Corretoras vencem disputa no STJ e poderão pagar menos tributos

agenciaweber

agenciaweber

Uma discussão que já se arrastava por alguns anos terminou com final feliz para o contribuinte: o STJ determinou que a alíquota da COFINS para as corretoras de seguros deve ser de 3%, e não 4%, como vinha sendo cobrado pelo fisco.

Explicando de forma um pouco mais simples, a Receita Federal do Brasil, responsável pela cobrança desse tributo, equiparava essas empresas às que trabalham principalmente com ativos financeiros, como bancos, cooperativas de crédito e corretoras de valores mobiliários, cuja alíquota é de 4%.

Por maioria de votos, os Ministros do STJ entenderam que não era possível a equiparação das corretoras de seguros àquelas instituições, de modo a ser indevida a cobrança no percentual de 4%, restabelecendo para a incidência em 3%.

Assim, beneficiam-se as corretoras de seguros que são tributadas pelo regime de lucro presumido, que possuem, por isso, a incidência cumulativa e PIS e COFINS, às alíquotas respectivas de 0,65% e, agora, de acordo com o STJ, 3%.

Entendemos que a decisão é correta.

A legislação sobre o tema possui, de fato, uma redação insuficiente, que abre margem a dúvidas. Mas o emprego de uma interpretação que não a literal é suficiente para se afastar qualquer dúvida sobre a real intenção da lei, tendo sido a justiça restabelecida pelos Ministros.

Essa decisão ainda foi proferida em sede do que chamamos de "recurso repetitivo", o que significa que a decisão orientará inúmeros processos idênticos já em curso, trazendo grande segurança jurídica inclusive para quem ingressar com ação a partir de agora, com o objetivo de garantir seus direitos e reduzir seus custos tributários.

Mesmo com todas essas boas notícias, atenção: essa decisão, embora extremamente justa e benéfica ao contribuinte, não vincula a Receita Federal do Brasil.

Em outras palavras, mesmo com essa decisão, o fisco não está obrigado a reconhecer o direito das corretoras de seguros, razão pela qual não se recomenda que simplesmente deixem de recolher a COFINS à alíquota de 4% e passem a pagar 3%, pois isso pode gerar autuações com cobranças retroativas e imposição de penalidades.

O melhor caminho é garantir judicialmente esse direito, pois o abrigo do Judiciário é definitivo e afasta quaisquer ameaças da Fazenda Pública. Ao mesmo tempo, por meio de ação judicial, abre-se a oportunidade de a corretora de seguros recuperar o que pagou indevidamente nos últimos 60 meses.

O STJ trouxe uma grande notícia às corretoras de seguros, mas a real aquisição desse direito deve observar certas cautelas, sob pena de um excelente remédio se tornar o pior dos venenos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!