Já sofri muitas retaliações e até perseguições por dizer o que pensava; hoje passo a bola para os outros – Lana Carvalho, em entrevista exclusiva

agenciaweber

agenciaweber

O carvalho, planta milenar, é constante fonte de referência para os espiritualistas, pois com o seu papel na Natureza acaba se transformando em metáfora de resistência, resignação, uma vez que, a cada investida das forças naturais ele não se revolta, mas procura triunfar sobre os obstáculos que o perseguem insistentemente.
Ana Lúcia Santana

Assim como a maioria dos empresários brasileiros, Lana Carvalho acreditou que 2020 seria um ano de crescimento e de grandes transformações. Quem não quer acreditar num amanhã melhor?

Não demorou muito e a sociedade percebeu que 2020, além do anacronismo político, estabeleceu um novo comportamento na sociedade.

A pandemia – e não as crises instituicionais – forjou nos brasileiros uma nova rotina e uma necessidade inevitável de se “reinventar”, com perdão da desgastada expressão.

Lana Cavalho reúne as forças típicas de quem pode sofrer e fazer do sofrimento a energia que a impulsiona para frente. Isso é autosuficiência!

Mulher, solteira, mãe, nordestina, Lana sentiu o impacto da crise sem precedentes em sua corretora – a Ômer -, mas está confiante. “Mesmo com todos os nossos esforços houve uma queda nas vendas e no faturamento das empresas. Isso teria acontecido com os escritórios abertos no mesmo cenário. Acredito que quem se preparou e procurou aprender, está retornando lentamente sabendo o que o epera sem tanto medo”, diz em entrevista ao Blog do Corretor, a mulher para quem Euclides da Cunha certamente tiraria o chapeu.

Acompanhe a entrevista com Lana Carvalho.

Blog do Corretor:
Você foi conduzida a esse mercado por alguém ou foi um acidente de percurso?

Lana Carvalho:
Fui conduzida por duas pessoas muito especiais: Roberto Bastos e Ricardo Escorcio.

Blog do Corretor:
Que impacto teve a pandemia no tamanho de sua Corretora? (Refiro-me ao volume de negócios, mas também ao tamanho de sua equipe).

Lana Carvalho:
30% nos negócios.  Não tive mudanças na equipe comercial.

Blog do Corretor:
Você vai à sua corretora eventualmente, ou está concentrando todas as atividades em home office?

Lana Carvalho:
Totalmente em home Office.

Blog do Corretor:
Sei que você é uma pessoa bem relacionada no mercado fluminense. Você sabe dizer se alguma corretora desapareceu em razão da pandemia?

Lana Carvalho:
Até o momento não tenho conhecimento de nenhuma corretora ou concessionária que tenha fechado neste período. O que tem são negociações entre parceiros  para junção. De concreto só a venda da carteira do clube Care para a Qualicorp.

Blog do Corretor:
Você sente orgulho do(s) seu(s) filho(s). Vi isso em um depoimento seu em uma rede social. Foi trabalhando apenas com as operadoras de planos de saúde que você pôde oferecer uma boa educação ao(s) seu(s) filho(s)?

Lana Carvalho:
Até a idade de 11/12 anos os cosméticos foram responsáveis e a partir daí, até terminarem a universidade, planos de saúde.

Blog do Corretor:
Conheci você e Edson Almeida durante um café da manhã promovido pelo IBBCA em um hotel aí no Rio. Edson Almeida, que na ocasião era diretor comercial da Amil, hoje exerce a mesma função na MMS, do Batista. O IBBCA perdeu o protagonismo para a MMS, ou ainda mantém aquele mesmo glamour de outrora?

Lana Carvalho:
Perdeu. Tanto para a MMS como para outras Administradoras.

Blog do Corretor:
O mercado paulistano ficou assustado quando noticiamos aqui, com exclusividade, a primeira morte de um corretor vitima do convid-19. Depois vieram outras baixas, mas felizmente as pessoas pararam de acreditar na tese imbecil e genocida de que era uma “gripezinha”. Passaram a se cuidar e parece que, entre os corretores paulistanos, a coisa se estabilizou. Você tomou conhecimento de algum caso próximo a você, aí no Rio?

