A Assembleia do Sincoplan

agenciaweber

agenciaweber

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira, (10), conforme estava programada, foi realizada a primeira Assembleia Geral Extraordinária, convocada pelo Sincoplan – Sindicato dos Corretores de Planos de Saúde Médicos e Odontológicos no Estado de São Paulo.

Aproximadamente, 30 corretores, entre aqueles já ligados ao sindicato e os que lá compareceram atendendo à convocação, lotaram o pequeno auditório permitindo o início da reunião às 13h15m – quórum mais que suficiente.

A mesa foi composta por um diretor, a quem coube a leitura da Convocação, dois advogados e o presidente do Sincoplan.

Apesar das previsões negativas – com exceção de um momento em que houve um princípio de tumulto, controlado na sequência -, o evento transcorreu com relativa tranquilidade.

Felizmente, em função da pauta limitada praticamente a dois temas, não houve tempo e nem espaço para um discurso prolixo.

Para o Sincoplan, bem como para os corretores presentes, foi um exercício de democracia; o início de uma nova fase com a qual o corretor, tudo indica, terá de se adaptar e conviver daqui para frente; prática natural em outros segmentos, mas ainda um fato novo para a rotina do vendedor de planos de saúde.

Lima, que parece ter bebido água chocalho, falou muito. Citou leis, RNs, Súmulas, contudo pareceu bem mais flexível em relação às Corretoras e girou sua metralhadora para as operadoras.

A primeira votação tratou da questão da taxa sindical anual obrigatória, que até o ano passado girou em torno de R$ 60 reais e hoje está fixada em R$ 83 reais.Aprovada por uma pequena maioria, ficou decidido que o Sincoplan enviará comunicado aos corretores inadimplentes e, não havendo a regularização do débito, a Corretora, da qual fazem parte estes profissionais, poderá ter o seu nome enviado para o CADIN – Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais, uma vez que, neste órgão somente pessoas jurídicas poderão constar.

A segunda votação teve como fulcro da questão o INSS que dever ser recolhido pelas operadoras.

Aprovada também por uma pequena maioria, ficou decidido que haverá a possibilidade, a partir de agora, de o Sincoplan mover uma ação coletiva com relação à cobrança desse imposto, inclusive do débito retroativo. Algumas vozes, daqueles que não levantaram a mão para aprovar, questionaram uma eventual retaliação por parte das operadoras, mas foram votos vencidos.

Com o sucesso  da votação, Calos Lima informou ainda que estava programada uma reunião com presidente da ANS com o qual trataria de questões como: a volta da comercialização dos planos individuais, conhecidos como Pessoa Física, e a obrigatoriedade do pagamento de comissão para as vendas de planos para pessoas acima de 59 anos. Uma luta inglória, na opinião deste blogueiro, mas uma promessa.

Coisa de presidente? .

ATUALIZADO ÀS 11H22M
Para visualizar a lei que isenta o corretor de planos de saúde de recolher o ISS, clique AQUI. Há também a informação de que o tomador de serviço também será beneficiado ao incentivar a inscrição no CCM.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!