fechar
Comentar
Publicado por Emmanuel Ramos de Castro

O que é isso, companheiro?


O fogo que aquece e que salva uma vida é o mesmo que mata, se para este fim o calor das suas chamas for utilizado.
.
Observando a Natureza, é possível compreender a assertiva embasada no Racionalismo de São Tomás de Aquino, René Descartes e Baruch Spinoza (Século XVIII) ? que utilizaram o raciocínio dedutivo como base de seus sistemas filosóficos. Logo, o mal não existe.
.
Podemos, pois, afirmar que o bem é a matéria prima do mal?
.
Este, assim como a ética de Renan Calheiros ? ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso e agora recém eleito Presidente do Senado Federal -, não é um objetivo em si mesmo, mas algo criado por nós a partir do bem.


Ave ou réptil
.

Nesta semana que passou o mercado de planos de saúde foi surpreendido por uma medida estatutária de um Sindicato legalmente constituído e que se apresenta como defensor dos direitos e deveres dos Corretores de Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo, o Sincoplan.
.
Por falta de comunicação ou por não conhecer as reais intenções daqueles que estão por trás dessa suposta ideologia sindical, o mercado preferiu deixar que os neolulistas provassem sua capacidade de subsistir. É assim que funciona.
.
Nenhum cérebro notável insurgiu, nesse ínterim.
.
Nenhum criativo e democrático projeto foi proposto ao mercado pelo novo sindicato. Muito pelo contrário, as armas utilizadas para dizer eu estou aqui foram as de sempre: alguns benefícios para associados comum a qualquer sindicato e a diligência que pegou as Corretoras de surpresa.
.
Sentindo-se preterido e amargando certo complexo de rejeição, o Sincoplan, finalmente, teve o seu dia de glória.
.
Bastou mergulhar no fosso criado entre o corretor de planos de saúde e a sua (in)existência legal, e a entidade de classe encontrou inúmeros motivos que o fizeram existir.
.
Para atender as exigências do Sincoplan, entretanto, o mercado terá de se reinventar e isso pode ser muito bom para todos.


Por outo lado, a obrigatoriedade de contribuição sindical, recolhimento de taxas, emissão de nota fiscal pelos corretores às Corretoras, tudo isso, somado à instabilidade econômica do corretor de plano de saúde...
.
Futuro, teu nome é mudança(!).
.
Não faremos aqui nenhum juízo de valor da atuação desse sindicato, até porque ele mal começou a atuar, pelo contrário, damos-lhe as boas vindas, torcemos para que a sua existência seja profícua para o mercado e colocamos o Blog do Corretor à disposição para que a sua diretoria mostre a sua cara e, falando diretamente para o corretor, diga o que está saindo de dentro desse ovo que acaba de irromper.

Leia também

33 comentários
Comentar
Senhor Abravanel

Eu tinha assistido o programa segura Brasil pela tv quando a entrevista do Sílvio Toni foi ao ar e agora vocês colocaram no blog e eu assisti de novo. Ele fala do MEI, mais agora eu tô sabendo que o MEI não pode ser usado pelos vendedores. E aí, blog, pode ou num pode?

BLÁ BLÁ BLÁ...

A ) SOBRE COOPERATIVAS : POR FAVOR PESQUISEM SOBRE A JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA, QUER VIA OPERADORA, QUER UMA CORRETORA A CONTRATE PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ;

B ) SOBRE CPF, NOME, RG EM PROPOSTA, TRATA-SE DE MERA INDICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL ( OU CIVEL, NÃO LEMBRO ) OU CRIMINAL. MANTÊM-SE MINHA OBSERVAÇÃO : NÃO SOMOS NINGUÉM PARA A RECEITA FEDERAL , PARA O INSS E FGTS, QUE É DE VERDADE O QUE NOS INTERESSA, POIS NA PARTE CIVIL ( OU CIVEL ) OU CRIMINAL, TENHO CERTEZA QUE A MAIORIA NÃO SE ENQUADRA.

