fechar
Comentar
Publicado por Blog do Corretor

Corretores devem ficar atentos às vendas casadas no setor de saúde para não prejudicar o cliente

Corretores devem ficar atentos às vendas casadas no setor de saúde para não prejudicar o cliente


Por Alessandra Sabbag



A venda casada, prática que era vista geralmente em bancos que vendiam seguros, ao condicionar, por exemplo, uma concessão de empréstimo a uma contratação de seguro de vida ou a um plano de previdência, agora também tem partido de empresas do ramo de saúde, surpreendendo os corretores do ramo.



Neste caso, tem sido comum que, para aceitarem um cliente de seguro saúde que estaria ultrapassando a idade limite para a compra de carências, por exemplo, exijam que seja feita a contratação de um plano odontológico, ou de um seguro de outro ramo. É nesse momento que empurram outro produto que de nada serve para o perfil ou necessidade do cliente.



“Soubemos de um caso de uma dentista que precisou incluir um plano odontológico para conseguir contratar o seguro saúde. É um produto que ela nunca vai usar. Não se trata de um pacote para desconto, um combo, como as empresas de telefonia fazem, mas do condicionamento de uma contratação a outra”, afirma Rosa Antunes, presidente da Acoplan (Associação dos Corretores de Planos de Saúde).



“Estamos atuando na conscientização dos nossos associados de que um profissional, corretor de seguros ou de planos de saúde, não pode repassar essa imposição de qualquer operadora ao seu cliente. O corretor sabe o perfil de seu cliente, sabe a melhor solução para ele e que atendam às suas necessidades, e goza de sua inteira confiança para indicar os melhores produtos e serviços”, alerta. “Caso ocorra de a operadora exigir a venda casada, o corretor deve informar ao seu cliente a ‘condição’ imposta pela seguradora em questão, já que em nenhum tipo de modalidade a venda casada é legal. E pode denunciar aos órgãos competentes. Tanto o cliente quanto o corretor devem fazer uma denúncia para que sejam apuradas as informações e, em casos concretos, os envolvidos sejam punidos de acordo com a lei. O profissional de saúde, mais do que todos, tem o dever de formalizar a questão às associações, órgãos e entidades responsáveis, que têm o poder de fiscalizar o setor e punir essa prática ilegal de acordo com a lei”.



A Venda Casada é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor — CDC (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo (art. 5.º, II, da Lei n.º 8.137/90). As penas para quem descumprir a lei podem variar, com detenção de 2 a 5 anos ou ainda multas.



“Para o corretor, além de comprometer o seu trabalho como profissional ético e de confiança de seu cliente, existe o constrangimento de se render às operadoras como se estas fossem as principais motivadoras desse mercado. O corretor deve manter sua postura moral e íntegra, certo de que o faz pelo bem do seu cliente e de seu próprio trabalho, trazendo melhoras para o mercado de saúde e conquistando pequenas vitórias diante de um mundo que parece cada vez mais irregular e frágil”, aconselha.


Leia também

21 comentários
Comentar
PARA SARA SANTANA

E aí, o que você vai fazer para pararem com isso? Dê uma sugestão ao invés de ficar se lamentando...... Vai, fale aí.....

Sara Santana
planosjundiai.com.br

Pois ehh... Infelizmente existe a venda casada hoje em dia é fato! Já perdi clientes por causa disso!! E acho que isso é uma 'ditadura' verdade!!

REALISTA

Emmanuel deixe de ser PREGUIÇOSO e publique meus comentários POR FAVOR.... rsrsrsrsrs....

REALISTA

Analisem o depoimento do ROBIN HOOD..... Não concorda mas vai continuar vendendo e elogiando a Seguradora..... E é assim que o mercado vai em direção ao ABISMO...... Reajam só uma vez, VAMOS.......

