Funil de vendas: entenda o que é e a importância dessa ferramenta multinível

agenciaweber

agenciaweber

Por Givanildo Albuquerque

Provavelmente o termo funil de vendas soe familiar se você já tem alguns anos de estrada no setor comercial, certo? Entretanto, o post de hoje tem o intuito de tratar o passo-a-passo dessa estratégia que pode mostrar a você como vender mais, seja em transações face a face ou aquelas à distância e/ou virtuais.

De qualquer forma, é válido lembrar que não se trata de uma ferramenta nova, mas sim que vem sendo aprimorada e ganhando posição de destaque quando o assunto são vendas. Mas, para nivelar conhecimentos, vamos primeiramente esclarecer alguns conceitos básicos.

O conceito de funil de vendas e como ele é aplicado

De forma bem simples e didática o funil de vendas pode ser definido como o trajeto que o cliente faz desde o despertar de interesse por um dado produto ou serviço até a decisão de compra propriamente dita. E apesar da ilusão de que grande parte da etapa ocorre de forma independente, na realidade o marketing tem papel fundamental em todas as etapas desse processo.

Contudo, o mais importante a se entender é como essa estratégia de vendas funciona e, para isso, vamos dividir esse trajeto em 4 partes:

1- Descoberta e Aprendizado

Esse é o chamado “topo do funil”, onde o potencial cliente descobre sobre algum produto ou serviço, desperta interesse e começa a explorar e buscar maiores informações sobre o assunto.

No entanto, nessa fase o vendedor já tem papel fundamental, já que deve ser capaz de instigar a curiosidade do cliente e levantar a dúvida da necessidade de obter aquele bem.

2- Reconhecimento do problema

Depois de lançada a dúvida, o potencial comprador estará em uma redoma de questionamentos onde provavelmente identificará um problema até então desconhecido, mas que poderia ser solucionado facilmente com aquele produto ou serviço recém-descoberto.

Nesse momento o vendedor age trabalhando sutilmente técnica de vendas que incluem, por exemplo, a projeção de experiências em um “antes e depois” do consumo. Essa é a fase de transição entre o topo e o meio do funil.

3- Consideração

Esse é o meio do funil e onde o cliente considera a necessidade de obter aquele produto. Nessa fase já existe a intencionalidade de compra, mas ainda existem algumas dúvidas, sendo de extrema importância a atuação de um vendedor muito bem preparado para sanar qualquer questionamento e trabalhar essa indução de forma sutil.

4- Decisão de compra

Finalmente o cliente resolve adquirir o produto. Mas, não se engane, pois nesse momento começam as buscas de preços e concorrências. Entretanto, se você como vendedor foi capaz de gerenciar bem todas essas etapas com certeza terá crédito e preferência, mas isso não quer dizer que está com a venda ganha.

É hora de pôr a mão na massa e utilizar suas habilidades de negociação.

A importância do funil de vendas

Responda a seguinte pergunta: Por que você acha importante utilizar a estratégia do funil de vendas?

a) Porque através dele você pode captar clientes;

b) Porque através dessa ferramenta você pode acompanhar os resultados e entender melhor o comportamento de consumo;

c) Não acho importante.

E então?

Bom, espero de verdade que você não tenha respondido a letra "C", porém, se você respondeu a letra "A" ainda também não entendeu bem a ideia da ferramenta.

No funil de vendas você não irá “captar” clientes, mas sim mostrar ao seu público a possibilidade de um recurso/produto que pode ser viável para resolver determinado problema. A captação é consequência do seu poder de negociação ao final de toda essa trajetória.

Resumindo, o funil de vendas permite que você entenda o comportamento de consumo dos seus potenciais clientes, trace perfis, identifique entenda problemas que possam estar afastando outros possíveis compradores. Ou seja, em outras palavras é uma ferramenta de gerenciamento e estatística que pode auxiliar na previsibilidade e otimização de resultados.

Agora ficou tudo bem claro? Então é hora de reavaliar suas técnicas e colocar a mão na massa!


Givanildo Albuquerque é empresário, fundador da LeadMark, empresa especializada em geração de leads de planos de saúde. Dedicado às atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa, o empresário garante que pode ajudar corretores e plataformas a chegar no topo das pesquisas do Google. Givanildo é articulista do Blog do Corretor e escreve sempre às segundas-feiras.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 comentário em “Funil de vendas: entenda o que é e a importância dessa ferramenta multinível”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!