fechar
Comentar
Publicado por Blog do Corretor

ANS determina a suspensão da venda de 26 planos de saúde de 11 operadoras

ANS determina a suspensão da venda de 26 planos de saúde de 11 operadoras


Medida começa a valer no dia 10/09 e protege 75,5 mil beneficiários   



Com informações da Gerência de Comunicação Social da ANS



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão temporária da comercialização de 26 planos de saúde de 11 operadoras em função de reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A medida é resultado do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado a cada três meses, e começa a valer na segunda-feira (10/09). Juntos, os planos possuem 75,5 mil beneficiários, que ficam protegidos com a medida e com a assistência regular a que têm direito garantida. No entanto, para que os planos voltem a ser comercializados, as operadoras devem comprovar melhorias no atendimento.   



O Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. Nesse ciclo, foram consideradas as demandas (como negativas de cobertura e demora no atendimento) recebidas no 2º trimestre de 2018. O objetivo é estimular as operadoras a qualificarem o atendimento prestado aos consumidores.    Paralelamente à suspensão, neste ciclo houve a reativação de 20 planos de 11 operadoras, que ficam liberados para comercialização a partir do dia 10/09.   



Reclamações   

No trimestre compreendido entre 01 de abril a 30 de junho de 2018, a ANS recebeu 17.171 reclamações de natureza assistencial através de seus canais de atendimento. Dessas, 16.189 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento.   



No período, 93,2% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), garantindo resposta ao problema dos consumidores.    Resumo dos resultados do Programa de Monitoramento - 2º trimestre/2018 



26 planos com comercialização suspensa

11 operadoras com planos suspensos

75.524 consumidores protegidos 



20 planos reativados

7 operadoras com reativação total de planos (13 produtos)

4 operadoras com reativação parcial de planos (7 produtos) 



Acesse aqui a lista de planos com comercialização suspensa   



Os beneficiários também podem consultar informações do monitoramento por operadora, conferindo o histórico das empresas e verificando, em cada ciclo, se ela teve planos suspensos ou reativados.   



Para dar mais transparência e possibilitar a comparação pelos consumidores, a ANS disponibiliza ainda um panorama geral com a situação de todas as operadoras, com a classificação das empresas nas quatro faixas existentes (que vão de 0 a 3).



Clique aqui e faça a consulta por operadora de plano de saúde.



NOTA

Importante observar que as grandes e médias operadoras praticamente sumiram da recente lista; o que pode significar que essas operadoras estão, cada vez mais, atingindo seu nível de excelência exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


Leia também

0 comentários
Comentar
Carregar mais

Deixe seu comentário Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.