Como a crise impactou e está mudando o segmento de consultas médicas no Brasil

agenciaweber

agenciaweber

Por Dino

Com uma taxa média de desemprego de 12,7% registrada em 2017, a maior da série histórica do IBGE, mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas. O impacto na saúde foi enorme. A parcela da população que possui plano de saúde, que já era baixa (23% dos 207,7 milhões de habitantes), apresentou uma redução de 0,59% em 2017 comparado ao ano anterior, totaliza 47,3 milhões de pessoas.
.
Quem dependia dos planos de saúde para a realização de consultas médicas, e claro, quem já não possuía esse benefício, precisou buscar alternativas mais econômicas.
.
Neste cenário começaram a surgir pelo país as chamadas clínicas populares que não param de crescer. Atenta a essa demanda da população por alternativas mais econômicas, mas que não se limite apenas ao espaço físico de algumas redes de clínicas populares, surgiu o Atendimento Já que é uma plataforma de agendamento de consultas médicas online. O serviço tem como potencial oferecer a agenda online de todos os médicos que atendem em consultórios (67% dos 422 mil médicos do Brasil) para que estes, que hoje somam mais de 280 mil profissionais, possam ser encontrados de forma inteligente por qualquer interessado.
.
O Atendimento Já é uma plataforma on-line que aproxima pacientes e profissionais da saúde de forma inteligente e personalizada, 24horas por dia, todos os dias.
.
O interessado em acessar o serviço pode utilizar o canal web (www.atendimentoja.com.br) ou baixar o aplicativo, que roda nas versões Android e iOS. O cadastro é gratuito e bem simples.
.
No Atendimento Já a comunicação acontece de forma online, realizada por meio do aplicativo ou do site, sem perda de tempo e sem a necessidade de consultar os guias médicos. A plataforma oferece vários recursos, como a busca personalizada dos profissionais de saúde cadastrados, por especialidades, plano de saúde e localização. Estão disponíveis na plataforma, médicos e outros profissionais da saúde como dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.
.
As consultas podem ser agendadas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo de forma automática.
.
“Os serviços contratados de forma online deixaram de ser uma tendência para se tornar uma realidade, e segundo pesquisa realizada, encontramos uma necessidade latente por parte dos pacientes em marcar consultas a noite e durante o final de semana, horários que geralmente o consultório está fechado. Com o Atendimento Já os profissionais poderão disponibilizar essa comodidade para seus pacientes”, diz Rainer Steudner, diretor executivo da SysPoints, empresa que desenvolveu e gerencia o Atendimento Já. “Quem não valoriza hoje atributos como comodidade e praticidade na hora de comprar produtos ou contratar serviços?”, diz ele.
.
Para os médicos, a vantagem do Atendimento Já é ser um novo canal de captação de pacientes, aumentando o volume de consultas, principalmente através da ativação da agenda ociosa. O médico cria o seu perfil de forma simples e rápida. Em poucos passos ele já está ativo na plataforma e aparecendo nas pesquisas, pronto para receber novos pacientes.
.
No seu perfil, o médico pode adicionar fotos do local do consultório ou clínica, especificar dias e horários disponíveis de agenda, valor da consulta e os planos de saúde que atende. A gestão é 100% do profissional. “O grande diferencial da plataforma perante os concorrentes é que o Atendimento Já não faz a intermediação de pagamentos. Desta forma conseguimos atender todos os tipos de consultas, particulares e/ou por planos de saúde. A gestão de como potencializar as suas fontes de receita fica a critério do profissional de saúde. O Atendimento Já não interfere no pagamento e em nenhum processo administrativo do consultório, tudo é realizado no consultório do médico” diz Rainer Steudner. Essas informações são administradas pelo próprio médico ou pela sua secretária de forma simples e intuitiva. Os médicos pagam apenas uma pequena tarifa fixa, pelo uso da plataforma, por consulta efetivamente realizada, e nada mais, sem burocracia. Assim que for aprovado o cadastro pelo Atendimento Já, basta aguardar o primeiro paciente.
.
Campinas, terceiro município mais populoso de São Paulo e um dos principais polos de saúde do Estado, é a cidade escolhida para o lançamento do Atendimento Já. A região tem quase 5.500 médicos registrados, o correspondente a 5 profissionais por mil habitantes. Na cidade de São Paulo, essa proporção é de 4,6 médicos por mil habitantes, segundo dados do Conselho Federal de Medicina.
.
“Estamos confiantes no sucesso da plataforma e da mudança de comportamento dos usuários na maneira de contratar serviços médicos”, diz o diretor executivo da SysPoints.
.
Controlada pela FTC Inc., sediada em Vancouver, Canadá, a SysPoints é especializada no desenvolvimento de soluções digitais sendo subsidiária de empresa canadense de capital aberto.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!