e complicações geradas pela desarticulação das intervenções em saúde.   

Em outra frente, o Projeto OncoRede contempla ações de promoção e prevenção ao câncer, destacando-se medidas como: busca ativa para diagnóstico precoce, continuidade entre o diagnóstico e o tratamento, informação compartilhada, tratamento adequado e em tempo oportuno e articulação da rede de assistência para garantir ao paciente o percurso ideal no cuidado da doença.   

Além dos projetos de indução da qualidade, a ANS desenvolve o Projeto Sua Saúde, para estimular a participação proativa de pacientes e usuários em relação à tomada de decisão em saúde. É uma iniciativa focada na informação de qualidade compartilhada com os outros responsáveis pelo seu cuidado (médicos, enfermeiros e outros profissionais da área).  

A reguladora também está empenhada no combate à obesidade e ao excesso de peso, uma vez que mais de 50% da população brasileira adulta está acima do peso, segundo a pesquisa Vigitel Brasil 2016 da Saúde Suplementar. Para analisar possíveis ações, a Agência elaborou o "Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira".    O estudo é fruto do trabalho do Grupo Multidisciplinar para Enfrentamento da Obesidade, criado pela ANS, do qual participaram representantes de entidades do setor com o objetivo de identificar melhorias e incentivos na atenção à saúde deste problema específico, resultando em programas de prevenção e combate à obesidade que estão em vias de implementação pelas operadoras.   

Atitudes para uma vida saudável   
De acordo com definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Ou seja, não basta não estar doente. Como não basta só o corpo estar são, a mente também precisa estar sã.   

Algumas atitudes são determinantes para uma vida saudável:   
1. Procure ter um médico de confiança, que conheça o seu histórico clínico e que te direcione a especialistas e profissionais de saúde sempre que necessário.

2. Seja participativo nas tomadas de decisão que envolvam a sua saúde. Em consultas, indague, questione a indicação de procedimentos e medicamentos. Em caso de tratamento e intervenções cirúrgicas, pergunte sobre o antes, o durante e o depois; entenda o impacto em sua vida. O Projeto Sua Saúde traz recomendações; veja aqui.

3. Pratique atividades físicas regularmente. Exercícios físicos ajudam a prevenir doenças.

4. Tenha uma alimentação saudável, com ingestão moderada de açúcar, gordura saturada e sal. Evite os alimentos processados e mais ainda os ultraprocessados. Opte pelos alimentos in natura. Veja aqui o Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira, elaborado pela ANS.

5. Faça uso inteligente do seu plano de saúde. Saiba como contratar o melhor plano para você e sua família, conheça os seus direitos, saiba com quem reclamar. Veja como no Espaço do Consumidor.

6. Procure incorporar à sua rotina atividades que lhe deem prazer pessoal. Lazer e diversão alegram a mente. Mente sã, corpo são.   

Campanha de doação de sangue na ANS   
Nesta quinta-feira (05/04), servidores e colaboradores da ANS participaram de uma campanha de doação de sangue realizada na sede da Agência, no Rio de Janeiro, organizada pela entidade reguladora em parceria com o Hemorio.

A ação foi um sucesso: 92 pessoas foram solidárias e fizeram a doação, ajudando a abastecer o estoque do Hemorio. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.    A ação objetivou conscientizar e incentivar o quadro de profissionais da Agência para doar sangue regularmente e ajudar a quem precisa.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!