O ótimo vendedor nasce pronto? Saiba como potencializar suas vendas!

agenciaweber

agenciaweber

Veja sugestões para que profissionais que trabalham com vendas possam melhorar o desempenho no dia a dia

Por Alexandre Slivnik

O trabalho como vendedor nunca foi algo extremamente fácil. É claro que faz parte da vida das pessoas comprar coisas, das mais simples aos artigos de luxo, e são esses profissionais os grandes responsáveis por ajudar o consumidor a encontrar os produtos que mais atendem ao estilo de vida de cada um. Certamente, uma profissão que merece muito mais crédito do que recebe e poucos sabem que há muito estudo, preparo e paixão nos bastidores das vendas.

Por todos esses motivos, o especialista em atendimento ao cliente, gestão de pessoas e palestrante Alexandre Slivnik explica que para ser vendedor, não é necessário apenas o famoso talento “nato”. “Com certeza muitas pessoas têm uma aptidão extra com vendas, mas assim como qualquer outro trabalho, é possível adquirir os conhecimentos necessários através de estudos para ser um ótimo vendedor. Minha recomendação é que os interessados em seguir essa carreira busquem bons conteúdos em livros, vídeos e treinamentos. Dessa forma é muito mais fácil alcançar sucesso”, conta.

Estudo é um dos principais meios para alcançar o objetivo de quem atua neste segmento. É essencial conhecer profundamente as características do que se pretende oferecer, entender quem são os clientes e suas necessidades. Essa é uma regra de ouro. “Só assim, será possível fazer a diferença no dia a dia das pessoas que consomem”, afirma Slivnik.

Ser persistente pode fazer parte do jogo e sempre foi um recurso muito utilizado, porém é preciso ter cautela. “Ao insistir demais, o vendedor pode ser visto como chato. Caso o cliente dê alguma abertura, essa ferramenta pode ser útil. Do contrário, depois da segunda ou terceira tentativa sem sucesso, talvez o melhor seja observar e ter um comportamento mais receptivo”, recomenda o especialista.

Alexandre defende que a satisfação do cliente é algo extremamente importante para a empresa, já que é a fidelização que gera perenidade, mas isso só é possível se os colaboradores forem engajados e comprometidos, afinal, são eles os principais responsáveis pelo atendimento. “Os vendedores só conseguirão entender a necessidade do seu público ao entender a importância do seu trabalho”, o palestrante afirma.

Uma das dicas para os responsáveis por acompanhar métricas de colaboradores é pensar em metas ambiciosas, mas que possam realmente ser atingidas pela equipe. Além de promover o crescimento contínuo, esse é um dos fatores que ajudam a manter o time motivado.

A grande fórmula para obter sucesso em vendas é: Meta + Motivação + Reconhecimento = RESULTADO. E você? Está preparado para vender mais e transformar os seus resultados?


Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education – Boston/ EUA). www.slivnik.com.br

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!