Advocacia Pro Bono. Por quê?

agenciaweber

agenciaweber


Por Maria Valéria Mielotti Carafizi

No exercício apaixonado da profissão há mais de 18 anos, não é de agora que vejo a advocacia pelo especial prisma de sua função social, tanto que desde início da carreira sempre cuidei de dividir meu tempo entre meus ?clientes?, porque preciso garantir o sustento dos meus, e os "amigos" de coração que ganhei auxiliando durante esta já não tão curta jornada.

Tenho para mim que, como advogada e componente constitucional do tripé da Justiça, faz parte de minhas obrigações não somente de brasileira, mas de ser humano, compartilhar com o cidadão que não teve as oportunidades educacionais às quais, com dificuldades tive acesso, um pouco de meu conhecimento porque é uma maneira justa de devolver à sociedade, parte do que, com tanto sacrifício, me foi dado.

Importante lembrar que muito embora o acesso à Justiça seja constitucionalmente garantido assim como a igualdade entre os cidadãos e o direito ao exercício da liberdade, inclusive de advogar, na prática, lamentavelmente e com grande tristeza, o que se vê é que minha própria entidade de classe colabora para o aviltamento do direito dos cidadãos que não têm condições financeiras de pagar pelos serviços de um profissional, sob a pífia argumentação de que esta doação, em verdade, visaria a captação de clientela e geraria, portanto, suposta concorrência desleal.

Seria justo então afirmar ao cidadão comum e excluído que ele não tem direito a ter direitos? Simplesmente porque uma entidade de classe proíbe seus membros de "trabalhar de graça"?

Mas, afinal de contas, se opto pessoalmente por prestar serviços gratuitos à população carente, estaria eu infligindo algum mal a quem quer que seja? Estaria eu prejudicando alguém?

Certo é, que minha profissão é diretamente ligada ao altruísmo, à solidariedade e à fraternidade e envolve o futuro das pessoas e assim como ocorre, em minha modesta visão, em outras  áreas da atuação humana como a da saúde e educacional, entre outras, o livre e gratuito exercício da profissão, apenas concede um apoio ao cidadão à quem a sociedade como um todo nega auxílio e condições dignas para viver.

Trata-se, portanto, de uma questão, sobretudo, moral e ética que, se abordada com o devido olhar, é capaz de mostrar que pequenas doações de tempo e conhecimento, além de propiciar igualdade social, acima de tudo, promove a Justiça tão buscada em um Brasil que atualmente vive da criação de cotas e de uma velada segregação de pessoas e direitos.

Entendo, que mais do que o direito, tenho o dever de cumprir o juramento que fiz ao me formar, em busca de uma sociedade mais justa, na luta pela democratização do acesso à Justiça, afinal de contas, nas palavras dedicadas de um grande mestre no qual me espelho e que, sem dúvida alguma já obteve grandes progressos em prol da sociedade, ?a advocacia, muito mais do que uma profissão é um sacerdócio? e eu, com orgulho visto esta camisa e faço parte deste time. Sou uma vocacionada apaixonada e lutarei por meus ideais e valores enquanto minha vida durar.

Maria Valéria Mielotti Carafizi é advogada, sócia na Mariz de Oliveira & Mielotti Carafizi Sociedade de Advogados, graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e escreve sempre às terças-feiras (a terceira de cada mês). Hoje, excepcionalmente. www.marizcarafizi.com.br .

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!