AO MENOS ESPERO !!!!!

corretor de seguros
seguros@seguros.com

Sr. Bla..Bla..Bla.. uma correcao... associacoes, sindicatos, cooperativas, sao entidades pessoa juridica (privada), ou seja, nao havera vinculo empregaticio na prestacao de servicos, mesmo porque a cooperativa nao presta servicos somente ha 1 corretora ou plataforma ou somente a 1 operadora. Enfim somente coloquei no blog uma ideia... Fico feliz que ja entrou em discussao este assunto, isto significa que os corretores e vendedores de saude estao atentos e com vontade de mudancas. Outro assunto, o Senhor diz que nao existe... talvez seja outro equivoco, pois verifico hoje nas propostas e contratos de planos de saude que o corretor e obrigado colocar nome e cpf, ou seja, em caso de qualquer futuro problema de fraude ou omissao, que o cliente venha acionar a operadora ou seguradora judicialmente, o corretor de saude e/ou vendedor de saude tambem sera acionado com co-responsavel pelas informacoes.. ou achas que seu nome e cpf esta no contrato somente para decoracao.. pense nisto! Voce existe sim paras corretoras e operadoras! abracos

BLÁ BLÁ BLÁ...

Mas nenhuma autoridade no assunto.

Sindicato de quem mesmo, essa é a verdade !

A maioria não existe para a Receita, para o INSS, para ninguém.

Essa categoria não é reconhecida e o Sindicato diz que lhe pertence ?

Mentira Mermão ! Nós não somos CLT, MEI ou atrelados a prefeitura.

Pq o pessoa não se informa mais ?

Por isso esse sindicato não responde !

Ah, e nenhuma operadora ou corretora vai contratar cooperativas pq a nossa legislação trabalhista enxerga essa ligação como vinculo empregatício e nenhuma, percebem, NENHUMA operadora ou corretora vai querer pagar a conta duas vezes.

Não se iludam gente, se informem !

Alexandre Antonio Meres

Prezado senhor Antunes, boa noite.

Não há nenhum problema em nos encontrarmos para discutir assuntos referentes aos nossos interesses. Acredito que o senhor Carlos Lima, atual presidente do Sincoplan, sindicato representante da nossa categoria e regularmente registrado junto ao Ministério do Trabalho, estaria de acordo, mas não vejo no que esse assunto diz respeito ao blogueiro. Com todo respeito, a opinião dele é irrelevante. Minha crítica a esse blog começa pelo nome escolhido. Melhor seria se fosse chamado de ?Blog das Corretoras?, porque não se trata de um trabalho voltado aos interesses dos vendedores de planos de saúde, mas sim aos interesses das Corretoras de Planos de Saúde. Um nobre trabalho, mas que não vem ao encontro dos nossos interesses. Também quero ressaltar que tenho todo respeito pelas Corretoras de Planos de Saúde que trabalham honestamente provendo o material e o apoio que necessitamos para exercer nossa profissão. Os donos das Corretoras de Planos de Saúde são nossos parceiros e devemos trabalhar em conjunto para melhorar as condições para todos que atuam nesse ramo. É possível encontrar uma solução que satisfaça a todos, afinal dependemos uns dos outros. Sim, podemos marcar um encontro, mas antes prefiro continuar nosso diálogo por "email" e então talvez possamos marcar um encontro para discutir assuntos referentes aos nossos interesses.

Obrigado pelo retorno.

Alexandre Antonio Meres

alexandremeres@hotmail.com

Antunes

Alexandre Antonio Meres boa noite,

Suas pontuações são corretas, mas o mercado (vendedores) não querem se ajudar. Eles preferem se vender, se trocar por ticket refeição, e por um pão com manteiga de manha. Recebem indicação de X e entregam para Y. Isto não é profissional. Isto também é crime, pois alguém investiu neles. Hoje estão sem eira nem beira.

Com relação ao assunto abordado estou com toda a documentação pronta, como bem disse, o blogueiro esta errado e muito. Mas já tentei chegar ate ele e o desprezo pela ideia foi total. Não é isto que eles querem.

As leis que o Sincoplan se apoia estão corretas e as contribuições são devidas para ele de fato e os corretores não se atentaram pelo fato de que as corretoras já recolhem para o famoso Sindicatão, mas o Sincoplan não percebeu uma coisa " o mercado pertence até este meu comentário aos corretores de planos de suade. E somente eles estão sendo prejudicados.

