Configuração do Dano Moral em face da Pessoa Jurídica

agenciaweber

agenciaweber

Por Cinthya Imano Vicente Ribeiro

O reconhecimento do dano moral consubstancia-se na lesão dos chamados "direitos da personalidade" do indivíduo que atingem diretamente a dignidade da pessoa humana em seu íntimo, na sua honra, em sua reputação e em seus sentimentos de afeto e, como regra, para que haja o dano moral, são necessários: o ato ofensor, o dano sofrido, o nexo de causalidade entre o ato e o dano, e o dolo ou culpa do agente causador do dano.

Nesse contexto, os direitos da personalidade são inerentes à pessoa humana, podendo, em certas situações, ser extensíveis às pessoas jurídicas, garantia prevista pelo artigo 52 do Código Civil que prevê: "Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade". Todavia, alguns danos não podem ser experimentados pela pessoa jurídica, tais como angústia, dor, sofrimento, abalo psíquico, à autoestima ou à dignidade, humilhação, desestabilidade emocional, entre outros, pois ela não possui "corpo físico, passível de sofrer qualquer sofrimento psíquico ou emocional".

Para pacificação deste entendimento, o Superior Tribunal de Justiça já determinou, em sua Súmula 227, que "A pessoa jurídica pode sofrer dano moral". Porém, se faz necessária a comprovação dos danos sofridos em face de sua imagem ou de seu bom nome comercial, uma vez que não se pode presumir esta ofensa à honra, como acontece nos casos da pessoa física. Assim, para que a pessoa jurídica sofra dano moral, o dano deve atingir, obrigatoriamente, sua honra objetiva, ou seja, seu bom nome, sua reputação ou sua imagem; em outras palavras, o dano sofrido deve abalar o conceito público que a empresa projeta na sociedade.

Um exemplo recente ocorreu em Sorocaba/SP, onde, após uma discussão entre frequentadores de um bar, um dos envolvidos passou a publicar nas redes sociais mensagens depreciando a imagem do bar, sugerindo, ainda, boicotes ao estabelecimento. A ação foi favorável ao estabelecimento e, posteriormente, o Tribunal de Justiça de São Paulo, de forma unânime, manteve a decisão do juiz de primeiro grau, condenando os ofensores ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil, sendo o entendimento dos desembargadores de que "as manifestações extrapolaram o exercício do direito de crítica ao estabelecimento comercial e seu proprietário".

Por fim, dizer que o abalo patrimonial sofrido pela pessoa jurídica configura o dano moral não é correto, bem como dizer que qualquer disputa comercial ou, até mesmo, o descumprimento contratual também não estaria correto já que, nesta hipótese, o dano configurado seria patrimonial e não moral, uma vez que não afeta a sua imagem e conceito perante a sociedade, cerne do dano moral.


Cinthya Imano Vicente Ribeiroespecialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especializada em Direito Civil pela Escola Paulista de Direito, também atua no escritório Almeida Prado & Hoffmann Advogados

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!