A isenção de IR para portadores de doenças graves: breves apontamentos da regra geral

agenciaweber

agenciaweber

Neste artigo trataremos brevemente de alguns aspectos da isenção de IR para portadores do que a lei classifica como "doenças graves", cujo alcance nem sempre é completamente compreendido por aqueles que pretendem usufruir desse direito. O intuito, aqui, é de esclarecer de forma muito simples as dúvidas mais comuns.

Em primeiro lugar, é importante que se saiba que essa isenção não abrange todo e qualquer valor recebido pela pessoa doente, mas se limita aos valores recebidos a título de aposentadoria, pensão ou reforma, estendido também à complementação por entidades privadas e pensão alimentícia.

Assim, outros valores habitualmente oferecidos à tributação pelo IR continuarão a incidir normalmente, como no caso de recebimento de salários, aluguéis e outros rendimentos. No próximo artigo você verá que talvez isso venha a mudar, mas o que acabo de dize é o panorama mais claro neste momento, o mais sedimentado ao longo do tempo.

É importante lembrar, do ponto de vista do Direito Tributário, que a isenção é algo pontual e que não se interpreta extensivamente, limitando-se às frias determinações legais.

Em segundo lugar, para usufruir dessa isenção, a pessoa precisa estar acometida de "doença grave". Mas quem define, para tais fins, o que é "doença grave", é a própria lei de outorga da isenção, de modo que apenas as moléstias dispostas nesse rol poderão ser objeto do pedido de isenção, com exclusão de qualquer outra.

A lei elenca as seguintes doenças: a) AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida); b) Alienação Mental; c) Cardiopatia Grave; d) Cegueira (inclusive monocular); e) Contaminação por Radiação; f) Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante); g) Doença de Parkinson; h) Esclerose Múltipla; i) Espondiloartrose Anquilosante; j) Fibrose Cística (Mucoviscidose); k) Hanseníase; l) Nefropatia Grave; m) Hepatopatia Grave; n) Neoplasia Maligna; o) Paralisia Irreversível e Incapacitante; p) Tuberculose Ativa.

Importante que se saiba que a isenção também alcança a aposentadoria ou reforma derivada de acidente em serviço e os mesmos valores quando recebidos pelos portadores de moléstia profissional.

Em terceiro lugar, a aferição da existência de uma dessas moléstias deve ser feita por médico oficial, sendo ainda possível se recorrer ao Judiciário caso não haja a constatação da forma que se julgue devida, ocasião em que o perito judicial fará o exame e o juiz poderá ou não acolher o pedido de isenção. No próximo artigo também veremos alguma flexibilização nesse sentido, mas, o que foi dito acima é o que possui hoje maior segurança jurídica.

Em quarto lugar, importante que se ressalte que a manutenção da isenção só se justifica com a manutenção da doença. Assim, após a cura, se houver, finaliza-se o direito à fruição da isenção.

É de se destacar dois pontos polêmicos que eventuais beneficiários podem discutir no Judiciário, caso se sintam lesados. O primeiro deles é no caso dos portadores de neoplasia maligna controlada ou assintomática. Em muitos casos, o laudo médico indica a "cura", mas, na prática, a pessoa muito raramente se cura, efetivamente, sendo necessários exames de rotina para verificar o estado da doença, comprovando que ela efetivamente evolui.

O segundo, igualmente relevante, é o fato de certas doenças não elencadas nesse rol poderem levar a quadros descritos na norma de isenção, fazendo jus a ela.

Como exemplo, podemos citar caso julgado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que abrange os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, em que se concedeu a isenção de IR para um esquizofrênico, pois isso acarretou em "alienação mental", que é uma das hipóteses da lei.

Há, portanto, uma gama razoável de pessoas aptas à fruição do benefício, mas que desconhecem seus direitos, podendo realizar os procedimentos para tentativa de sua obtenção, sendo que, caso seja negado, ainda existe a via do Judiciário para buscar o reconhecimento de seus direitos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!