O sorriso de um vendedor pode ser o seu melhor cartão de visita

agenciaweber

agenciaweber

Conscientização sobre a importância da saúde bucal deve começar na infância


São muitos os hábitos e valores adquiridos na infância que são levados para a vida adulta. O cuidado com a saúde bucal é um deles. Com uma boa introdução do tema na rotina familiar, os pais podem prevenir diversas complicações e participar ativamente dessa etapa do desenvolvimento da criança.

O zelo com a saúde bucal começa antes mesmo da erupção dos primeiros dentes, ainda no período de amamentação. O movimento de sucção ajuda no desenvolvimento das estruturas bucais do bebê, o que fortalece o tônus facial e previne problemas de oclusão dentária. Após a amamentação ou depois do uso da mamadeira, a higiene é fundamental: os pais devem limpar a gengiva do bebê com um pano embebido em soro fisiológico ou água limpa.

A escovação deve ser iniciada a partir do nascimento do primeiro dente, com uma escova de dentes infantil de cerdas bem macias e pasta de dente sem flúor. Em média, os pais devem auxiliar na escovação até a criança completar oito anos de idade, quando a maioria já consegue executar sozinha essa tarefa.

Mesmo que não sejam permanentes, os dentes de leite merecem muita atenção porque desempenham funções fundamentais no crescimento infantil, como auxiliar na fala e na mastigação de alimentos. Por isso, é essencial que os pais acompanhem a erupção da dentição juntamente com um profissional de odontologia.

De acordo com a recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), a primeira visita ao dentista deve ocorrer perto do primeiro aniversário. No consultório, o dentista poderá esclarecer sobre a escolha da escova correta para cada faixa etária, como deve ser feita a escovação e observar o desenvolvimento dos dentes. O acompanhamento possibilita ainda diagnósticos precoces para diversas situações, como a necessidade de utilização de aparelho ortodôntico, por exemplo.

Outro fator que deve ser considerado quando o assunto é a saúde bucal infantil é a alimentação. Os pais devem coibir o consumo excessivo de açúcar, hábito que, quando aliado a uma higiene bucal deficiente, pode propiciar o surgimento de cáries, periodontite (inflamação severa da gengiva) e, em casos mais graves, até perda de dentes.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação sobre a redução da ingestão de açúcar por crianças e adultos e um dos motivos para isso é a comprovada ligação desse hábito à cárie dentária. A diretriz atual é de que o consumo não ultrapasse 10% do total de calorias ingeridas diariamente, mas a entidade ressalta que o ideal para a saúde é que o consumo diário de açúcar fique reduzido a 5% das calorias ingeridas (ou cerca de 25 g de açúcar por dia). Eventualmente, um nutricionista pode ser consultado para ajudar os pais a estabelecerem uma dieta adequada.

Mais do que um hábito, a escovação e o uso de fio dental podem se tornar momentos compartilhados e divertidos em família. O diálogo sobre saúde desde a infância cria um ciclo que provavelmente a criança levará para a vida adulta e repetirá com os seus filhos, além de ser mais uma demonstração de carinho e cuidado com os pequenos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!