fechar
Comentar
Publicado por Blog do Corretor

Corretor alerta sobre a vulnerabilidade de sistema que permite acesso à base de clientes

Corretor alerta sobre a vulnerabilidade de sistema que permite acesso à base de clientes


“O rato roeu a roupa do rei de Roma”



Enviado por Romeu | Corretor de Seguros



E se nem todos do reino fossem leais ao império, o que seria de Romeu?



Indagado, o leitor certamente responderia que são os clientes de uma empresa - seu maior tesouro. Alguma dúvida?



A mim, corretor experiente, causaria surpresa se fosse a primeira vez que aponto o ato falho de empresas, mas não é.



Não faz muito tempo, deparei-me com uma "porta aberta" no sistema de uma empresa, onde muitos curiosos (e profissionais) acessavam, de modo predatório, a carteira de clientes dessa importante seguradora, que, por descuido ou excesso de confiança, permitia livres consultas à sua base de dados.



Felizmente, uma vez alertada, a operadora "fechou as portas" e deu a chave a quem de direito.



Recentemente, entretanto, fui surpreendido com a mesma janela deixada pela distraída (?) operação de outra importante operadora.



Não consigo entender como essas empresas podem investir bilhões de reais em marketing, comissões, infraestrutura de TI, profissionais rigorosamente selecionados, mas, ainda assim, permitem a execução de um projeto tecnológico com falha. E falha grave.



Sou corretor (de seguros, de planos de saúde e RE) e não poderia me calar diante de tamanho equívoco, cujas consequências têm desdobramentos sobre os ombros de todos nós que estamos lá na ponta. Escrevo ao Blog porque não posso admitir que milhares de clientes possam ser acessados a partir da plataforma de uma operadora que não teve o cuidado de limitar o acesso ao seu próprio tesouro.



Não conhecemos o número exato, mas sabemos que são muitos os que aguardam uma oportunidade para roubar esse tesouro. Um tesouro que não lhe pertence.



Alguns dirão que sou um falso moralista, e pode até ser que eu seja mesmo, mas prefiro conviver com a dúvida (de ser ou não moralista) do que que conviver com a certeza de que vi algo errado e nada fiz para tentar consertá-lo.



A analogia ao rato do rei de Roma deveu-se ao fato de que o rato, depois de se fartar na cozinha do castelo do rei, não contente, achou por bem também abocanhar outras partes, como as roupas do rei, em gesto de desprezo.



NOTA

O missivista ainda teve a delicadeza de enviar ao BdC o nome de um cliente, o número da carteirinha dele, e ainda orientou passo-a-passo como fazer para acessar o sistema, os dados do cliente e situação. Tudo checado.


Leia também

35 comentários
Comentar
?????????????

Mais uma vez o blog do corretor ignora vários comentários importantes.Queremos dignificar o mercado, e o blogueiro deixa pra lá...... Ou seja, tudo permanece como antes é assim ficará.... Voce é egoista Emmanuel, só pensa em manter a imagem de imprensa marrom do seu blog, sendo conivente com toda a patifaria corrente. Você deveria se candidatar... Por que resolver o problema das enchentes com uma única obra se com varias pequenas e insolúveis a oportunidade de super faturar é maior. (CONTEÚDO MODERADO)

Sócrates Freitas

Este Sócrates que está publicando não é o Sócrates da Umbrella Corretora.

Att

Sócrates Freitas

anonimo

No centro de SP, vale tudo pra ganhar dinheiro vendendo indicação! Tem pastor (ex-funcionário da AMIL), tem até boneco assassino que em esquemas com indicações de sul america e amil. Tem plataforma que os irmaos sairam e montaram a deles só nas indicações de dentro das operadoras. tem de tudo! de tudo! não acabam! porque será? tem corretoras que falsificam tudo quanto é tipo de documento. algumas até tabela de valores de falcificação para os corretores dão, descontam direto na comissão. como iremos evoluir com um mercado assim? Sem contar aquelas plataformas que nos esfolam, pegam nosso dinheiro pra comprar indicaçoes, selecionam as melhores, mandam pro escritório deles com meninas lligando em outro andar e predio e as piores voltam pra nós? é uma bandalheira. e as operadoras e gerentes são coniventes com tudo isso.

Suave na nave

xi, melou

Lorbino´s

Como?
Quem foi o mestre do inferno que inventou essa coisa...
quero respostas!

