fechar
Comentar
Publicado por Emmanuel Ramos de Castro

Encontro de Titãs

 



"As pessoas sentem minha escrita como uma agressão; elas sentem que existe nela alguma coisa que as condena à morte; eu não as condeno à morte, simplesmente suponho que já estejam mortas".
Michel Foucault
((A Revolta é a Nobreza do Escravo - Evolução ou Morte))


.
PREFÁCIO

Além de Artigo, Crônica, Entrevista, Errata, etc., contamos agora com mais uma categoria nas publicações do Blog.


"Opinião", que estreia com este post, será escrito na primeira pessoa e terá claramente a personalidade e a opinião pessoal do autor.


Permanecerei no anonimato, porém preparado para me identificar, se preciso for.


.
ENCONTRO DE TITÃS
No último dia 05, quinta-feira, a Amil distribuiu algumas centenas de convites e eu não fiquei de fora, claro.


Um auditório no mais gay dos shopping centers, o Frei Caneca, ficou lotado de corretores famintos. Como de costume.


No palco, os atores de sempre: Anselmo e Fernandes Félix, que, desta vez, dividiram a apresentação com dois convidados, José Luiz(Amil-RJ) e Marcos Buzzo (Medial).


Casamento entre famílias de etnias distintas!

Por ter, este evento, objetivos outros, felizmente fomos poupados da "algazarra" que se instala no palco das tradicionais festas da Operadora que há algum tempo opera na Bovespa.


Fernandes, para variar, disputando espaço no palco e cometendo gafes ou criando saias justas, como por exemplo, quando antecipou informações (plantão e mídia) que, deveriam ter sido anunciadas pelo Buzzo.


Todo esse mise-en-scéne de palco, com direito ao sorteio de um carro popular, algumas lambretas e futuros plantões, foi para oficializar o que o Blog do Corretor antecipou de forma velada num post lá atrás: a parceria da Amil com a Divicom, Padrão e uma tal IBBCA.


Eu, particularmente, vejo com muito bons olhos a entrada da Amil nesse segmento, antes, praticamente dominado pela Qualicorp.



Os aprendizes de apresentadores anunciaram as entidades com alarde, mas exortaram a plateia ao destacar a OAB-CAASP, uma das meninas dos olhos da carteira Qualicorp.

Segundo uma fonte segura, a Qualicorp já tinha conhecimento da parceria da Amil com a Caixa dos Advogados, mas não teve intersse em investir o seu poder bélico sobre a (agora) concorrente. Por auto-confiança ou por respeito às garras da Operadora.

.
NEOLIBERALISMO
O "confronto" entre essas duas poderosas gigantes do setor, Qualicorp de um lado e as parceiras da Amil na outra ponta, certamente, vai equilibrar o mercado e obrigar essas empresas a aperfeiçoar ainda mais a prestação dos seus serviços, sob pena de os corretores apontarem caminhos alternativos para os seus clientes.

É obvio que, por mais poderosa que seja a Amil  (e ela veio como uma leoa faminta apresentando gráficos que mostram o naco que pretende abocanhar), a Qualicorp (águia) tem excelentes produtos para contra-atacar.

"Não será fácil um corretor tirar um cliente da Sul América para outro produto" - disse-me um corretor amigo. 

E eu concordo. 

O que vai acontecer (anotem aí na sua cadernetinha) é que a Qualicorp vai reagir.  E as consequências dessa reação, serão boas para todos: mais eficiência na implantação das propostas, carteirinhas emitidas no prazo, mais flexibilização nas negociações e (o melhor!) aumento de comissionamento.

Querem apostar?

Esta é a vantagem de um mercado livre, lado bom do nefasto modelo neoliberal. 

O leão é forte, mas a águia, além da visão apurada, pode voar.

Leia também

23 comentários
Comentar
Um bom entre os melhores

Acredito que TODOS deveriam deixar algumas criticas de lado e sair a luta todos os dias.
A situação está sim ficando preocupante, porem se ficarmos apenas lamentando o que um corretor, uma plataforma ou operadora está fazendo, iremos no final de cada mês "morrer na praia!"
VAMOS A LUTA!!!!!!

