fechar
Comentar
Publicado por Blog do Corretor

Cyber Seguro e Risco Cibernético foram temas de Seminário realizado pela OAB/SP

Cyber Seguro e Risco Cibernético foram temas de Seminário realizado pela OAB/SP


A Comissão de Direito Securitário da OAB/SP – 116ª Subseção Jabaquara/Saúde realizou no dia 21 de novembro o seminário "Riscos Cibernéticos e o Cyber Seguro".



O Dr. César Cassoni, presidente da Comissão, principiou os trabalhos com sua palestra de abertura e introdução ao tema, a qual, aliada à exibição do vídeo "Transformações Digitais", propiciou o clima perfeito para a imersão nas águas desconhecidas do risco cibernético.



Em seguida, a advogada Dra. Letícia Zampieri proferiu palestra acerca do panorama atual dos riscos cibernéticos, trazendo, também, relevantes informações e conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados.



Denny Roger, especialista na área de Cyber Security e prevenção a fraudes do Banco ABC, entusiasmou os presentes com sua brilhante palestra, recheada de exemplos práticos e novidades acerca dos riscos cibernéticos, dos principais ataques existentes na atualidade e dos sistemas de segurança.



Na sequência, o advogado Dr. Ricardo Smittes, consultor em regulação e liquidação de sinistros, discorreu sobre as peculiaridades do sinistro no Cyber Seguro, tipos de ataques que podem desencadear o processo de liquidação, bem como os procedimentos junto à seguradora.



Após a pausa para o delicioso Coffee Break, reiniciaram-se os trabalhos com a palestra do Dr. Sandro Raymundo, advogado especialista em seguros pela FGV/SP, o qual tratou do objeto do Cyber Seguro, discorrendo sobre suas coberturas, em especial acerca da cobertura de Responsabilidade Civil decorrente de eventos cibernéticos e a complexa estrutura da apólice à base de reclamações (claims made).



A advogada Dra. Luciana Mussa, coordenadora executiva da Comissão, abordou as chamadas "coberturas de não responsabilidade" do Cyber Seguro, explicando sobre suas principais características, bem como sobre temas polêmicos como as despesas de salvamento e a possibilidade de concorrência de apólices com outros ramos de seguros.



Por fim, houve amplo espaço para debates e trocas de conhecimentos com a participação do púbico presente.



"Uma das características da nossa Comissão é a realização de eventos, sejam seminários, sejam reuniões abertas ou outros, sempre com espaço para debates com o público presente, buscando, assim, o fomento ao estudo do contrato de seguro e a troca de conhecimentos", ressaltou Dr. César Cassoni, presidente da Comissão.



O evento teve a presença do Dr. Evandro Andaku, presidente da OAB/SP – Jabaquara-Saúde, cujo apoio incondicional à Comissão foi essencial para a realização do Seminário. 


Leia também

0 comentários
Comentar
Carregar mais

Deixe seu comentário Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.