Despesas assistências com prevenção avançam mais de 80% em três anos

agenciaweber

agenciaweber


As operadoras de assistência odontológica estão investindo cada vez mais em prevenção. Segundo o relatório de análise do mercado do Sindicato Nacional das Empresas de odontologia de Grupo (Sinog), as depesas assistênciais líquidas no segmento passaram de R$ 82 milhões, no primeiro semestre de 2011, para R$ 149,3 milhões, no segundo semestre de 2013. O levantamento, que é extraído dos dados fornecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi o último divulgado pela instituição.

Os procedimentos preventivos são aqueles que visam à manutenção da saúde bucal. Entre esses estão à higienização da língua; jatos de bicarbonato de sódio; polimento; raspagens manuais e com ultrasom; exame de halitose; e a adequação da técnica de escovação e o uso de fio dental. “Todas essas ações contribuem decisivamente para a redução da sinistralidade, uma das maiores dificuldades operacionais das operadoras. Isso de deve, de maneira geral, pela cultura do brasileiro, que enxerga a odontologia mais como um processo curativo do que preventivo”, garante o Dr. José Henrique de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do INPAO Dental.

Ainda de acordo com o documento, entre os procedimentos mais utilizados pelas operadoras, os preventivos estão em primeiro lugar com mais de 18,8 milhões de realizações. Em segundo estão a raspagem supra-gengival por hemi-arcada, com 12,9 milhões, e a aplicação tópica de flúor por hemi-arcada, com 10,6 milhões de realizações. Restauração de dentes permanentes (8,2 milhões); exames radiográficos (6,3 milhões) e consultas odontológicas (6,05 milhões) são os outros mais comuns.

O aumento nas ações de prevenção contribuiu também para a redução proporcional das exodontias simples de permanentes, que são as remoções cirúrgicas de um elemento dentário. A execução desse procedimento não acompanhou o ritmo de expansão do mercado. Entre o primeiro semestre de 2011 e o segundo semestre de 2013, o número de beneficiários cresceu 27,20%, saltando de 15,8 milhões para 20,1 milhões. Nesse mesmo período, as exodontias passaram de 351 mil procedimentos realizados para 398 mil, uma elevação de “apenas” 13,31%.

Os números explicam, porém não revelam todo o trabalho que é feito pelas operadoras nos bastidores. “Desenvolvemos uma série de materiais de comunicação voltados à importância da escovação e a manutenção da saúde bucal para auxiliar nossos parceiros e clientes”, explica o Dr. José Henrique. “Toda vez que somos acionados, participamos de Sipats (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), por exemplo, que é mais uma forma de conscientizar o beneficiário no dia a dia”, completa.

Outra ação de impacto lançada recentemente pelo INPAO Dental foi a Guia de Tratamento Odontológico. A nova GTO online é um sistema tecnológico desenvolvido para otimizar a rotina no consultório e visa ampliar a transparência dos processos, eliminar em 100% as glosas administrativas, e reduzir ainda mais a sinistralidade. Iniciativas como essas ajudam a explicar porque a operadora atualmente possui o menor sinistro global do mercado. Em 2014, o índice foi de 38%, bem abaixo da média do mercado, estimada em 47%.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!