Ai ai ai

achei que era zuera... tava só acompanhando pra ver o desfecho - e me deparo com isso, que triste...
Blog, vc que têm bons contatos, consegue resolver isso pra gente?

Sócrates

se não achei, me perdoa
se achei, publica e acaba de vez com essa farra...
no meu salão isso virou mania... dizem que é a venda daqui a 2 anos, uma vez que todos os contratos t~em permanência mínima de 2 anos...
https://www.gndi.com.br/status-de-proposta?p_auth=mi4N8ubN&p_p_id=CorretoresStatusProposta_WAR_corretorstatusproposta100&p_p_lifecycle=1&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_count=1&_CorretoresStatusProposta_WAR_corretorstatusproposta100_javax.portlet.action=statusProposta

Sócrates Figueiroa

REALISTA

Isso é uma palhaçada.... Agora a culpa das falcatruas e furto de informações privilegiadas de clientes é da vulnerabilidade dos sistemas das operadoras e seguradoras. LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA E PONTO FINAL. FURTO É FURTO E CORRUPÇÃO É CORRUPÇÃO, CADEIA NESTES METRALHAS SAFADOS.

anonimo

Vulnerabilidade é o mínimo! Quando vão criar governança nas areas de TI? Quando vão preocupar-se com funcionários e ex-funcionários que ainda mantem relacionamentos internos, andam pelo mercado vendendo listas de clientes, registros de clientes PMEs e muito mais! Só posso crer que existe conivência interna! Porque a muito tempo as vulnerabilidades existem e são grandes! Muitas delas praticadas por funcionários internos que tiram até fotos de tela para não ficarem registradas as consultas feitas em suas senhas de acesso! É vergonhoso que nos dias de hoje, no ecosistema do centro de São Paulo, ainda são comercializados bases de dados de dentro das operadoras com todas as informações dos clientes! As Operadoras não fazem nada! Se quisessem, pegariam esses mal funcionarios da AMIL, BRADESCO e SULAMERICA. Muitos desses funcionários bandidos, ganham dinheiro para cancelar contratos em 24hs., outros fornecem mailing regularmente e abastecem até plataformas do mercado! triste! Já é hora da farra acabar!

ESQUISITO

Esse realidade não muda, cada dia uma novidade, e todas as novidades calcadas em falcatruas. Quando isso acabará?
Só dá metralha nesse mercado.

CURIOSO

O que significa esta charada ( candidato e irmãos metralha)?
Tem candidato já pretendendo levar sujeira para dentro da política? Não basta o que já tem lá no congresso? E os metralha, quem são?
Tem várias duplas de irmãos juntos em suas corretoras, mas quem são os metralhas? Com segurança já devem ter metralhado bastante por aí para terem esta referência. Blog faça uma enquete para votarem quem são os metralha KKKKKKKKKK

LAVA JATO

Só não pegam se não quiserem. Circula no mercado um boato assim ó: (Candidato a deputado e irmãos metralha).

peidin de leve

que mortão hein
nada de coments... os caras devem estar indo atrás de quem já pegou essa base.... parabéns vacilão

Hubble

Boa tarde, blog. Queria me desculpar por tratar de outro assunto, mas não posso deixar passar esse registro:
O blog, que já é uma referência no mercado, é também uma fonte que pode servir de termômetro e ainda fazer previsões como esta: https://blogdocorretor.com/fundador-da-greenline-reage-aos-rumores-do-mercado/18320/30/

Isso tem alguma coisa a ver com....

(COMENTÁRIO REMOVIDO)

mAS QUE kATZo

o que é BdC
de que estamos falando
que empresa vazou o que
e vazou pra quem

DEVE SER COISA DO...

TODOS NOS SABEMOS QUEM SAO OS (conteúdo moderado) DO MERCADO QUE SE BENEFICIAM DESSE TIPO DE VACILO... VAI VENDO SE AMANHA ESSE BASTARDO NAO ENCHER A PANÇA DE VENDER PA ESSES CLIENTES...

www.blogdocontadordepaias.com

hahahaha
sei viu
tá bom que isso é verdade, hoje em dia... tá bom, vai plantar batatas! SEU APOCALÍTICO!

ZÉ KRI KRI

VENDO UNO PRETO, 2003 EM BOM ESTADO POR 3 PÁGINAS DESTE DOCUMENTO PRECIOSO... AGUARDO CONTATO NO WHATSAPP

Antenor Chagas

Se for verdade estou assustado - mas ultimamente tenho visto tanta coisa por aqui e não me surpreenderei se essa não for................. (CONTEÚDO MODERADO)......................................