Por um Mercado mais Saudável

Sinceramente, não sei porque tamanha preocupação e consideração com os planos de saúde coletivos por adesão por parte de nossa categoria. Esta modalidade de contratação não é (e nunca foi) um bom negócio para quem vende e muito menos para quem compra.
Além do mais, operadoras nos deixam com a impressão de que não sabem o que querem:
-Adoram quando o cliente contrata um plano individual para pessoa física em virtude da mensalidade inicial abusiva, mas temem a entrada de pessoas com mais de 58 anos, porque a legislação impede reajustes futuros por idade ou sinistralidade;
-Ficam de olho nos PME's e PJ's que, segundo estudos, tem média de idade dos contratantes bem abaixo das demais modalidades de contratação mas temem os riscos de sinistralidade, a baixa mensalidade inicial e o rompimento do contrato nos períodos de renovação em decorrência dos reajustes;
-Ficam de olho nos planos coletivos por adesão, que permitem "um reajuste extra" para "reequilibrar financeiramente a carteira" mas não escancaram este interesse e não abordam o mercado de forma mais agressiva porque temem perder os clientes do plano individual e dos PME's que, em um primeiro momento, são mais lucrativos. Aliás, a lucratividade dos planos coletivos por adesão ganhou o reforço do não-comissionamento para vendas aos clientes com mais de 58 anos.

A Amil parece ter montado suas estratégias para brigar pelos clientes que atualmente estão nas carteiras de adesão da Unimed Paulistana e Sul América, retratando uma distorção enorme que sempre esteve presente em nosso mercado: o famoso jogo do "rouba monte". Me digam, como é possível que exista crescimento em um mercado quando as operadoras/seguradoras não apresentam estratégias para atingirem os novos clientes, e ficam brigando exclusivamente por clientes das concorrentes?
Não sejamos nós corretores as "armas" desta guerra, pois os grandes perdedores serão os clientes e, por consequência, nós mesmos.

ivaldo

Pessoal a Amil realmente esta perdida, acabaram de liberar o tal material das novas adesões e pasmem ... sera recolhido ...pois esta errado o material. Parecem ate principiantes.

Cada um da Amil fala uma coisa diferente, onde entregaremos as vendas de adesão? Quem ira pagar as confirmações?

Existem corretores que tiveram convites especiais para entregarem direto na lojinha Divicom, pq sera né? Rssssssss.

Sera pessoal que a estrategia vai dar certo? Pois quase todos desconfiamos que tudo isto é apenas uma manobra para daqui uns 6 meses informarem que "em virtude da forte demanda do produto adesão Amil iremos aplicar o comissionamento do individual igual ao do adesão ... 100% sem nota e 50% de confirmação com nota fiscal".

Quem ficar de pé ... vera.

Um abraço a todos .

João

Antes de falar da IBBCA "essa tal" como vc disse, vai conheve-la antes de dizer qualquer coisa, vc está muito amador pro meu gosto, não fala das mudanças no mercado não sabe da venda de uma corretora para uma operadora, é isso que nós corretores esperamos de vc, noticias antecipadas, mas vc demora quase 5 dias para colocar uma informação no blog, desse jeito não da é melhor entrar só uma vez por mês.

Obraço.

Proprietário

Para furando os olhos..

agora vc é dono do mercado de plano de saúde e só vc pode vender né ?

tá certa a Barela e outras que buscam vendas ou indicações pra alimentar os corretores ou equipe própria enquanto tiranossauros como você morrem de fome por que "comem demais" percebeu ?

morre de fome ou busca outra praia que vc acabou de provar sua incompetência

Furando os olhos

Se não bastasse a escasses de clientes agora uma tal de FMZ MIDIA e a Barela e outras fazem propanganda via e-mail para disputar conosco o sagrado cliente de cada dia.
Esta infame FMZ MIDIA não é nem plataforma nem corretora ela capta o cliente e vende a indicação no nosso bagunçado mercado, aqui pode tudo até isso, penso que pior que eles(FMZ) é quem compra deles é como o drogado que financia o trafico.

No caso da Barela disputar clientes conosco e contar com as vendas de quem lá produz é o titulo desta mensagem "furando os olhos" dos corretores.

Amigos corretores vamos expulsar esses aproveitadores de nosso mercado tais sanguessugas dificultam ainda mais o nosso dia onde precisamos por assim dizer matar um leão por dia para sobreviver.

Assinado; Desabafo

Proprietário

É incrível como alguns corretores se doem quando a gente aponta os seus defeitos. Para eles só quem tem defeitos são as operadoras e as corretoras.
Por isso, parabéns, blog.
Vocês provaram mais uma vez que não estão a serviço desse ou daquele, mas a serviço da cidadania.
Coninuem assim.