Lana Carvalho:
Infelizmente perdemos alguns amigos queridos.

Blog do Corretor:
O mercado mudou muito, sabemos. E vai mudar ainda mais. Você ainda enxerga um futuro promissor para as corretoras, ou há um perigo real de elas serem engolidas por outro modelo de comercialização que vai dispensar essa intermediação entre o cliente e as operadoras?

Lana Carvalho:
Vai ter futuro quem estiver atento às mudanças  no modelo de comercialização.

Blog do Corretor:
Aqui em São Paulo o mercado ainda peleja pela regulamentação do setor e ainda sofre as agruras da falta de união. Já foi pior, mas ainda não há consenso onde há discenso. Não há um pacto. E se houver será quebrado. Por estes motivos [o mercado] já foi vitima de figuras mal intencionadas que se vestiram de legalidade e perseguiram, chantagearam, constrangeram… O Rio não deve ser diferente. Como está o mercado fluminense em relação à causa sindical?

Lana Carvalho:
Infelizmente ainda não existe consenso entre todos os interessados nesta questão. Eu me envolvi em todas as tentativas que tivemos aqui, tivemos profissionais sérios e muito interessados a consegui a regulamentação, mas infelizmente não houve engajamento da grande maioria e por “n” razões, mas não houve por parte das pessoas que estavam à frente nenhum tipo de perseguição, chantagem ou constrangimento.  Mas não perdi a esperança  que o nosso mercado seja regulamentado, mas para que aconteça isso, necessitamos de união. Ainda não estamos unidos.

Blog do Corretor:
Há um fio de esperança nessa questão, ou o Rio é mais complicado do que São Paulo?

Lana Carvalho:
O Rio é muito mais complicado. Em São Paulo tem o Sindplanos, a ACOPLAN, que já são endossadas e reconhecidas pela maioria. No Rio não temos nenhuma que a maioria reconheça e endosse.

Blog do Corretor:
O mercado carioca está aquecido?

Lana Carvalho:
Está morno (risos).

Blog do Corretor:
Vamos falar das operadoras? Qual delas está com a “bola toda” no Rio?

Lana Carvalho:
No meu entender a UNIMED-RIO, depois que lançou o Programa Único, conseguiu o envolvimento da força de vendas.

Blog do Corretor:
Qual delas ainda está tentando se encontrar?

Lana Carvalho?
Talvez a Amil por conta da espera das decisões.

Blog do Corretor:
Faço a mesma pergunta em relação às administradoras.

Lana Carvalho:
Administradora bola toda: Qualicorp… são várias.

Blog do Corretor:
Conheço muitos donos de corretoras que enriqueceram vendendo planos de saúde. Você ficou rica?

Lana Carvalho:
Próspera.

Blog do Corretor:
Para finalizar, como você vislumbra o futuro do mercado de planos de saúde pós pandemia?

Lana Carvalho:
Hoje é muito difícil responder tal pergunta, porque depende de uma série de decisões que serão tomadas pelos Executivos  das Operadoras  e Administradoras.

Blog do Corretor:
Este espaço agora está reservado ao exercício de sua absoluta liberdade de expressão. Diga aquilo que você sempre teve vontade, mas faltou oportunidade.

Lana Carvalho:
Já sofri muitas retaliaçõese até perseguições por dizer o que pensava. Hoje passo a bola para os outros.

Blog do Corretor:
Muito obrigado pela entrevista.

Lana Carvalho:
Quero agradecer a você pelo carinho e confiança, espero ter correspondido  a 50% das suas expectativas. E também por toda a sua luta na criação e permanência do blog. Você passou por cima de muitas dificuldades, mas posso te dizer que valeu a pena. Hoje o blog se tornou uma referência para o nosso mercado. Parabéns!!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!