REALISTA

Srs..... Acoplan, Sincoplan, etc...... Não há mais diálogo.... Já não repararam que a Amil e as Seguradoras estão agindo em BLOCO? Já não notaram que estão exonerando o canal distribuidor? Ou a FUMAÇA que estão jogando em nossos olhos com estas reuniões e eventos da Amil levando algumas corretoras e por fim estabelecendo regras iguais para todos, se aproximando e conquistando o CALDA LOGA, está cegando vocês? E mais, e mais, e mais..... Já chega de ser repetido..... E do nosso lado a única repetição percebida é a da inércia, NINGUÉM FAZ NADA, SÓ RECLAMAÇÃO, SÓ AMEAÇA, SÓ BLÁ BLÁ BLÁ....... REAJAM PELO MENOS UMA VEZ ...... UNAM-SE .... ESTÃO TODOS FRAGMENTADOS, PERCEBE-SE NO DIA A DIA DAS CORRETORAS/PLATAFORMAS..... REAJAM.....

Zé das Cove

Boa noite amigos!

É uma vergonha, lamentável uma seguradora agir dessa forma.
É a ditadura vermelha, um abuso.
Nunca vi tanta gente engessada no mesmo lugar, parece que receberam lavagem cerebral. Confundem a carteira de seguro saúde com os correntistas tomadores de empréstimos, é a velha política imunda do toma lá dá cá....há não é toma lá dá cá? é reciprocidade...kkkkk

Raul Seixas

Boa noite!

Isso não é novidade, porém existe uma seguradora que insiste nessa prática.
E vamos de música:

Enquanto você
Se esforça pra ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual
Eu do meu lado
Aprendendo a ser louco
Um maluco total
Na loucura real

Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza

E esse caminho
Que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
Por não ter onde ir
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez......


Robin Hood

Não concordo com a venda casada da Bradesco Saúde, mas na minha opinião o problema maior não é a venda casada, é o produto odonto que a seguradora quer empurrar ser muito mas muito ruim, vc vende e ganha uma dor de cabeça. Mas não vamos ser injustos, a Bradesco é uma das poucas que aceitam idosos com mais de 70 anos como beneficiário.
Gostaria que o blog coloque a pauta para discussão = o agravo que a SulAmérica e a Bradesco cobram do cliente acima de 59anos, a minha dúvida é? E o estatuto do idoso? E a regras das 10 faixas etárias? As seguradoras estão infringindo a Lei 9656/98?

corretor revoltado

É isso mesmo, ...................(CONTEÚDO MODERADO) ...............onde já se viu obrigar o cliente fazer um dental se ele não quer é um absurdo!! Que pais é esse??????????????

Colecionador de Ossos

Pedro Parente finalmente caiu da presidência da Petrobrás e a imprensa diz que ele pediu demissão kkkkk
Agora falta o Temer ?pedir demissão?.
Galera, vamos fazer o seguinte, quem comprar um seguro Bradesco leva uma foto do Temer junto e não precisa fazer o dental. Valeu?

Anônimo

JOANA DARC, VOCÊ NÃO VAI QUERER FICAR QUEIMADA NO MERCADO NÉ.

Zezinho

Resumo da opera, tudo vai continuar como esta.
Para o Doutor Boticão, eu aconselho você a tirar uma foto do seu cliente de boca aberta e segurando a dentadura.
E anexe a foto junto com a documentação solicitada pelo plano, para provar que o cliente realmente não precisa do produto, depois você faz uma promessa para o seu santo de confiança, e quem sabe seu pedido é atendido.

Rosa Antunes - ACOPLAN

Bom dia! Eu não iria me expor se concordasse com isso, vale lembrar que os corretores estão apontando uma empresa mas tem outras. Quem me derá ter esse poder que me atribuem! Havendo casos por gentileza enviar o relato para presidencia@sindiplanos.org.br e presidencia@acoplan.org.br . Nossa atuação será de dialogo amigável com as empresas que estejam praticando essa conduta, vamos nos reunir com elas discutir o assunto e compor uma solução para que isto pare. Estou me expondo porque sou franca, verdadeira e solidária, assim como nossos diretores, diferente de quem ataca anonimamente a nós que estamos trabalhando pelo setor sem nada receber, apenas porque acreditamos que se a gente fizer diferente elas podem mudar e melhorar, para todos. Quem são as plataformas sem seus corretores parceiros? Nada. Para nós é a peça fundamental ! Quem conhece nosso trabalho sabe.

