As melhores ferramentas para vender pelo WhatsApp

agenciaweber

agenciaweber

Por Givanildo Albuquerque

Criado em 2009, por Brian Acton e Jan Koum, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas com mais de 2 bilhões de usuários mensais em todo o mundo. Nos últimos anos, o app se tornou um aliado no dia a dia dos vendedores, por ter recursos que facilitam o marketing no WhatsApp e nas vendas.

Se você é vendedor de plano de saúde e tem interesse em melhorar suas vendas online, acompanhe o nosso artigo e entenda o que é o marketing no Whatsapp, melhores ferramentas e o passo a passo de como vender melhor.

O que é o marketing no WhatsApp?

O marketing no WhatsApp é uma estratégia inovadora de como abordar, vender e fortalecer o relacionamento com o cliente pelo aplicativo.
Hoje em dia, ela é utilizada por empresas e vendedores de planos de saúde em todo o mundo.
O principal motivo é que esse tipo de marketing é fácil de colocar em prática e gera resultados em curto prazo.

Para ficar mais claro, você pode criar campanhas em redes sociais como o Facebook e disponibilizar um botão com link do WhatsApp. Assim, os clientes interessados, podem entrar em contato pelo aplicativo e conversar diretamente com o vendedor.

Existem outros motivos para aderir ao marketing no WhatsApp, são eles:

Atendimento online e em tempo real com o cliente;
Divulgação realizada sem custos e com alto alcance;
O WhatsApp é um aplicativo popular no Brasil;
Os anúncios no WhatsApp têm 70% de chances de ser lido pelo cliente.

Ferramentas de marketing no WhatsApp para vender planos

É provável que você como corretor de plano de saúde já tenha realizado alguma venda ou conversado com um cliente pelo aplicativo. Para alavancar os seus resultados com o marketing no WhatsApp é importante usar as ferramentas corretas e alinhá-las com a sua estratégia de marketing.

Canva: ideal para criar posts de planos de saúde

Embora não seja uma ferramenta do aplicativo, o Canva é uma plataforma que vai ajudar na sua estratégia de marketing no WhatsApp.
No site, você pode criar posts sobre planos de saúde e divulgá-los nas suas redes sociais como Facebook, Instagram e stories do WhatsApp.
Na hora de criar o post use uma imagem com boa resolução e crie gatilhos atrativos e que motivem o cliente a entrar em contato com você.
Uma dica bacana seria: “Contrate o seu plano de saúde pelo melhor preço. Fale comigo pelo WhatsApp”.
Após criar a sua publicação, divulgue a imagens nas suas redes sociais e aguarde o contato dos clientes no WhatsApp.

Whatsite: integre as suas redes sociais e site com o WhatsApp

O Whatsite é uma ferramenta que permite a integração do seu WhatsApp no seu site, Facebook e Instagram. Esse programa cria um link do seu WhatsApp e você pode compartilhar nas redes sociais. Isso facilita o contato dos clientes com o corretor e está disponível 24 horas por dia. Embora o programa seja pago, é um investimento que vale a pena.

Conversation Marketing: atendimento de clientes por inteligência artificial

O Conversation Marketing é uma ferramenta útil de WhatsApp Marketing para atender clientes online. Com ele, é possível enviar mensagens e configurar respostas automáticas através da inteligência artificial. Dessa forma, quando um cliente entra em contato pelo WhatsApp ele é atendido instantaneamente pela ferramenta. Isso agiliza e promove um atendimento rápido e eficaz para o cliente.

 

Por que usar o WhatsApp Business na estratégia de marketing?

WhatsApp entendeu a necessidade de uma conta comercial verificada para que os vendedores possam se comunicar diretamente com as marcas e se tornar leads. Deste modo, anunciou e lançou oficialmente esse recurso tão aguardado.

Algumas das características do “WhatsApp para negócios” são:

Nova aplicação, nova identidade
O WhatsApp tem se esforçado em diferenciar a aplicação de negócio da aplicação regular de forma eficaz. E por isso a primeira mudança foi criar um novo branding. O design do logotipo é o mesmo, mas em vez de ter um ícone de telefone, apresenta um “B” de business.

Maior conveniência

Os profissionais de marketing não precisam vincular-se a um telefone celular para poder registar-se e utilizar a aplicação, o WhatsApp para negócios permite às empresas utilizar um número fixo para se inscrever no aplicativo.

Respostas automáticas

Esta função permite um grande fôlego para os corretores, já que podem configurar respostas automáticas quando estiverem ausentes.
O recurso de resposta automática é semelhante ao do Facebook Messenger, isso vai oferecer uma certa garantia ao usuário de que uma pessoa se comunica rapidamente e, além disso, faz com que as mensagens se tornem mais profissional.

Negócios verificados

As contas de negócios verificadas dão mais credibilidade à empresa, uma marcação de cor verde mostra aos usuários o certificado de que uma conta é totalmente legítima e que, por isso, podem ter uma conversa sem se preocupar. Isso também ajuda as empresas a diferenciam-se de contas falsas.

Métricas em todo tempo

Para o sucesso de uma campanha, medir e analisar dados, tomar decisões com base nelas e otimizar a campanha é algo imprescindível. Em poucas palavras, qualquer campanha está incompleta se não se medem seus dados.
No WhatsApp para empresas são fornecidas análises de dados adequadas às empresas para que estas possam medir o sucesso de sua campanha.

Conclusão

O WhatsApp pode vir a ser um excelente canal de marketing para uma empresa, se utilizado de forma correta e com cautela, muitas marcas em todo o mundo já estão se dando conta do potencial desta ferramenta.

Para tirar maior proveito das empresas, as equipes de marketing devem ser muito inovadoras. Isso somado ao fato de que podem contar com o produto oficial do WhatsApp para negócios, abre as portas das oportunidades para todos os tipos de negócios.


Givanildo Albuquerque é empresário, fundador da LeadMark, empresa especializada em geração de leads de planos de saúde. Dedicado às atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa, o empresário garante que pode ajudar corretores e plataformas a chegar no topo das pesquisas do Google. A partir de hoje, Givanildo passa a escrever semanalmente para o Blog do Corretor. 

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!