O líder dos BRICs

agenciaweber

agenciaweber

O ministro da Integração, Francisco Teixeira, afirmou que 75% das obras do Projeto de Integração do rio São Francisco serão concluídos até dezembro. Segundo o governo, 55,5% do total previsto já estão concluídos. O balanço das obras de transposição do rio São Francisco foi apresentado em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que promove ciclo de debates sobre o tema.

O ministério prevê a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro de 2014. A expectativa é de que todas as obras, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sejam concluídas até dezembro de 2015.

– A meta é avançar em média 2% ao mês para que possamos chegar com 75% dessas obras concluídas até o final deste ano e ficar os 25% [restantes] para o ano seguinte – disse.

Estão em construção canais, aquedutos e barragens naquela que vem sem classificada pelo governo de "maior obra de infraestrutura hídrica do país". O objetivo principal é garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o projeto contempla 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino.

Atualmente, as obras, que incluem a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água, empregam mais de 9.200 trabalhadores, segundo o ministro.

Revitalização

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) elogiou o projeto, que contempla ainda 38 ações socioambientais, como o resgate de bens arqueológicos e o monitoramento da fauna e da flora regionais. José Pimentel (PT-CE) e Humberto Costa (PT-PE) avaliaram como positiva a expectativa de entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro de 2014.

– Vejo com animação o fato de que essas duas primeiras metas, tanto do Eixo Norte, quanto do Eixo Leste, poderão talvez ter o seu cronograma de preenchimento com a água e atendimento aos municípios antecipada – assinalou Humberto.

Atrasos

Mas nem todos os senadores estão otimistas com os prazos assumidos pelo governo. Eduardo Amorim (PSC-SE) e Cícero Lucena (PSDB-PB), por exemplo, lamentaram os sucessivos atrasos nas obras. Quando foram iniciadas em 2007, previa-se que a transposição do rio São Francisco seria concluída em 2012. Eles também avaliaram que o novo cronograma não será cumprido se for mantido o atual ritmo das obras.

– Em dezembro, [a obra] tinha 52% e em março temos 55%. Isso corresponde a um acréscimo de 3% em três meses. Fico animado com a afirmativa do ministro de que vai tentar atingir 2% [de execução ao mês]. Mas, para mim, esse cronograma não será cumprido da forma como estão afirmando – afirmou o parlamentar paraibano.

Sobre os atrasos, o ministro avaliou que a demora na obra ocorreu devido às novas licitações necessárias após algumas companhias abandonarem trechos. Segundo ele, com a conclusão de trechos das obras a água deve ser liberada para a população antes mesmo da conclusão da transposição.

– O ano de 2012 foi um ano difícil, e uma parte de 2011 também, no sentido de reverter o processo, concluir alguns detalhes de projeto, preparar novos editais, negociar com empresas, relicitar. E já entramos em processo de remobilização praticamente no nível que estava lá atrás ? apontou Teixeira. Para o presidente do colegiado, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), ficou evidente na exposição de Teixeira que o ministério tem se esforçado para dar celeridade ao processo.

– Realmente é um projeto complexo e há um controle rígido dos órgãos ambientais na execução das obras – assinalou Valadares.

Fonte: Portal de Notícias

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!