Quem muito quer, nada tem: Isso também vale para a arrecadação de tributos

agenciaweber

agenciaweber

Se há um ditado popular que parece ter expressão universal, é esse: "quem muito quer, nada tem". Não consigo imaginar uma situação em que não se aplique.

Para o guloso – e não estou falando apenas do exagero alimentar – mesmo tendo muito, sempre faltará algo. A sensação de falta o fará sofrer.

Para o ingrato – em qualquer âmbito – o maior valor está depositado não no que tem, mas no que não tem. A sensação de falta o fará sofrer.

Mas não é só a sensação de falta que existe. Às vezes a perseguição aos "tesouros" acaba consumindo tudo o que a pessoa tem. E o tal tesouro nunca vem.

Para aquele que anseia o poder é rigorosamente a mesma coisa. Ele deposita maior desejo naquele que o outro tem, ao invés de bem usar o que possui. E isso vale também para o Estado, seu poder de imposição, repartição de poderes e disputa entre entidades.

Já falamos várias vezes e o último artigo, intitulado "Planos de saúde um pouco mais distantes da esquizofrenia tributária", novamente repisa esse assunto: as recentes mudanças na legislação nacional do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) criou um pandemônio para os setores de planos de saúde e de serviços bancários, ao alterar o local de recolhimento do tributo do local da sede do prestador – como sempre fora antes – para a sede do tomador do serviço.

No anseio de fazer cortesia com o chapéu alheio e forçar esses setores a observar milhares de normas diferentes, gerando um custo adicional em obrigações acessórias inestimável, o Executivo e Legislativo Federais acabaram por criar normas ruins, incompletas e frágeis.

A bem da verdade, como disse no artigo anterior, a legislação ficou tão mal feita que é difícil descrever como existente o ISSQN para esses dois setores neste momento. Mas o nosso raciocínio coletivo, já esmagado pela força do poder estatal (o Leviatã, de Thomas Hobbes), nos impede e impede também ao Judiciário de visualizar essa verdade, que soaria, hoje, como um absurdo.

Por isso, em decisão liminar, o STF, através do relator do caso, Alexandre de Moraes, deu uma "acochambrada" na nova legislação e determinou o recolhimento do modo como anteriormente era previsto. É um "jeitinho" mesmo, só para poder manter a arrecadação, com o STF legislando mais uma vez. Mas, diante das circunstâncias e do espírito do nosso tempo, não dá para reclamar.

Só que apesar de estancado um problema sério neste momento, um novo surgiu: essa decisão liminar é, por sua natureza, provisória e, em algum momento no futuro, certamente daqui vários anos, talvez décadas, o STF decidirá a qual município cabe o ISSQN e a forma de arrecadação, bem como as obrigações acessórias.

Muito provavelmente essa decisão não contemplará o município que hoje, em virtude da liminar, deve receber o ISSQN.

Logo, pela decisão o contribuinte deve pagar a um município, para não ser devedor do tributo e, daqui sabe-se lá quanto tempo, estará devendo o mesmo tributo e o mesmo valor, acrescido de juros e correção monetária, para outro município.

Terá, então, que pagar duas vezes o tributo, uma vez para cada município. Para aquele a quem pagou errado, é claro que terá o direito de receber de volta o pagamento, mas através de precatório municipal. Super fácil, não?

Por isso, a alternativa inteligente a que estão recorrendo as empresas é realizar o depósito em juízo das parcelas do ISSQN. Pelo Código Tributário Nacional, o depósito em juízo equivale ao pagamento, não sendo possível cobrar do contribuinte o valor em si, juros e correção monetária, salvo se o pagamento for em valor menor ao que seria devido.

Com isso, o contribuinte se resguarda, mas o Estado não recebe efetivamente o dinheiro fruto da arrecadação do ISSQN ao longo de todo esse tempo, ficando este guardado à disposição da Justiça até que se tenha uma decisão sobre a destinação.

Na ânsia de repartir um valor, acabou-se por tirar de circulação efetiva uma grande soma de dinheiro. E isso foi tirado de absolutamente todos os municípios.

Mais uma vez, de tanto querer, nada tiveram.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!