Façamos um teste:

Amanha durante o dia na Dom Jose de Barros,na Sete de Abril, na barão de Itapetininga e arredores caminharemos por entre estes corretores desesperados, e vamos ver se nos encontramos através de nossas ideias. Eu, você, o blogueiro e o Sr. Carlos Lima presidente da Sincoplan. Andaremos entre este corretores e de alguma forma nos encontraremos, pois debatemos o mesmo assunto

Outra coisa o MEI é CRIME . CRIME contra a economia e contra uma profissão que pode não ser regularizada, mas existe da fato, isto tem Jurisprudência. Já existe as primeiras denuncias deste caso. Estou acompanhando de perto e posto os desdobramento aqui.

Estarei la amanha após as 11 horas. Lembro que por não nos conhecermos isto não tem caráter politico nem tom agressivo, apenas vamos ver se ao nos depararmos nos identificamos, já que o blogueiro diz estar sempre la, a Sincoplan ser nas redondezas veremos....... Uma manifestação bem a caráter desta profissão, sem organização e descentralizada.

Alexandre Antonio Meres

Reparem que a lei se refere a qualquer tipo de serviço, operação ou atividade.

Alexandre Antonio Meres

O que o blogueiro está enganado. Nada há do ponto de vista legal que impeça vendedores de planos de saúde de se organizarem em cooperativa. Trata-se de um direito constitucional.

Lei 5764 de 16 de dezembro de 1971. Art. 5° As sociedades cooperativas poderão adotar por objeto qualquer gênero de serviço, operação ou atividade, assegurando-se-lhes o direito exclusivo e exigindo-se-lhes a obrigação do uso da expressão "cooperativa" em sua denominação. A Lei 5764 foi recepcionada pela Constituição federal, o que significa dizer que ela continua valendo.

Anônimo

Por que o Sincoplan não responde a pergunta do "Sindicato de quem ?"

Tem como Moderador ?

Conservadora dos Jardins

Eu fiz um curso puxado e por ele paguei muito caro. Hoje, sou susepada e o meu sindicato é o Sincor.
Minha agenda é ocupada somente três dias por semana. Os demais dedico-me aos cuidados com a beleza física do meu corpo e a decoração do meu apartamento que é um primor.
Não por acaso sou tão observada quando saio na rua.
Na outra ponta estão as mulheres que me invejam e os homens que me desejam.
Só de longe, claro!
Beijinhos

Conservadora dos Jardins
Corretora e Socióloga
Formanda pela PUC-RS

corretor de seguros

VENDEDORES DE SAUDE E CORRETORES DE SAUDE...

Vamos refletir: A SUSEP e uma agencia regulamentadora e fiscalizadora das Seguradoras e Corretoras de Seguros Correto? A ANS e uma agencia regulamentadora e fiscalizadora das Operadoras, Seguradoras e Administradoras de Saude correto? PORQUE A ANS que regulamenta e fiscaliza Operadoras, Seguradoras e Administradoras NAO regulamenta e fiscaliza tambem a profissao do corretor ou vendedor de saude? Qual a impossibilidade disto? Politicagem ou simplesmente a desconsideracao por este profissional que enriquece dia-a-dia as operadoras e seguradoras de saude... Por isto Senhores corretores... defendo a vossa uniao atraves de uma cooperativa.. para fazer valer vosso trabalho... pq senao vejo que esta chegando no mercado mudancas com o titulo SUBLIMINAR: "EXTERMINIO DE CORRETORES E VENDEDORES DE SAUDE"

.
COMENTÁRIO DO BLOG
Do ponto de vista legal, o corretor e/ou vendedor de seguros e planos de saúde, não pode constituir uma cooperativa.
Esta iniciativa já foi tomada lá atrás, mas seus idealizadores foram obrigados a declinar da ideia, por orientação da associação das cooperativas.
Um abraço,
Moderador

corretor de seguros

Neste caso quem lhe defende...Sindfan... Sindicato dos Fantasmas Anonimos...rs.. Brincadeira... Verdade... e Tem gente acreditando que tal instituicao vai lembrar do vendedor de saude ou corretor de saude nao regulamentado pela SUSEP.

