Cinco passos para escolher o líder certo para o seu time

agenciaweber

agenciaweber

Em momentos de crise, se torna ainda mais necessário escolher a pessoa certa para liderar seus times. Cada empresa tem uma dinâmica, mas, acredite, existem alguns parâmetros que podem ajudar todas a chegar mais perto do perfil desejado. Confira os 5 passos para escolher o líder certo para seu time por Marcelo Arone.

Marcelo Arone, headhunter e especialista em recolocação executiva, que há 12 anos ajuda líderes de empresas de médio porte a encontrar os melhores talentos para suas lideranças, é taxativo: a pandemia mostrou quem é um líder de verdade. “Não adianta mais apostar em uma postura centralizadora, imatura, do tipo que manda e não sabe fazer”, explica ele, que reforça: “o líder certo, a partir de agora, é um executor/inspirador. Ou seja, é ele quem vai levar a empresa a um outro patamar”.

O especialista elenca 5 passos para quem vai contratar escolher de forma mais assertiva quem vai liderar seus times a partir de 2021. Confira:

Passo #1

O líder do futuro é descentralizador, sabe delegar e sabe observar as qualidades do seu time, para delegar certo. Então, o primeiro passo para contratar o melhor líder para suas equipes é escolher alguém que saiba trabalhar com elas. “Não adianta ter um PhD na direção das ações da sua empresa, se ele é do tipo que não sabe trabalhar com outras pessoas. A pandemia veio mostrar, entre outras coisas, que precisamos muito mais uns dos outros do que imaginamos, e é por isso que o líder precisa ser agregador”, reflete Marcelo.

Passo #2

O líder do futuro sabe “ler” as pessoas. Ter inteligência emocional e mais, empatia, precisa estar no escopo da nova liderança: “é preciso que o líder conheça e reconheça os limites e as qualidades da equipe dele, que saiba como extrair o que de melhor a equipe possa oferecer”, explica Marcelo. Por isso, é preciso que o líder a ser contratado seja bom não apenas no serviço/produto/mercado em que atua, mas também com as pessoas com quem vai lidar.

Passo #3

Outra característica forte do novo líder é ser um exemplo, não apenas na área dele, mas também uma referência para outras áreas com as quais ele se relacione. “É preciso lembrar que o líder é o detentor da cultura da empresa. Todos os colaboradores precisam, obviamente, ter uma relação com a cultura da empresa, mas o líder é o representante e é ele quem contamina tanto para o bem quanto para o mal todos os seus times”, reforça Marcelo.

Passo #4

Algo que Marcelo já abordou anteriormente é que a tomada de decisão, a partir de 2021, naturalmente, vai ser muito mais ágil: “o novo líder terá que ser ágil, atualizado, conectado com as tendências do negócio em si, do mercado, da cultura da empresa em que ele atua. Um executor que vai levar seus times com ele”, lembra o especialista. Ou seja, é ´preciso que seja alguém que, diante das incertezas, estude, avalie e busque soluções de forma ágil e conectada com o futuro.

Passo #5

Outro passo importante, na opinião de Marcelo, para escolher o novo líder, é observar se ele deixou um legado ou foi reconhecido por onde passou. “Para cada processo de seleção de um líder as empresas têm que fazer uma pesquisa de referências, para entender o legado e a história que a pessoa já construiu. Observar se teve ciclos sólidos na carreira dele, ou se teve passagens mais superficiais em outras companhias”, enfatiza.

Marcelo lembra que é interessante observar se a pessoa já reverteu situações adversas. Se, em situações complexas, se sobressaiu: “a pandemia ajudou muito nesse processo. O bom líder passa por altos e baixos e é nesse caminho que ele se forma e constrói sua carreira. Para Marcelo, uma coisa é certa: mesmo seguindo com foco na produtividade e no resultado, o novo líder precisa ser cada vez mais humano.


Marcelo Arone é Headhunter, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, com 12 anos de experiência no mercado de capital humano. Formado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Coach Profissional pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Marcelo já atuou na área de comunicação de empresas como Siemens e TIM, e no mercado financeiro, em empresas como UNIBANCO e AIG Seguros. Pelo Itau BBA, tornou-se responsável pela integração da área de Cash Management entre os dois bancos liderando força tarefa com mais de 2000 empresas e equipe de 50 pessoas. Desde então, se especializou em recrutamento para posições de liderança em serviços, além de setores como private equity, venture capital e empresas de Middle Market, familiares e brasileiras com potencial para investidores. Já ntrevistou em torno de 8000 candidatos e atendeu mais de 100 empresas em setores distintos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!