O que preserva a nossa imagem junto aos corretores é a forma igual como os tratamos, Matias Ávila, vice-presidente comercial da SulAmérica – Parte II

agenciaweber

agenciaweber

Acompanhe a segunda parte da entrevista do vice-presidente comercial da SulAmércia Matias Ávila. Se você perdeu a primeira parte, acesse aqui

Blog do Corretor:
Há alguma diferença na política de comissionamento da SulAmérica?

Matias Ávila:
[Inaudível] … quando ganhava o PRA por tamanho de produção, pagava-se uma comissão maior. Tanto a Concessionária quanto o corretor. Hoje é trezentos com dois (%), noventa com cinco (%). Não há diferença. É igual para todo mundo. Onde há diferença? Eu pago para a Concessionária alguma coisa a mais no volume e um acordo que eu tenho com ela. Mas a comissão do corretor e para o concessionário é igual. E para o corretor de varejo também. E para o corretor que está debaixo de Assessoria, também. Não há diferença de comissionamento. Quando você tinha um que recebia 400% ele tinha um vendedor… muitas vezes ele pagava mais do que a Companhia me pagava. Aí não me interessava. Distorcia a relação que ele tinha com a venda. Hoje nós temos campanha para os vendedores da ponta, mas o comissionamento é igual para todo mundo. Agora se o corretor está debaixo de outro corretor, aí essa relação não é gerida pela SulAmérica e nem eu posso interferir nessa relação.

Blog do Corretor:
Voltando à questão das fraudes. Há um movimento no mercado no sentido de encontrar uma forma de o mercado se blindar das fraudes. Uma das propostas seria a criação de um canal de denúncias. O que você acha da ideia?

Matias Ávila:
Se o corretor comete uma fraude e eu identifico eu tiro ele da relação comercial. Ele não é mais cadastrado na Companhia. Agora, se ele vende para outro, eu não interfiro nessa relação. Agora, o legal é o corretor trabalhar direto com a Companhia e ter as suas relações… eu estou falando aqui do corretor de seguros, o corretor susepado, seja a susepinha ou a susepona.

Blog do Corretor:
É fato que a SulAmérica é uma Seguradora com a qual os corretores relacionam-se muito bem. A que você atribui essa harmoniosa relação? Poderia dar um exemplo?

Matias Ávila:
O que preserva a nossa imagem junto aos corretores é a forma igual como os tratamos. Isso faz com que nós tenhamos uma relação com os corretores muito boa. Porque [inaudível] do tamanho. Se ele é um grande corretor ou se ele é um pequeno produtor. Nós tratamos da mesma forma. Ele pode distribuir qualquer um dos nossos produtos, e vai ter a mesma remuneração. Isso aí faz com que a nossa relação seja cada vez mais harmoniosa. Outra coisa: Nós não vendemos nenhum negócio direto. Isto é respeitar a corretagem(!) Nem quando ele entra no site, nem quando ele entra… porque, canal é a forma com que o cliente chega à Companhia, todos os canais são operados por corretores. Então, nós temos uma relação muito harmoniosa com o corretor de seguros. E você tem razão.

Blog do Corretor:
Recentemente, as suas dedicadas foram abordadas pela concorrência no produto saúde. A SulAmérica sofreu algum impacto na produção? Há informações de que a ação teve resultados contraproducentes.

Matias Ávila:
Bom, como eu te expliquei, Assessoria é um parceiro da Companhia que ajuda a gente a anteder os corretores. Eu não comento a ação da concorrência. Cada um tem o direito de abordar qualquer um. Agora, nós temos o direito de escolher os parceiros que trabalham com a gente. Se uma Assessoria não executa um trabalho de qualidade perante os corretores de seguros, eu posso descontinuar, mas nós respeitamos a relação com as Assessorias… porque a SulAmérica tem uma ralação com eles de anos. Agora, ele [a Assessoria] faz um atendimento de qualidade para os corretores. Se ele não está fazendo isso, eu posso interferir na relação; porque ele é um atendimento terceirizado. A [nossa] relação com as Assessorias é excelente. Por exemplo, no Rio de Janeiro, a [inaudível], que você fez essa pergunta também, o canal de atendimento Assessorias, cresceu muito. Por quê? A Companhia era muito pequena no Rio, nós tínhamos uma presença em saúde pequena, e como nós treinamos muita gente, corretores que estão diretamente atendidos pela SulAmérica, ou através de uma Assessoria, nas Assessorias nós crescemos 54%, o que é um número astronômico. Em São Paulo nós estamos crescendo 24% nas Assessorias. Agora, as Assessorias cadastram e operam com quem elas quiserem. Eu gostaria de lembrar, assim, nós, reconhecemos o papel das Assessorias, historicamente. E prezamos os nossos parceiros. Isso para mim não faz nenhuma diferença. Você ter a concorrência. Hoje eu já tenho a concorrência em todos os corretores e todos os canais de distribuição. O que a gente tem é um bom serviço para o corretor e para o cliente final. Se a gente tem uma imagem de marketing importante, executa um bom serviço para o nosso consumidor, nós não vamos ter problema nenhum na distribuição. Então, a atuação dos concorrentes na distribuição do mercado, em nada nos incomoda, em nada nos importuna, mas nós temos parceiros importantes no atendimento que são as Assessorias e respeito muito a relação que elas têm com [inaudível].