DOUTOR BOTICÃO

CONVENCER UMA DENTISTA A FAZER UM PLANO ODONTOLÓGICO É FÁCIL.
QUERO VER, É VOCÊ CONVENCER UM CLIENTE QUE USA DENTADURA.

Glick

Enquanto isso na sala da justiça, opsssss Acoplan. ?Estamos atuando na conscientização dos nossos associados de que um profissional, corretor de seguros ou de planos de saúde, não pode repassar essa imposição de qualquer operadora ao seu cliente.'
Meus senhores, conscientizar ?
A unica consciência que corretor tem que ter é de que a regra é clara, ou vende com o odontológico ou perde o cliente. simples assim.
E tem coisa pior que isso, em alguns seguros saúde se o cliente que contrata um seguro saúde deixa de pagar antes de completar 5 parcelas a comissão do vendedor é integralmente estornada.
Isso sim é preocupante, já que não podemos obrigar ninguém a pagar por um serviço contratado.

Joana Darc

Hahaha, lendo a matéria me submeteu que quem a fez foi nada menos que a presidente da Acoplan que se diz a favor da classe dos Corretores, pois bem sendo que foi a mesma que sugeriu que todos os donos de corretoras tirassem a premiação do mercado assim com antecipação de comissões e não é que deu certo, nós ficamos prejudicados e não é que deu certo mesmo, agora vem falar sobre venda casada sendo que na sua própria corretora também só recebe desta forma caso contrário nós corretores perdemos o cliente, mesmo que este cliente for dentista e comprar um produto que jamais vai usar, mas se o mesmo não adquirir ele não entra na seguradora e. Sra. Dona Rosa o que faz perante a seguradora pra impedir?????? Agora vem alertar o corretor ????? Mas na hora de ir a favor dos donos de corretoras tudo bem né??? Me poupe, nos poupe, se poupe!!!!

REALISTA

Excelente frase do dia....... Se houvesse o mínimo de respeito, educação, experiência de participação e educação não haveria tantos vendedores, corretoras, operadoras, seguradoras e Administradoras nessa luta eterna em busca do cliente a qualquer preço. Se tivessem tomado borrachada e bala de borracha na BUNDA não agiriam assim, ou não....

Vendedor

Só rindo......não sei se da jornalista ou do moderador......Acoplan sabe disso, O novo sindicato sabe disso inclusive tendo como presidente dono de corretora de longa data.....SUSEP sabe disso....Quanta hipocrisia....................da nojo...quem briga com o bradesco? quem? falem, vamos? Acordem.........se quiser implantar tem que vender mesmo produtos adicionais como ela faz nas suas agencias. Simples assim.......Tenho varios amigos gerentes de agencias bradesco e só Deus sabem o que eles tem que fazer para sobreviver......vamos que vamos sem mi mi mi......

Eliana

Isso é o cúmulo do absurdo, já tive que fazer um odonto individual para a vendar ?entrar? pois a Bradesco não aceitou o Não do cliente!
Absurdo!

NA MORAL

COMENTÁRIO REMOVIDO

NA MORAL

No face você cita ( título da publicação ) o (MODERADO) por que aqui não ? Falta de coragem ?

Nao gosto do (MODERADO) mas essa prática não é só dele não...a queridinha seguradora do mercado tambem gosta de uma (MODERADO) empurrando odondo ou seguro de vida ( enquanto nao vende essa carteira ) .

Porque nessa hora falta peito (ouo par deles) pra apontar também a queridinha ?

Serao as ajudas, as premiações ou o relacionamento interesseiro ?

Acho muito hipócrita a postura de algumas lideranças. Será que acham que somos amebas são frustradas por sua pequenitude na (MODERADO) em questão ?



Resposta
BLOG DO CORRETOR

.
Prezado Na Moral.

A autora do texto, uma colega jornalista, optou por não fulanizar, mas usar uma forma genérica de abordar um tema delicado. Geralmente as pessoas polidas, quando não querem se indispor com alguém ou com alguma instituição, utiliza este recurso linguístico. Coube ao moderador nominar ao compartilhar nas Redes Sociais, para atender ao apelo de um corretor em e-mail enviado ao Blog.

Saudações,
Moderador

Carregar mais

Deixe seu comentário Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.