Márcio

Gostaria de elogiar o colega Marcelo Moreira pelos comentários do dia 11/06. Aproveito o ensejo para alertas os colegas de trabalho, que estes produtos que estão sendo lançados no mercado pela operadora Amil e estão cheirando a diminuição das comissões pagas pela mesma. Como é do conhecimento de todos, esta operadora já vem buscando uma maneira de ter um gasto cada vez menor com o seu consultor/corretor. Fiquem atentos, pois a concentração de várias operadoras num único dono já é bem complicado e agora querer focar os produtos de adesão pode ser mais uma estratégia para no futuro próximo termos uma remuneração ainda menor.

Concordo com o Moderador

É muita hipocrisia junta sabe ?
Todo mundo tá cansado de ver o que acontece quando tem comida e cerveja em festa de corretor, quanta cara de pau de querer negar ? Além de ALGUNS ignorantes estacionarem por usucapião na frente das mesas, ainda tem outros ignorantes com MBA, que fazem a famosa pratada, marmita, chamem do que quiserem.
E essa de coitado que veio de folhetar, nem almoçou, vai te catar irmão, falta de educação é justificativa agora pra essa porqueira que a gente vê nesses eventos ?
Cai a ficha gente. Precisamos melhorar nossa imagem e isso só vai acontecer quando com HUMILDADE começarmos reconhecendo nossos defeitos e falhas.

Funéria

Mais uma vez parabéns amigo BLOG pela resposta dada ao "anônimo".Tomo a liberdade de fazer um breve comentário:
A muito tempo várias situações pertubadoras acontecem nos salões de vendas. São acontecimentos que me fazem perguntar se a pessoa que ali esta "é corretor" ou apenas "esta corretor"???...-Sim, faço essa pergunda porque entendo que a profissão de corretor deve ser respeitada e não banalizada...Observo a movimentação das massas, o troca/troca do local de trabalho, os problemas mais absurdos criados pelos chamados "corretores"...- Que chato isso! seria interessante que a nossa classe tivesse um conceito , e que o mesmo fosse respeitado; seguido; aplicado inibindo essa grande massa despreparada a invadir nosso local de trabalho. Poderei ser bombardiada por esse comentário, deixo claro que não tenho nenhum proconceito contra cor/raça/classe social. Apenas entendo que: corretor é corretor..amador é amador.

Ana Elisa - Litoral - Santos

Uallllllllll
gostei, blog.
Mandô bem

Frustrado

É verdade, blog.
Cadê a matéria referente a festa da Amil? Eu também fui no agitamil e vocês não falaram nada.
Por acaso não foram convidados?
A minha corretora ganhou prêmios, eu ganhei prêmios e fiquei na espectatiava de sair no blog e nada.
Vocês estão pisando na bola.

Em resposta ao anônimo.

Você deve saber tanto quanto eu que hoje você pode por uma determinada entidade de classe colocar ?qualquer? pessoa até 59 anos sem vinculo/empregatício ou diploma. E ai eles estão conta a lei?
E por falar em ?LEI? você sabia que em determinados planos se você vender para uma pessoa muito obesa ou com pré existente a operado-ra se recusa a aceitar a sua apólice.
Ai eu me pergunto , que ?LEI É ESSA ?? e aquele aditivo da ANS onde vai o nosso CPF como intermediário , dando garantia ao cliente que ele ?será aceito?, se ele for obeso tiver câncer e AIDS. Tente você chegar com um caso deste na sua corretora para ver o que acontece.
Sabe Sr anônimo a Lei é como a bíblia cada um a utiliza e a interpreta conforme a sua CONVENIÊNCIA.

Corretor

Isto é tudo mentira.
Vamos deixar de ser troucha. a Amil está fazendo isto para tirar o individual e pagar menos comissão através do adesão!!

anonimo

Porque não colocaram informações do agita vendas da amil? Foi tão bacana.A corretora que eu trabalho é a Serra Corretora, mais uma vez foi o destaque e alem da viagem de bariloche ganhou como melhor torcida um cheque de R$3.500,00 que acabou fazendo um bingão entre os corretores. Porque não falam da Serra Corretora? Lá eles tem um trabalho totalmente inovador no atendimento de seus corretores. Faz da empresa a corretora mais unida do mercado e revelação em volume de vendas de 2009 e 2010

abraço

anonimo

Porque não colocaram informações do agita vendas da amil? Foi tão bacana e a corretora que eu trabalho que é a Serra Corretora, mais uma vez foi o destaque. Porque não falam da Serra Corretora? Lá eles tem um trabalho totalmente inovador no atendimento de seus corretores. Faz da empresa a corretora mais unida do mercado.

abraço

Anônimo

Permita -me somente um comentário para o relato acima da "velha novidade".

