A solidão do empreendedor

agenciaweber

agenciaweber

Por Daniel Pereira
.
Acreditar naquilo que ninguém mais acredita já é, por si só, uma forma de isolamento necessária na jornada empreendedora. Afinal, esse caminho tem início a partir de um produto ou ideia da sua cabeça e dela nasce uma empresa exclusivamente sua, uma parte de você. Apesar de um certo grau de afastamento ser compreensível e, até certo ponto, saudável, o excesso dele pode se voltar para um isolamento mais corrosivo.

Um estudo de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, publicado em janeiro de 2016, mostra que a solidão causada pelo isolamento pode aumentar o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e câncer, tornando-a tão perigosa para a saúde como a falta de atividade física na juventude, ou a diabetes na velhice.

A pesquisa avaliou a solidão em vários estágios da vida, mas o quadro geral é claro: o isolamento excessivo pode ser prejudicial e lhe afetar mais negativamente do que positivamente. Ao meu ver, existem algumas formas de evitar o isolamento, ou pelo menos tirar um pouco do seu poder de fazer mal a sua saúde.

A primeira é buscar colaboração. Considere encontrar um sócio ou co-fundador para que você tenha alguém para conversar e que esteja envolvido na mesma busca por sucesso, além de lhe dar a oportunidade de ter uma pessoa ao seu lado com habilidades complementares.

Outra dica é conectar-se com empreendedores com o mesmo objetivo, seja por meio de um grupo, um evento, um movimento social ou até mesmo em um café. Lembre-se que os seres humanos são criaturas sociais (há poucos reclusos verdadeiros), de modo que, independente de suas necessidades sociais serem baixas, médias ou altas, é perfeitamente natural procurar uma conexão com os outros e querer pertencer a uma comunidade. Aceite a natureza humana e encontre algumas pessoas novas para conhecer.

E que tal trabalhar em um Coworking? Em vez de operar o seu negócio a partir do sofá da sua casa, considere alugar uma cadeira em um espaço compartilhado. Lá, você pode trabalhar sozinho em meio a um monte de outros empreendedores fazendo a mesma coisa. É uma ótima maneira de conhecer pessoas que possam ajudá-lo a resolver problemas, ou fazer parcerias com fundadores com ideias semelhantes para encontrar oportunidades de negócios.

E por fim, chore! Sim! Todos nós choramos, embora no início dê vergonha e você prefira fazer escondido, é normal. Passamos por uma série de situações que geram as mais diferentes sensações (negativas e positivas), mas emoções só se tornam problemas se deixarmos que elas nos dominem. Solidão é um sentimento, nada mais. Afinal, você pode estar sozinho em uma multidão de amigos. Mas como em todos os sentimentos, é preciso senti-la e, em seguida, trabalhá-la. Portanto, chore, mesmo que escondido no banheiro, sinta e em seguida, avance.

Então, reforço aqui o meu recado: ficar sozinho faz parte da gente e pode ser super positivo. Mas, não deixe que o isolamento excessivo ponha em risco o seu papel tão importante enquanto empreendedor. Afinal, o empreendedorismo move a sociedade para frente. Boa sorte e sucesso na sua jornada!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!