Encontro ANS reúne mais de 250 pessoas em Florianópolis

agenciaweber

agenciaweber

Participantes assistiram a palestras e esclareceram dúvidas em oficinas de atendimento

Durante os dias 28 e 29 de maio, os principais temas da regulação de planos de saúde foram debatidos na cidade de Florianópolis, no Encontro ANS Sul, promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mais de 250 pessoas participaram do evento, entre representantes de operadoras de planos de saúde, de prestadores de serviços de saúde e servidores da agência reguladora. 

Na abertura do Encontro ANS, os quatro diretores da Agência destacaram a importância dessa aproximação entre reguladora e ente regulado para esclarecimento de normas e conhecimento das dificuldades das operadoras. 

"Esse é um evento em que a ANS faz um movimento em direção à sociedade, para promover o diálogo e a troca de informações com as operadoras, o que é fundamental para o processo de aprimoramento da regulação", ressaltou o diretor de Desenvolvimento Setorial, Rodrigo Aguiar.

 A diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Coelho, falou sobre a oportunidade de conhecer melhor a realidade do setor em Santa Catarina. "Aproveitei para visitar uma operadora e saber como está a produção de cuidado na região", revelou, antes de anunciar os temas da Dipro que seriam debatidos no dia seguinte. 

Simone Freire, diretora de Fiscalização, destacou a presença de servidores dos núcleos de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, que juntamente com os demais técnicos da sede prestariam esclarecimentos sobre a fiscalização da Agência. "A Notificação de Intermediação Preliminar é o tema da nossa palestra e o principal problema das operadoras, o início do processo sancionador. Aproveitem a presença dos nossos técnicos e tirem todas as suas dúvidas", recomendou. 

Finalizando o primeiro dia, o diretor-presidente substituto, Leandro Fonseca, salientou o momento de crise de desabastecimento que o país está passando e reiterou o agradecimento dos demais à presença dos participantes. Enquanto diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, reforçou a importância das recentes normas relacionadas à gestão econômico-financeira das operadoras. "Mais do que buscar entender as normas do setor, esse diálogo visa dar luz às oportunidades regulatórias, como a nova regra de movimentação dos ativos garantidores e o incentivo a ganhos de escala", destacou. 

Oficinas de atendimento durante os dois dias, servidores de todas as diretorias da ANS promoveram oficinas para esclarecimento de dúvidas de representantes das operadoras e prestadores. Ao todo, foram realizados mais de cem atendimentos, entre os programados e os solicitados na hora. Temas como ressarcimento ao SUS, Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS), provisões técnicas e ativos garantidores, regras de ingresso e saída do plano, alteração de rede hospitalar, regularização de débitos e intermediação de conflitos entre operadoras e beneficiários foram alguns dos assuntos esclarecidos pelas equipes da ANS.

Confira as apresentações clicando aqui:

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!