Afinal, o que é a tal ação do FGTS?

agenciaweber

agenciaweber

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados Associados

Temos recebido muitos questionamentos sobre a tão falada “ação do FGTS”, demonstrando que as pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre o que se trata.

Aproveito, então, a coluna neste Blog para tentar esclarecer um pouco.

Todos que trabalham ou trabalharam com carteira assinada possuem, como parte da remuneração, o recolhimento de 8% do valor do salário para o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que é uma espécie de poupança forçada para o trabalhador, só se podendo sacar o valor em algumas hipóteses previstas em lei, sendo mais comuns os casos de demissão sem justa causa ou para pagamento de imóvel próprio.

Até aí, tudo certo.

O problema é que, também por lei, a correção desses valores depositados nas contas de FGTS é feita pela TR (Taxa Referencial), uma taxa baixíssima e que está literalmente zerada desde 2018.

Isso faz com que quanto mais tempo o dinheiro fique na conta do FGTS, mais ele seja corroído pela inflação.

E, assim, de forma contraditória, o “fundo de garantia” acaba se tornando um fundo que garante cada vez menos ao trabalhador, que mês a mês perde um pouco.

Diante disso, foi proposta ação no STF buscando alterar o índice de correção do FGTS, substituindo-se a TR pelo IPCA.

Essa ação ainda não foi julgada, mas, diante do histórico recente do Tribunal em assuntos semelhantes, espera-se que seja bem sucedida.

A pergunta que resta é: por que preciso entrar com essa ação se o STF já vai julgá-la?

A resposta é simples: o impacto financeiro dessa ação para o governo pode vir a ser o maior de todos os tempos. Isso porque pode vir a beneficiar absolutamente todas as pessoas que já trabalharam com carteira assinada em algum momento.

E isso estimulará o STF a limitar esse benefício apenas para quem já tenha ação judicial em curso. Quem deixar de entrar com a ação pode perder a chance de obter atualização dos depósitos que já recebeu em seu FGTS.

Para fins de comparação, o STF usou essa limitação recentemente em uma ação que tinha previsão de impacto orçamentário de R$ 275 bilhões em cinco anos. A previsão de impacto da ação do FGTS para o governo é superior a R$ 400 bilhões de uma só vez.

Por isso, se você tem ou já teve depósitos em conta de FGTS, talvez tenha muitos benefícios a buscar.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!