Não existe sentido na existência de um sindicato que toma decisões a partir de falsas assembleias e falsos associados – Silvio Toni, em entrevista exclusiva ao Blog

agenciaweber

agenciaweber

Se ele já era conhecido pela sua inteligência emocional e pela capacidade de “influenciar pessoas”, hoje, mais maduro, mais humilde e mais experiente, Silvio Toni tem pela frente uma tarefa, agora, ainda mais desafiadora.

Na condição de empresário, Silvio assumiu no mercado de planos de saúde uma espécie de liderança independente; conquistou o coração de alguns e a antipatia de outros.

Mas, sabemos, não há unanimidade em torno de quem quer que seja. E se houvesse, alguma coisa certamente estaria errada.

Silvio Toni é apenas um homem. Como outro qualquer. Em sua essência, oscilam virtudes e defeitos.

Testemunha, mesmo à distância, da boa vontade e das dificuldades pelas quais Silvio Toni passou para conquistar a carta sindical, o BdC manterá apoio incondicional à batalha do Sindiplanos e de seus fundadores comprometidos com a tarefa de sepultar de vez a ilegalidade, a fraude e todas as mazelas que envergonharam por tanto tempo o profissional: corretor de planos de saúde.

Agora, como presidente do Sindicato das Corretoras de Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo – Sindiplanos, Silvio terá a árdua missão de unificar o mercado. Segundo ele, essa unificação se dará a partir de muito diálogo com as operadoras, seguradoras, administradoras e com os corretores, como tem de ser quando se trata de instituições democráticas, comprometidas com a ética. “Aproveito esta oportunidade para estender a minha mão a cada empreendedor deste mercado, independentemente de seu tamanho, pois ele é igualmente importante. Estendo a mão para cumprimentá-lo, e, ao mesmo tempo, para convidá-lo a juntar-se a nós nessa batalha que não é original e nem inovadora, mas que tem como finalidade o bem comum”, pondera.

Foi em sua filial Casa do Corretor – Unidade Santo André, que Silvio Toni recebeu o Blog do Corretor para uma entrevista exclusiva, desde que recebeu a carta sindical que o legitima na presidência do Sindiplanos, sindicato com o qual pretende trabalhar em favor – não das Corretoras – mas, segundo ele, do mercado como um todo.

Durante o almoço que antecedeu a entrevista, foi possível olhar “através” dos olhos de Silvio Toni e medir o grau de sinceridade de suas palavras e a força de seu desejo.

Em seu peito, a cruz que simboliza a sua fé cristã, mas, em seu ombro, outra cruz eu vi.

E esta muito mais difícil de carregar.

Acompanhe a entrevista completa.

Blog do Corretor:
Finalmente, o mercado de planos de saúde conta agora com um sindicato legalmente constituído. Antes de avançar nas perguntas eu gostaria que você explicasse ao nosso leitor – o corretor de planos de saúde – o que é um sindicato laboral e um sindicato patronal.

Sílvio Toni
Laboral é o sindicato dos empregados.
Patronal é o sindicato das empresas.

Blog do Corretor:
E o Sindiplanos se enquadra em que categoria?

Sílvio Toni:
Patronal

Blog do Corretor:
Mas os corretores ainda não entenderam. Eles pensam que o Sindiplanos é uma agremiação que congrega corretores autônomos, ou seja, o laboral. Então que fique claro que este não é o caso.

Sílvio Toni:
Independente de o Sindiplanos ser patronal, sempre que qualquer mudança tiver que ocorrer nós teremos que pensar o quanto essa mudança vai impactar o corretor. Não existem Corretoras sem corretores. Não tem como cuidar dos interesses das Corretoras sem cuidar dos interesses dos corretores. Somos todos um canal de distribuição.

Blog do Corretor:
Então, tanto o proprietário de uma grande Corretora quanto um corretor que trabalha em casa, que possui CNPJ e entrega sua produção na Corretora x, podem ser sócios do Sindiplanos?

Silvio Toni:
Sim. Somente quem tem empresa pode se associar ao Sindiplanos. Existem muitas Corretoras compostas apenas pelo próprio corretor e mesmo assim são empresas.

Blog do Corretor:
É obrigatório o pagamento de uma taxa para ser associado ao Sindiplanos?

Silvio Toni
Desde a alteração do texto da CLT vigente a partir de novembro de 2017 a contribuição sindical deixou de ser obrigatória. Dessa forma, as empresas não são obrigadas a pagar nada. E deixaremos isso bem claro, quando enviarmos as fichas de inscrição com o boleto opcional.

