Falta de sono é um problema para você?

agenciaweber

agenciaweber

A queda das vendas, as informações contraditórias, o medo da pandemia e o estresse do confinamento tem afetado o sono de muita gente. E você, como tem dormido durante esse período de pandemia?

Por Givanildo Albuquerque

Posso afirmar, sem receio de estar sendo exagerado, que estamos vivendo em uma realidade sem precedentes. De repente, ficamos confinados na nossa própria casa, usamos máscara para sair, higienizamos tudo com álcool em gel, nossa casa se tornou nosso escritório, as vendas caíram e estamos longe dos nossos familiares e amigos.

Além de virar nossa vida de cabeça para baixo, o confinamento também trouxe outros efeitos colaterais. Um dos mais comentados é a perda da qualidade do sono.

Não sei você, mas desde que a quarentena começou, tenho dificuldades para dormir. Tenho amigos que também sentem isso. Basta deitar a cabeça no travesseiro e uma onda de pensamentos começa e a perda do sono é certa.

Outros amigos comentam o contrário, sentem-se sonolentos ao longo do dia e com a produtividade baixa. Não entendem por que mesmo dormindo mais, ficam cansados após acordarem e sem ânimo para fazer as atividades cotidianas.

Pesquisando sobre o tema, descobri que essa falta ou excesso de sono pode ser causada pelo estresse do isolamento. Se você não equilibrar o seu sono, corre o risco de prejudicar a sua saúde e o seu rendimento no trabalho. Mas como garantir um bom tempo de repouso? É isso o que você vai descobrir aqui.

Importância de uma boa noite de sono

Você sabia que podemos ficar mais tempo sem comer, do que sem dormir? Isso acontece porque, o sono tem o papel de reequilibrar os hormônios, reciclar os tecidos, renovar as energias e acima de tudo é muito gostoso.

A privação do sono altera o nosso humor e comportamento, algo gravíssimo para qualquer corretor de plano de saúde. Imagine que você conseguiu dormir às 3h e precisa atender um cliente às 8h. É provável que você atenda ao cliente mal-humorado, tenha dificuldade em prestar atenção ao que ele está pedindo e até mesmo cometa erros.

Mas acredite, essa é apenas a ponta do iceberg. Uma noite mal dormida não afeta apenas o nosso comportamento. É comum sentir dores nas costas, enxaquecas, desenvolver doenças como diabetes, hipertensão e pesquisas indicam que até contribuem para o surgimento do câncer.

Como dormir melhor?

Diferente do que muitas pessoas imaginam, dormir bem não se resume a descansar por uma quantidade de horas. Está mais relacionado com a qualidade, do que a quantidade. Ou seja, se você acordou se sentindo bem e disposto pela manhã, provavelmente dormiu bem.

Mas a questão é: como ter uma boa noite de sono em meio à pandemia? Pesquisei algumas dicas úteis que podem ajudar você a relaxar e descansar bem. Veja a seguir as principais delas:

Evite assistir noticiários antes de dormir: as notícias sobre COVID-19 e outras informações pesadas podem deixar você preocupado e aumentar os seus níveis de cortisol. Isso pode dificultar na hora de pegar no sono. O ideal é se informar durante o dia e assistir ou ler assuntos leves;

Deixe o smartphone longe da cama: tente deixar o smartphone longe da sua cama. Quando caímos na tentação de ver uma rede social ou fazer uma pesquisa no Google, nosso cérebro desperta e podemos gastar horas de sono em atividades improdutivas;

Tente dormir nos mesmos horários: mantenha os horários de sono regulares, ou seja, tente dormir e acordar nos mesmos horários. Se isso não for possível, tente recuperar o sono no final de semana;
Invista em momentos relaxantes antes de deitar: pegar uma xícara de chá ou leite, sentar no sofá e escutar uma boa música por alguns minutos, ajuda você a dormir bem. Também vale a pena rezar e meditar.

Se essas estratégias não funcionarem e a insônia se tornar uma companheira constante na sua vida, vale a pena procurar um médico. Ele irá recomendar o tratamento indicado para você. O ideal é cuidar bem da qualidade do seu sono, dessa forma você irá cuidar da sua saúde e melhorar o seu desempenho profissional.

Não esquece, se o que está tirando seu sono é a meta que ainda não foi batidade esse mês ou a escassez de clientes, fale com o LeadMark. Nossos leads têm alta taxa de conversão. Leia os depoimentos dos nossos clientes. Se a grana estiver curta não tem problemas, temos leads de plano de saúde grátis disponíveis para você.

Você tem alguma dica para driblar a insônia? Comenta com a gente.


Givanildo Albuquerque é empresário, fundador da LeadMark, empresa especializada em geração de leads de planos de saúde. Dedicado às atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa, o empresário garante que pode ajudar corretores e plataformas a chegar no topo das pesquisas do Google. Givanildo é articulista do Blog do Corretor e escreve sempre às segundas-feiras.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!