O efeito bumerangue na sua empresa

agenciaweber

agenciaweber

Por Michel Ank, CEO do BUME*

Usar um ditado popular pode não ser melhor maneira de sustentar uma argumentação, mas, asseguro que o emprego do dito é justificado. A expressão em questão afirma que "tudo o que você faz, um dia volta pra você". Falada abertamente pelos mais velhos e até mesmo na letra do Legião Urbana, a frase tem aplicação diversa e pode ser adaptada para o mundo do empreendedorismo.

Seja você autônomo, colaborador ou líder de uma empresa, considero crucial o desenvolvimento do "conceito bumerangue". A ideia pode ser resgatada nas palavras de Jeffrey Keller, que diz: "Você pode dar-se conta ou não, mas você está arremessando um bumerangue hoje. Na vida, você joga bumerangues diariamente. Esses bumerangues têm a forma das ações e dos comportamentos que você atira ao mundo, e que vão voltar para você mais tarde, muitas vezes com seus efeitos multiplicados".

Apesar da ideia de que tudo de bom que é entregue trará um retorno positivo ser óbvia, ela acaba se perdendo nas práticas do cotidiano. Quando o conceito é aplicado, é possível evitar problemas futuros e até mesmo saber lidar com os reveses que surgem. Sendo assim, caso a empresa esteja passando por uma situação complicada, o "efeito bumerangue" pode ser útil para encontrar a raiz daquele obstáculo. Apesar de toda a estratégia e organização, é comum que, os negócios não percebam que determinado contratempo é resultado de um bumerangue lançado.

Com esse pensamento, empresas, gestores e colaboradores se responsabilizam pelos seus atos e enxergam o seu papel na situação. Assim, quando surge um porém, a "culpa" não será lançada de um lado para o outro ou atirada para algo abstrato como destino ou intervenção divina. Ressalto, contudo, que a tal reflexão não deve se tornar um linchamento corporativo. Não se trata de uma enunciação de culpa e sim, de responsabilização de todos os componentes da estratégia.

Outro ponto que ressalto é relativo ao tempo que leva para que o bumerangue comece a "voltar para a empresa", digamos assim. Resultados imediatos e relevantes são apreciados, mas no conceito apresentado, é necessário pensar à longo prazo. Por exemplo, se um negócio almeja se tornar o maior do seu ramo, a instituição lançará bumerangues estratégicos para alcançar essa meta. Cada ação pode levar determinado tempo e muito provavelmente, não será um retorno imediato.

Sendo assim, é possível concluir que o efeito pode ser um complemento benéfico para a empresa como um todo. Pode-se aplicá-lo na essência da cultura organizacional, nas estratégias que serão empregadas e na solução de adversidades que surgem. É inusitado pensar que uma frase tão conhecida poderia se tornar um diferencial estratégico. Por fim, gostaria de terminar o texto com uma pergunta enigmática e quase motivacional: quais bumerangues você está lançando?


Michel Ank (34 anos) é CEO e fundador do Bume, plataforma de gestão, marketing e vendas no Instagram. Ao longo de sua carreira, o empreendedor se especializou na área de TI e atuou durante seis anos na Vale. Apesar disso, sempre empreendeu em projetos paralelos aos trabalhos formais que exerceu. Por conta de tais iniciativas, Michel enxergou a oportun idade de criar um negócio voltado para o Instagram. Em 2016, ele, ao lado do sócio Samuel Liberato, tirou o Bume do papel e se dedicou no desenvolvimento e aperfeiçoamento da plataforma. Com o crescimento da empresa, Michel se desligou do cargo de Arquiteto de Integração na Vale em meados de 2018. O empreendedor é formado em Sistemas de Informação, cursou MBA de Project Management na Fundação Getúlio Vargas e já passou por imersão em empreendedorismo na Babson Colleg.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!