Blog do Corretor:
Qual o valor da taxa?

Sílvio Toni:
Para as empresas pequenas será de R$ 30,00 por ano, mas sempre lembrando que é opcional.

Blog do Corretor:
Na prática, o que significa para a Corretora estar associada ao Sindiplanos?

Silvio Toni:
Primeiramente, significa que está cumprindo uma obrigação legal, pois toda empresa precisa estar associada ao sindicato da categoria. Com isso, poderemos compreender melhor os desafios e as necessidades das empresas na busca por soluções definitivas.

Blog do Corretor:
E como fica o corretor que não está devidamente registrado no CNPJ?

Silvio Toni
O corretor que não tem CNPJ não pode ser associado ao Sindiplanos; com isto também não estou dizendo que ele seja obrigado a abrir uma empresa, mas, analisando as facilidades que o Governo Federal disponibilizou para todos, é uma opção bem interessante de se atuar de maneira legal recolhendo menos impostos.

Blog do Corretor:
Você já sentou à mesa com Alexandre Camilo, presidente do Sincor, após a saída da carta sindical do Sindiplanos?

Silvio Toni:
Sim. Tivemos uma primeira reunião, muito proveitosa, e teremos outras, pois nossos setores se entrelaçam. E se há um sindicato que é modelo de eficiência este sindicato é o Sincor. Temos muito o que aprender com eles.

Blog do Corretor:
Como fica agora o corretor que tem registro na Susep? Aquele que já é associado ao Sincor, deverá ser associado também ao Sindiplanos ou terá de optar por um?

Silvio Toni:
O Sincor abrange todo o setor de seguros e o Sindiplanos abrange todo o setor de planos de saúde e odontológicos.  As empresas que forem atuar no segmento do Sindiplanos serão certificadas e terão que fazer nosso curso e um exame no final, para poderem receber o documento de aprovação. Ou seja, não há qualquer interferência com quem é associado ao Sincor. E recomendamos que ninguém deixe de ser associado ao Sincor. Por este motivo, também não pretendemos criar nenhum tipo de ônus financeiro para nossos associados.

Blog do Corretor:
Quais as inovações que o sindicato trará para o mercado no sentido de contribuir para a construção de um canal forte, coeso e dinâmico?

Silvio Toni:
Queremos seguir os passos do Sincor. A certificação será o primeiro passo; todos os que já atuam, pretendemos certificá-los de maneira imediata e sem taxas. Os que forem entrar no futuro pensamos em criar mais exigências para nos assegurar que estarão preparados. E da mesma maneira que acontece no Sincor, quem cometer comprovadamente um erro grave terá seu registro cassado, mas vamos obedecer ao processo administrativo antes de uma atitude radical. Com isso, esperamos que o mercado seja livre de pessoas mal intencionadas.

Blog do Corretor:
Qual é o propósito e os princípios do Sindiplanos para o Canal?

Silvio Toni:
Nosso proposito é regular o mercado para que todos nos beneficiemos com isso e os princípios são os da legalidade e transparência, sem qualquer espaço para privilégios para uns e perseguição para outros. Na nossa visão, todos são importantes.

Blog do Corretor:
Como fica o papel da Acoplan, agora que o mercado tem um sindicato que tem tudo para ser forte?

Silvio Toni:
A Acoplan e uma associação e a base para o Sindicato. Caminharemos juntos enquanto for justificada a existência de 2 entidades.

Blog do Corretor:
E por falar em forte, além da necessidade de uma expressiva adesão, o que o Sindiplanos necessita para ser efetivamente uma instituição forte?

Silvio Toni:
Precisamos da participação de todos. Não existe sentido na existência de um sindicato que toma decisões a partir de falsas assembleias e falsos associados. O pais esta cheio destes sindicatos e eles só geram intrigas e problemas. Não é nosso objetivo. Nossas decisões são tomadas a partir de discussões participativas e para além de votações, buscamos o consenso onde haja o dissenso. Claro que demora mais para se decidir, mas se acerta mais.

Blog do Corretor:
Sabemos de seu empenho nesse processo de fundação do sindicato. Sabemos também que não foi fácil. Em algum momento você pensou que não ia sair?

Sílvio Toni:
A cada dificuldade eu pensava na quantidade enorme de pessoas que atuam no nosso mercado e de como estávamos vulneráveis com as ameaças de vendas online sem vendedor e outras formas de passar sobre nós como um rolo compressor. Ao mesmo tempo pensava nas suas vidas, seus filhos, nossas vidas, nossos filhos, e isso me dava uma força enorme. Posso afirmar que “sou brasileiro e não desisto nunca”.