Sindicato de quem ?

Responde pra mim Sincoplan, se vc tiver resposta :
a ) não sou autonomo na Prefeitura ;
b ) não sou MEI ( e nem pode, pq PROMOTOR DE VENDA não enquadra VENDEDOR DE PLANO DE SAÚDE ; isso mesmo algumas corretoras estão arrumando uma dor de cabeça pro vendedor ) ;
c ) não sou CLT ;

Sou autônomo, não existo pra Receita Federal, não sou registrado, MEI e nem CCM ...não existo ....

Quem me defende, qual é o Sindicato ????????????/

Palhaçada

Pessoal o unico jeito de acabar comn esta palhaçada é nos unirmos e ficarmos pelo menos 3 dias sem vender nenhum plano de saúde. não nos deixará pobres e pode ter certeza que as operadoras sentirão muito

Alexandre Antonio Meres

Para a Gretchen

Taxa é uma coisa, contribuição sindical é outra. E eu não não faço parte do sindicato, mas creio firmemente que nossa categoria precisa de alguém para nos representar. A ideia da cooperativa é muito boa. Se alguém estiver interessado em conversar comigo sobre isso é só mandar um email.

alexandremeres@hotmail.com

corretor de seguros
seguros@seguros.com

SENHORES CORRETORES E VENDORES DE PLANOS SAUDE.

UMA IDEIA: JA PENSARAM EM ABRIR UMA COOPERATIVA DE CORRETORES E VENDEDORES DE PLANOS DE SAUDE? SERA QUE TALVEZ ASSIM VOCES NAO CONSEGUIRIAM UM MOVIMENTO MAIOR EM PRÓ A CATEGORIA E TAMBEM FORCA DE NEGOCIACAO JUNTO AS CORRETORAS E ADMINISTRADORAS?

corretor de seguros
seguros@seguros.com

Obrigado Valter, porem tambem desconheco algum orgao regulador de vendedor de saude ou corretor de saude em especifico, logicamente a existencia de corretores de seguros, que militam na area de comercializacao de planos e seguro saude, porem devidamente registrado no orgao SUSEP. Quero deixar bem claro, que este comentario nao tem nenhum proposito de diminuir ou atacar o vendedor de saude ou corretor de saude, somente acho que pagar sindicato sem a existencia de um orgao regulamentador da profissao, dificilmente conseguira grandes conquistas, isto ja se verifica, pois salvo engano, alguns participantes do blog ja comentaram que esta instituicao ja é existente ha 4 anos e nada foi feito de importante a favor da categoria. Desejo sempre aos vendedores e corretores de saude muitas vendas e sucesso!

Valter de Souza

Resposta p/ o comentarista:
corretor de seguros

Não tem prova, curso ou um orgão que registre esta profissão: "vendedor de plano de saude" ou "corretor de plano de saude". (fora a susep)Agradeço se puder contribuir com mais esclarecimentos de sua parte.Valter de Souza

Gretchen

Deixa ver se eu entendi.

O Alexandre que deve de ser do sindicato disse que num tem pagamento de taxa e que por enquanto é somente o bloguero que tá dizendo isso.
Mais pra frente o Alexandre diz:
(Existem duas formas de contribuição sindical. Uma é obrigatória, mas é mínima)...
Ué, mais o bloguero nun tá certo então??
Ou foi eu que perdi o rebolado??

Para José Aleluia

"plano de saúde : você ainda vai precisar de um"

nossa, bão pra tocar o terror no email marketing kkkkkkkkkkkkk

Eu digo que

Meu vô dizia : quanto mais fede a carniça, mais urubu aparece pra te beliscar.

O que tem estragado este mercado, cada vez mais rarefeito, é a fusão de operadoras, extinção de outras, suspensão de tantas outras, corretoras aventureiras, vendas administrativas, seleção de risco (idade, pré, segmentação), vinda das administradoras, ANS, crescimento econômico, formalidade, emprego e etc...

Agora aparece mais alguém pra nos beliscar mas te digo uma coisa, sem carniça, não tem urubu também !