Aglaupe

Aglaupe (talvez a única do mercado) não é autora do comentário, por este motivo o conteúdo foi removido

MINHA AMIGONA

DONA DE CORRETORA - NÃO PODE SER MESMO, JAMAIS! UMA DONA DE CORRETORA, COMO O NOME DIZ, NUNCA IRIA ESCREVER O QUE DISSE.
TODOS SEM EXCEÇÃO NESSE MERCADO IRIAM ENXER A PANÇA E PEGAR TUDO... E DEPOIS VENDER TUDO - COMO INDICAÇÕES OFICIAIS E BLÁ BLÁ

O safado....

pra mim esse romeu eh que eh o safado... afinal, ficou biscoitando as coisas e descobriu algo... depois deu ruim e virou cagueta... na minha quebrada um safado assim termina no poste

Edson Rodrigues

Meu Deus!
Só faltava essa ainda no mercado!

Koolzone

e ae? Faria o mesmo.. ou nao
ou compraria um pendrive e se acabaria no copia e cola...quem nao cola nao sai da escola ja dizia a minha mae

AO KRI KRI

Jão... vc é o máximo da comédia mermão!
Comédia... acha engrassado todo mundo tomar um pau e roubarem nosso pao e ainda tá se achando... francamente! Deveria bloquear um sugeito desess ... quero a resolução do problema e não uma discussão de tem tá certo! VÃO SE CATAR!

Xirpano 2 a missão não para muleke correria

Estamos falando de quem? Amil?

para o fofoqueiro

Sr. Manuel, conte-nos o que pretende fazer com a valiosa pérola? Fechar as portas e evitar ainda mais o derramamento das informações ou ser um veículo a se aproveitar do caus e lhe render boas clicadas?
DIGA AGORA OU CALE-SE PARA A ETERNIDADE

SAFARDANA!

Paulo Cardoso

Não gostei do que li - me sinto inojado e ao mes tempo curioso. Mas ainda mas preocupado!

Peidin Suave

UMA BAXARIA!
ISSO É FEIKE NEWS... DUVIDO QUE UM CARA NORMAL, SEM NEHUM CONHECIMENTO TERIA A GENIALIDADE DE INVASAO DE SISTEMAS. ISSO TA PARECENDO NOVELA DA GLOBO!
BORA VENDER E MENOS MI MI MI

Koolzone

Eu não sei se teria a mesma atitude
Talvez por esse motivo eu uso o anonimato, estou com meus amigos aqui na empresa e mais do que a notícia, a informação nos causou um sentimento ruim TRIPLO:
1- ACHO QUE NÃO FARIA O MESMO - SOU HONESTO?
2- ACHO QUE A OPERADORA DEVERIA TER MAIS CONSCIENCIA E RESPEITO COM MEU CLIENTE E COMIGO
3- ACHO QUE TO TÃO PERDIDO QUE NÃO ACHO NADA.

Manu, é normal me sentir assim? Você faria o mesmo? Alertaria a todos sobre o ouro no final do arco íris ou tomava o pote todo para você? EU TOMARIA O POTE


(obs ao Romeu, não sei se é muito do esperto ou o muito muito do abobado)

PRETEJANDO O UNIVERSO

BOA MATÉRIA.
PODE POR BONDADE ME DIZER COMO POSSO ACESSAR E COMPROVAR O QUE DIZ? SENÃO DIREI QUE É APENAS UM BOATO!
FOI COMPROVADO POR ALGUÉM OU SERÁ MAIS UMA DAS SUAS???
A GREENLINE DIZ QUE NÃO DIZ A VERDADE!

Resposta
BLOG DO CORRETOR

.
No rodapé da matéria foi acrescentada um Nota que responde à sua pergunta.
Moderador

Cleide

ok blog, até aqui muito obrigada,
mas qual é a operadora, qual é a falha e quais são as medidas a serem tomadas... se o Mr. Bondosão não disser, a sangria não será contida
beijos

Dona de Corretora

Romeu ou Julieta isso não vem ao caso. O que importa é a segurança dos nossos clientes que devia ser uma regra sagrada. Por favor, operadoras amigas, veja isso pra gente não sair perdendo.

Zé Kri Kri

Blog, quem é esse Romeu? É o que morreu por Julieta?
Brincadeiras a parte, a observação do Romeu é muito importante e a gente deve ficar esperto.
Sô Kri Kri, má num sô bobo

Carregar mais

Deixe seu comentário Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.