ANS conclui segunda etapa de revisão normativa em 2020

agenciaweber

agenciaweber

Ao todo, 307 atos normativos já foram revogados, simplificando o arcabouço regulatório da Agência

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) concluiu este mês mais uma etapa da revisão do seu estoque regulatório, com a revogação de 160 atos normativos. Em março, a reguladora já havia revogado 147 normas (veja aqui), totalizando assim, 307 atos normativos revogados em 2020.

O processo atende ao Decreto nº 10.139/2019 da Presidência da República, que dispõe sobre a revisão e consolidação dos atos normativos inferiores a decreto editados por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Os normativos revogados nesta segunda leva estão reunidos na Resolução Normativa – RN nº 462, de 19 de novembro de 2020, aprovada na 538ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada, realizada em 18 de novembro. O “revogaço” deste ano se refere a atos com conteúdo normativo já revogados tacitamente, com efeitos desgastados pelo tempo, ou que ainda estavam vigentes, mas já obsoletos.

“A ação é de grande importância pela simplificação regulatória, facilitando o acesso do cidadão e do setor regulado aos atos normativos editados pela Agência. Fizemos, de fato, uma grande organização neste ano de 2020. A partir de agora iremos consolidar dois ou mais normativos em um, revisar seus textos e continuar reduzindo as normas obsoletas, visando a redução do estoque regulatório. A medida tem potencial de redução do custo Brasil, trazendo mais clareza e simplificação aos instrumentos regulatórios, alinhando os mesmos à legislação atual do país e fortalecendo a segurança jurídica no setor”, explica o diretor-presidente substituto e diretor de Normas e Habilitação do Produtos, Rogério Scarabel.

Os atos normativos revogados este mês dizem respeito às diretorias de Normas e Habilitação de Produtos (DIPRO), Normas e Habilitação de Operadoras (DIOPE), Gestão (DIGES), Fiscalização (DIFIS) e Desenvolvimento Setorial (DIDES); e aos órgãos vinculados à ANS: Procuradoria Geral Federal da Advocacia Geral da União (AGU) junto à ANS, Auditoria, Corregedoria e Ouvidoria; e estão divididos da seguinte forma:

47 Resoluções Normativas
39 Instruções Normativas
28 Instruções de Serviços
14 Resoluções Administrativas
13 Resoluções de Diretoria Colegiada
10 Resoluções Especiais
7 Súmulas Normativas
2 Instruções Normativas Conjuntas

Painel dinâmico

Em setembro deste ano, a ANS disponibilizou um painel dinâmico com os atos normativos que regulamentam o setor de planos de saúde. Alinhada ao processo de revisão do estoque regulatório, a ferramenta permite a pesquisa a todas as normas editadas pela reguladora, classificadas por tipo, tema, ano de publicação e área técnica responsável.

Confira aqui o painel Atos Normativos da ANS – Aperfeiçoamento do Ambiente Regulatório.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!