Mapear os hábitos dos consumidores pode alavancar o setor de seguros

agenciaweber

agenciaweber

Este e outros pontos foram apontados como prioritários por corretoras, seguradoras e assessorias em pesquisa realizada pelo ISB Brasil

Mapear os hábitos dos consumidores, capacitação de profissionais, fazer benchmarking, conhecer melhor a concorrência agregando valor ao negócio, preparar os corretores de seguros para vender mais e melhor. Estes foram os principais pontos elencados por seguradoras, corretoras e assessorias do segmento para alavancar o desenvolvimento do setor de benefícios. Eles participaram de grupo focal – Expectativas & Perspectivas, cujo objetivo foi entender o que os profissionais e empresas buscam do mercado, quais suas dificuldades e necessidades. O estudo foi realizado pelo Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil – ISB Brasil e os resultados foram apresentados no início de agosto.

Na avaliação de Richard Jean Coelho, gerente regional da Metlife, empresa associada ao ISB Brasil,  os resultados foram muito ricos. "Eles nos mostram o quanto de trabalho ainda há para fazermos nesse mercado, tanto em pesquisa junto ao consumidor para identificar as suas necessidades de proteção/produto, quanto em mediação entre os principais protagonistas", diz.

Anderson Fabiano Mundi Martins, diretor da Bradesco Seguros, acredita que esta ação de ouvir a opinião das corretoras e seguradoras é muito válida. "Achei uma abordagem muito rica e produtiva. É bom ver a diferenciação do grupo seguradora com o grupo de corretoras. Os pensamentos são diferentes, mas tudo é em prol dos mesmos objetivos", afirma, destacando que a discussão sobre o treinamento chamou a sua atenção. "Hoje é uma dificuldade que nós temos. A seguradora quer treinar e o corretor quer participar, mas falta tempo, falta direcionamento e falta, muitas vezes, a prática, por que o treinamento normalmente é técnico e foca no produto, que é uma coisa que a maioria, de certa forma, já sabe", observa.

Apresentação dos resultados – Realizado no dia 03 de agosto, no Hotel NH Curitiba – The Five, o evento contou com a participação de representantes do mercado de seguros. Na oportunidade, foram apresentados a metodologia de estudo e os resultados alcançados. Para Tânia Regina Bini, sócia-proprietária da Diplomata Corretora de Seguros, esta iniciativa do ISB pode fortalecer o setor de seguros. "Nós, corretores de seguros, temos total interesse em darmos nosso ponto de vista e assim ajudarmos as seguradoras a colocarem determinados produtos ou até mesmo corrigir determinadas falhas e entraves que não fazem sentido. Com isso, podermos comercializar mais e termos de fato um ganha, ganha", relata.

Esta pesquisa em grupos focais foi a primeira ação estratégica do ISB Brasil. "As atitudes positivas do ISB Brasil tendem a nos amparar, buscando modificar falhas no setor. Entendo que há muito trabalho a ser feito, mas mantendo o foco e, principalmente, estando abertos a ouvir o mercado segurador, o crescimento será inevitável e infinitamente produtivo", afirma Fabiana Guarenghi, da Corretora Critério.

O ISB Brasil realiza pesquisas, mediação, mentoria, palestras, cursos e seminários, fomentando o desenvolvimento e o crescimento do segmento de benefícios. Mais informações: aqui.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!