Como vender plano de saúde para pessoas acima de 59 anos sem vinculo empregaticio,sem formação acadêmica, se pela própria lei da ANS, os projetos de adesão somente podem ser oferecidos para pessoas que possuem vinculo com alguma Entidade de Classe.

Concordo que nos os corretores precisamos vender, mas ultrapassar os limites e o que determina a Lei, já é querer demais.

Além de prejudicar o beneficiário por omissão de informações.

Sem mais

CATEGORIA DESORGANIZADA

olá blog.

barabéns pelas informações aqui prestadas.
porém em relação ao agitamil que foi uma semana anterior ao do adesão, não tivemos nenhuma informação. estive lá e foi muito bom... de qualquer parabéns pelo trabalho. abraços a todos...

Anônimo

Por favor sr. Blog.
Peço à vc humildemente que não mais se direcione aos corretores com o tom de demagogia, como vc esta fazendo mais uma vez chamando a classe de ¨famintos¨ muitos ali estavam presentes depois de um dia panfletando, visitando clientes ou fazendo algo para ter produção e entregar quem sabe para a própria Amil, ou seja foram direto sem ter o tempo sagrado de almoçar, e este veiculo existe para quem?
Não precisamos de mais alguém degrinindo a nossa imagem ou nos explorando como fazem algumas operadoras não pagando comissão para pessoas acima de 59 anos ou 65 anos, são alguns detalhes que podem passar batidos e não ficarem sempre mostrando o que alguns acham que somos, tenho orgulho desta profissão e da mesma maneira não aceito este tipo de observação que para nós não vai acrescentar em nada.
As vezes acho que o Blog, enche muito a bola de operadoras,corretoras e mais ainda de algumas administradoras e os corretores ficam em segundo plano.
Caro colega, vamos deixar pensamentos pessoais de fora e sim ser um canal realmente livre de preconceitos.
Admiro muito este veiculo mas pecamos pelo axagero de sempre querer ser o mais realista, não me leve à mau.
abs

Hildebrando Polock

Achei interessante, mas faltou mais informações.
De qualquer forma estou gostando muito do trabalho de vocês. Era isso o que estava faltando nesse mercado: transparência e opinião pública.
Desde que vocês começaram eu venho observando e vejo que estão crescendo. Em qualidade e credibilidade. Mas vê se agiliza as notícias. Vocês demoram muito a publicar.
No mais, está muito bom.
Abraços,
Hildebrando Polock

Funéria

-Perfeito na colocação!. Parabéns mais uma vez ao amigo BLOG. Sua visão dos fatos e profunda...Aguardarei mais notícias.
Bj

Velha novidade

Participei do evento para o ?lançamento? do produto Amil, Dix adesão, não sei se posso dizer que foi realmente um lançamento já que os produtos de Adesão Amil, Dix já eram vendidos a muito tempo pela Divicom (SIMPI, APCD,CDL, SPO, etc?) , Med Company (APCD) e Padrão (UNE UBES). A única noticia relevante do lançamento foi a possibilidade de podemos vender o produto Amil em todo o estado de São Paulo.
Cheguei acompanhada da Sra. expectativa e sai acompanhado da Sra. frustração.
A expectativa era ouvir dos palestrantes o que todo mundo queria ouvir. Que a comissão dos planos de adesão romperia a barreira dos 100% (alguns por ai pagam 130% de adesão) e ouvir também que nós poderíamos vender os produtos de adesão para maiores de 59 anos sem formação acadêmica ou vinculo societário/empregatício e ainda ganharíamos por isso.
E claro que isso nem foi cogitado. Sendo assim ainda prefiro vender ( EM ULTIMO CASO) minha Sul América via Qualicorp. Que é um plano de boa qualidade e praticamente se vende sozinho.
A minha frustração também foi de não ter ganho um dos plantões o carro e uma das ? LAMBRETAS?.
Mais um detalhe a Amil que nos torpedeou (via sms) o dia inteiro nos convidando para o evento se ??esqueceu?? de nos enviar os convites , quando o corretor ia até a corretora para retira-los recebia a informação de que não ?tinha? nenhum convite ou se ?tinha?,teve já não ?TINHA? mais. Ou seja FALTA DE CONSIDERAÇÃO por parte da operadora,
Foi como o um dos próprios palestrantes disse o evento foi feito as presas (ou seja sem tempo para um planejamento)
Sem contar a falta de espaço no espaço.

Anônimo

falô e disse tudo, blog.
parabéns.

Carregar mais

Deixe seu comentário Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.