José Aleluia

Eu já me decidi. Vô abrir uma igreja, cobrar dízimo, comprar uma mansão, um elicópitero e num quero mais saber de plano de saude.

Alexandre Antonio Meres

Sindicato é a associação de membros de uma profissão ou de empregadores, destinada a defender seus interesses.

Não é obrigatória a filiação dos trabalhadores ao sindicato da categoria, nos termos do inc. V do art. 8º da CF/88.

Quanto à emissão da nota fiscal e pagamento de taxas fiquem tranquilos. Por enquanto quem está afirmando isso é o blogueiro.

Existem duas formas de contribuição sindical. Uma é obrigatória, mas é mínima. Vale a pena pagar essa contribuição porque enquanto Corretoras e Operadoras já se organizaram há muito tempo, os Vendedores continuam sem ninguém para defendê-los. É com esse valor que o Sindicato se mantém e assim pode defender o interesse do Vendedor quando uma Operadora se recusa a pagar a comissão, por exemplo. Ou quando o nome do vendedor honesto é incluído em numa lista negra porque ele se desentendeu com o dono da Corretora.

A outra forma de contribuição não é obrigatória. O trabalhador contribui se quiser. Quando o sindicato é bom, normalmente o trabalhador contribui com satisfação.

O Sindicato existe para defender os interesses do trabalhador. E vendedor de Planos de Saúde, meus amigos, também é trabalhador.

alexandremeres@hotmail.com

Milton Elias
www;matrizdasaude.com.br

Em tempo seria otimo que tivessemos uma representaçõa, um sindicato forte para colocarmos em igualdade de condições, com as operadoras e as corretoras, isso prescisa ser feito com transparencia, para que todas envolvidos saim ganhando.

corretor de seguros
seguros@seguros.com

Ola amigos, uma duvida: Corretor de Saude e regulamentado? Tem algum orgao especifico regulador? Ex. Susep... CRC.. CRECI...
Pagar sindicato sem regulamentacao da profissao.. Isto me parece um ABSURDO! Eu ainda Pago o meu Sindicato (Sincor) pois sou regulamentado pela Susep, ai tudo bem...Mas o corretor de saude...tenho minhas duvidas.. e fico triste por aproveitarem desta categoria informal de corretores que lutam no dia-a-dia para sobreviver e ganhar seu pao de cada dia, suando, correndo, recebendo desaforos de clientes, e isto sem ter direito a fundo de garantia, seguro desemprego, ferias, e demais direitos de um trabalhor. TRISTE! POIS QUEREM ACABAR COM O CORRETOR DE SAUDE.

Antunes

Esta segunda começou legal, demissões de corretores, movimentação do mercado para fragilizar de vez as corretoras. Bem, tem uma forma de reverter isso. Manifestem aqui se desejam ou não sair deste buraco.

Abraços

Antunes
antunes_2001@hotmail.com

CGT

Futuro, teu nome é mudança! Gostei da frase.Acho que é por aí mesmo. Muita mudança vem por aí e num vai sobrar pedra sobre pedra.

MST

Peraí, o que tem o blogueiro a ver com isso?
O cidadão Passado Presente pudia esplicar o que ele quis dizer com isso?
A corretora de saúde também disse que o nome dele estava lá.
Eu num tô entendendo nada....
Eu só sei que eu num posso pagar esse monte de taxa.
Vô pegar o meu banquinho e sair de fininho. Tô pensando em virar artista de rua. Disse que tá dando uma grana boa... agora com o crescimento da classe C.

Sem Terra

Quê?????????
Eu tenho de emitir nota para corretora?
Será que eu entendi bem?

Anônimo

Era só o que faltava.

Vicentinho

Peraí, eu vou ter de recolher taxas na prefeitura, pagar o sindicato, emitir nota fiscal pras corretoras... que mais?

Tá boa?

Vou virar cachero viajante.

Passado presente

KKKKKKKKKKK por essa o blogueiro não esperava.
Deste ovo saira um jacaré com a boca bem aberta.

Corretor de saude

blogueiro, pq vc fez parte da formacao ceeste sindicato? seu nome consta da formacao?

Carregar mais

Deixe seu comentário Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.