O que precisamos aprender com os corretores (de imóveis)!

agenciaweber

agenciaweber

Tudo que você precisa saber para se tornar um corretor de imóveis

O desejo por atuar como um corretor de imóveis é muito comum, dado o ótimo mercado que existe no setor imobiliário. Felizmente, esse processo é bem mais simples do que pode parecer.

Um corretor de imóveis tem como principal função ajudar seus clientes a encontrarem uma propriedade que seja ideal para eles em todos os sentidos, desde o local onde ela fica até mesmo aos valores que cabem no orçamento.

Porém, o trabalho de um corretor vai muito além de encontrar o imóvel no local perfeito e pelo preço ideal, através de uma intermediação entre o cliente e o dono do imóvel.

São várias as atribuições desse profissional, e para que ele se desenvolva melhor em todas elas, é preciso ter algumas características e também conhecimentos específicos.

Para que tudo fique mais claro para você, que deseja se tornar um corretor, confira informações completas a respeito do que esse profissional faz, o que é preciso saber para se tornar um e quais são as exigências do mercado.
 

O que, exatamente, faz um bom corretor de imóveis?
Quem deseja trabalhar como corretor precisa entender a abrangência dos profissionais do ramo, para que consiga lidar bem com todas elas e, consequentemente, se tornar um excelente profissional.

Entende a necessidade e realidade do seu cliente
Por mais que um corretor de imóveis queira vender uma propriedade de valor mais elevado, é preciso que ele, acima disso, coloque a necessidade e a realidade do seu cliente na frente. Assim, o negócio será vantajoso para todas as partes.

É durante esse momento que o corretor irá buscar os melhores imóveis para o cliente a partir de suas necessidades, em relação à localização, à área e também ao orçamento disponível.

Mostra as diversas opções
Esse é um ponto essencial e que mais faz diferença para que o cliente feche negócio.

É função do corretor apresentar o imóvel para os clientes de uma forma que tenha como principal objetivo convencê-lo de que aquele é o lugar ideal para ele e sua família, no caso de um imóvel residencial, ou para seu negócio, em imóveis comerciais.

Isso deve ser feito de uma forma justa e honesta, para que o cliente não venha a se arrepender depois da compra.

Também é importante ressaltar que o momento de apresentação começa muito antes de ir ao local com o cliente. É preciso que o corretor vá à residência primeiro, arrume-a e a deixe agradável visualmente, pois isso conta muito na decisão do cliente.

O que é preciso fazer para se tornar um corretor de imóveis?
A função de corretor de imóveis já é antiga e foi regulamentada no Brasil no ano de 1962. Por isso, quem deseja trabalhar com essa profissão precisa ter o registro no CRECI, que é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Além desse registro, é necessário que o interessado seja maior de idade e tenha concluído o ensino médio, para que então possa começar um curso específico.

Curso técnico de transações imobiliárias
Esse é um curso profissionalizante para pessoas que desejam se tornar corretores de imóveis, e sua duração pode variar de 4 meses até 1 ano e meio, de acordo com a opção escolhida, entre presencial, semipresencial e a distância.

O curso pode ajudar muito o profissional, pois nele é possível aprender vários temas, como matemática financeira, certos pontos jurídicos e até mesmo alguns de arquitetura.

Além desse curso profissionalizante, existe também o superior, que é tecnólogo em Gestão Imobiliária, em que a abordagem dos assuntos é ainda mais profunda.

Estágio
Logo após fazer o curso, é preciso que o interessado faça um estágio, para que consiga adquirir mais experiência na área e entender na prática com o que ele trabalhará.

Durante essa fase, o futuro corretor de imóveis terá um responsável técnico para responder ao CRECI pelo estágio feito.

Diploma
Ao terminar o curso profissionalizante e entregar todas as horas de estágio, finalmente será entregue o diploma. Porém, é importante ressaltar que, mesmo formado em um curso profissionalizante, o profissional ainda não é um corretor de imóveis, mas sim, um técnico em transações imobiliárias.

Para que consiga finalmente se tornar um corretor de imóveis, é necessário que o profissional vá até o CRECI da região onde mora e solicite a carteira profissional própria para a área de corretores.

Carteira profissional de corretores de imóveis
Ao solicitar a carteira no CRECI da região, ela é entregue junto com o código de ética da profissão durante uma cerimônia organizada pelo próprio conselho. Essa carteira precisa ser regularizada todos os anos.

Quando o profissional consegue se tornar corretor de imóveis e possui essa carteira, então também pode se especializar em outras áreas, como a de avaliação técnica de imóveis, por exemplo.

Quais são as características essenciais para um corretor de imóvel?
Para que a pessoa consiga ter mais sucesso em qualquer profissão, é preciso que ela tenha algumas características específicas que podem ajudá-la muito em todo o processo da sua jornada profissional, e não é diferente para ser um corretor de imóveis.

As principais características são as seguintes:

Capacidade de persuasão
Um corretor de imóvel é, de certa forma, um vendedor, e para que ele consiga realizar boas vendas, a persuasão é um dos pontos principais.

Caso você queira ser um corretor e não sente que é uma pessoa persuasiva, não se preocupe, pois existem palestras e cursos na área que podem te ajudar. Além disso, no curso profissionalizante, essas técnicas devem melhorar bastante.

Honestidade
Ser honesto também é uma das principais e mais bem vistas características de um bom corretor de imóveis.

É imprescindível ser honesto em saber oferecer o que o cliente realmente precisa e o que pode pagar. Um bom profissional da área consegue identificar todos esses pontos e consegue respeitá-los acima de tudo.

Também é importante que o corretor seja franco e conte todos os detalhes sobre o imóvel, tanto os bons como os ruins.

Torne-se um corretor de sucesso!
Depois de todas essas dicas, recomendações e orientações, ficou muito mais fácil saber como se tornar um bom corretor de imóveis e começar a atuar nessa profissão o quanto antes.

Com isso e com a experiência que você terá a cada dia, então será possível oferecer os melhores imóveis comerciais e residenciais aos seus clientes, para que eles fiquem completamente satisfeitos!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!