O que fazer em tempos de coronavírus?

agenciaweber

agenciaweber

Creio que não há mais nenhuma orientação médica ou sanitária a se dar a respeito do coronavírus além daquelas que estão sendo repetidas incessantemente nos meios de comunicação, redes sociais e entre a própria população. E, ainda que houvesse, provavelmente um advogado não seria a pessoa mais indicada para orientá-los.

Fato é que o mundo inteiro está precisando de isolamento e não terá como ser diferente aqui no Brasil, enorme e superpopuloso.

Então, respondendo ao título, o que se fazer em tempos de coronavírus? Nada. Ou quase nada.

É absolutamente natural e justo que muitas pessoas que dependem do trabalho diário para sobreviver, inclusive empresários e profissionais liberais, estejam em situação próxima a de desespero, se vendo entre a cruz e a espada sobre manter ou não os negócios abertos durante esse período, com receio de que os prejuízos sejam insustentáveis. Outras camadas da população sofrem o mesmo, em relação aos seus empregos.

Como dito, a preocupação é justíssima, mas o problema não é localizado, e sim mundial. E sem precedentes.

Assim sendo, todos estão no mesmo barco, cientes da existência de tão grave questão e certamente os contratos e obrigações serão revistos conforme a necessidade. Acreditamos que a boa-fé das pessoas prevalecerá, mas, se for necessário buscar no Judiciário algum reequilíbrio, certamente será observado, pois os juízes não estão imunes ao que está acontecendo e nem serão indiferentes a isso.

Até os bancos (quem diria!) estão colaborando e desde já prorrogando prazos de pagamento.

Então, apesar de tempos difíceis se avizinharem, quanto antes minimizarmos os impactos sociais da doença, mais rápido nos veremos livres dela.

Por isso, suplico a todos que façam o possível para ajudar a quem precisa, que se compadeça dos mais vulneráveis e, dentro do que estiver ao alcance, aceite alguns sacrifícios, pois todos estão se sacrificando. O dinheiro pode ser ganho novamente depois.

Aliás, para se ganhar dinheiro, condição sine qua non é estar vivo. E ter dinheiro não resolve o problema de ter saúde e nem mesmo garante sobreviver.

Enquanto escrevo este texto recebo a notícia de que o presidente do conselho administrativo do Banco Santander em Portugal acaba de falecer em decorrência do coronavírus. Há exemplo mais eloquente do que esse?

Que Deus o tenha, assim como a todos os falecidos e que Ele olhe por nós em todas as nossas necessidades durante essa etapa. Devemos ainda agradecer e ter reconhecimento pelos bravos profissionais dos serviços indispensáveis, que, ao invés de parar, ampliarão seus esforços nesse período, especialmente os profissionais da área de saúde e demais que atuam junto aos hospitais.

Quanto ao resto da população, como eu e talvez você, leitor, seja bondoso, faça o que puder ser feito a partir de sua casa, não exponha outras pessoas a risco e mais nada.

Aliás, pode fazer algo prático e infinitamente relevante. Siga o conselho do Santo Padre Pio de Pietrelcina: "Reze, espere e não se preocupe. Deus é misericordioso e ouvirá a sua oração!".

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!