Blog do Corretor:
Além de sua ativa participação, quem mais foi fundamental?

Silvio Toni:
As maiores plataformas do nosso setor que são associadas da ACOPLAN foram fundamentais; nós envolvemos todas elas e de pronto sempre se dispuseram a nos ajudar no que era possível, até a conclusão da carta sindical, às quais expresso meus sinceros agradecimentos. Tenho, sim, dentre elas pessoas que fizeram algo mais apenas pelo motivo de estarem mais próximas de mim, por fazerem parte da diretoria: Johan (Theo), Morroni (Simean), Ariovaldo Marques (diretor do Plasac), Rosa Antunes (Viacorp) e Elza Papaiano (Papaiano Corretora). Com esses eu pude me desabafar nos momentos em que as dificuldades se apresentavam a mim.

Blog do Corretor:
Na sua opinião, as operadoras comemoraram a criação do Sindiplanos?

Silvio Toni:
Na minha frente comemoraram. Mas acredito que ainda se sintam inseguras. Tenho certeza de que em breve todas nos apoiarão, pois é nosso dever protegê-las a todo custo, pois em elas o que teremos para vender?

Blog do Corretor:
Como você enxerga esse mercado no prazo de cinco anos? Refiro-me não à economia, mas a questões referentes à sua regulamentação.

Silvio Toni:
Enxergo um mercado 100% regulado, certificado, do jeito que o nosso profissional merece a muito tempo.

Blog do Corretor:
Você acredita que alguma Corretora vai ficar fora do Sindiplanos?

Silvio Toni:
Não. Mas para nós o que vale e a conquista e não a imposição. Queremos uma relação positiva com todos.

Blog do Corretor:
Enquanto conversávamos em off, você proferiu uma frase que me chamou atenção: “Chegou a vez de nossa turma”. Explique.

Silvio Toni:
O setor de assistência médica e odontológica representa uma fatia enorme do total dos mercados de seguros e saúde quando somados. Mesmo assim, nunca tivemos o valor que representamos para o setor. Agora vamos ter.

Blog do Corretor:
O corretor de planos de saúde e um “pastinha”?

Silvio Toni
Apelidos são uma forma de diminuir o valor de alguém que representa algo desconhecido ou pode ser também uma ameaça. Muitas vezes usamos apelidos para nos referir àqueles que não aceitamos.
Pastinha, magrinho e bagrinho são termos muito utilizados pelos dirigentes de entidades de corretores susepados. Eles nos consideram inferiores ou desprezíveis com esta forma de se referir a nós como profissionais. Mas o fato é que temos no nosso mercado os melhores profissionais do setor. Poucas pessoas conhecem tanto assistência médica e odontológica como nós. Muitos corretores susepados especializados em outros segmentos têm medo de dar informações erradas e perder o cliente. E este medo se justifica pelo fato de não compreenderem o assunto como merece ser compreendido. Existem problemas em nosso setor? Claro que existe. Em qual setor não existem pessoas que agem de maneira errada consciente ou inconscientemente? Mas isto não justifica este infeliz apelido, que no fundo quer nos tratar como meia-bocas.

Blog do Corretor:
Para encerrar, faça um resumo de tudo o que você quer e precisa dizer ao mercado.

Silvio Toni:
Ninguém é obrigado a se associar ao Sindiplanos, pode ser que falte confiança na minha pessoa enquanto presidente ou nos diretores, mas, veja, somos pessoas com qualidades e defeitos como todos. Mas, também estou certo de que merecemos um voto de confiança; gostaria de ter mais empresas associadas e participando ativamente das nossas reuniões; empresas que tragam suas ideias, suas queixas, que se somem a nós; acredito que unidos só temos a ganhar. Há muito mercado e para todos. Unidos seremos fortes. E fortes superaremos todas as barreiras e todos sairemos vencedores. Aproveito esta oportunidade para estender a minha mão a cada empreendedor deste mercado, independente de seu tamanho, pois ele é igualmente importante. Estendo a mão para cumprimentá-lo, e, ao mesmo tempo, para convidá-lo a juntar-se a nós nessa batalha que tem como finalidade o bem comum.

Blog do Corretor:
Muito obrigado pela entrevista.

Clique aqui, para visualizar o Despacho publicado no Diário Oficial da União

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!