Blog do Corretor:
Você acredita que as Assessorias e as Corretoras…

Matias Ávila:
E as Concessionárias? São Coisas diferentes. Concessionárias, muitas vezes têm um vendedor que não é susepado.

Blog do Corretor:
Está nos planos da SulAmérica, trabalhar somente com susepados?

Matias Ávila:
Eu acho que nós caminhamos cada vez mais para atuar apenas com vendedores susepados.

Blog do Corretor:
Esta é uma tendência do mercado?

Matias Ávila:
A tendência do mercado é trabalhar com profissionais. Corretores susepados que vão escolher onde entregar sua produção: se é direto para a Companhia, se é para uma Concessionária. Porque a Concessionária, também, tem um serviço muito interessante, e tem uma inteligência tecnológica, tem distribuição de leads, de prospecção de mercado, que interessa para corretores, interessa para vendedores. E a gente também respeita, mas não interferimos neles.

Blog do Corretor:
E com relação à venda online?

Matias Ávila:
Hoje nós já fazemos a venda online de seguro viagem; com corretor de seguros. Nós vamos fazer a venda online do Dental; com corretor de seguros. E futuramente, nós acreditamos que vai haver a venda online e a SulAmérica vai operar com o corretor de seguros. Como nós vamos fazer… vai ter uma inteligência tecnológica atrás disso para poder ter sempre um corretor que faça o pós-venda e que cuide dos clientes que irão contatar a Companhia.  Acho que isso é importante.

Blog do Corretor:
Podemos afirmar que o corretor de seguros sempre indicará uma Seguradora para o seu cliente em vez de uma Operadora?

Matias Ávila:
Não. Acho que em saúde você pode indicar tanto uma Seguradora quanto uma Operadora. Na verdade, as duas executam as mesmas coisas. Hoje uma Operadora de saúde é obrigada a fazer reservas igual a uma Seguradora. Algumas Operadoras operam diretamente sem Corretora. SulAmérica, não. A SulAmérica só opera com correto de seguros. Esta é uma realidade. Por isso nós somos diferentes. Eu não vou aqui citar nomes de concorrentes, mas todo sabe disso: a SulAmérica só opera com corretor. Agora, o corretor tem o direito de indicar uma Operadora ou uma Seguradora. Basta ele ser corretamente remunerado e ele ter o apoio em cada uma das Companhias com quem ele opera.

Blog do Corretor:
Eu estou muito feliz por ter conseguido realizar esta entrevista com o vice-presidente comercial da SulAmérica e não poderia deixar passar a oportunidade de – ao encerrar – pedir que você mande um recado para o mercado.

Matias Ávila:
Eu vou mandar um recado para o corretor de seguros: Não deixe de oferecer ao seu cliente uma boa opção. Um seguro com o qual ele fique tranquilo.  Nós, Seguradores, enquanto corretores, temos de ofertar, e garantir ao nosso cliente um produto de alta qualidade. De qualquer ramo, de qualquer segmento. E é muito importante que o corretor continue fazendo o seu trabalho. Porque o trabalho do corretor tem um valor intrínseco de confiança, de ética, de representação do cliente muito importante. E o cliente não pode se decepcionar. Então, ele tem como, como… que está na sua própria característica da confiabilidade, de representar e ofertar corretamente o seu cliente sempre uma opção que leve tranquilidade. Porque a nossa obrigação, tanto segurador quanto corretor, é cuidar da vida das pessoas. A SulAmérica cuida da vida das pessoas. E o recado final, que eu sempre falo é o seguinte: Onde tem cliente tem corretor; e onde tem corretor tem SulAmérica.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!