O trabalho do corretor de seguros vai muito além das vendas, afirma executiva da Smartia Seguros

agenciaweber

agenciaweber

Por Jeniffer Elaina, especial para o Blog do Corretor

Algumas pessoas acham que o trabalho do corretor de seguros é apenas vender apólices; no entanto, sua função vai muito além das vendas. Veja nesse artigo como a profissão surgiu e qual é o seu papel na corretagem.

O início da profissão corretor de seguros
Esta é uma profissão antiga. De acordo com algumas teorias, acredita-se que tenha surgido em Portugal, em meados do século XVI. A profissão foi criada para intermediar negociações entre empresas de seguro e clientes, e nessa época, nenhum seguro era válido se não fosse negociado através de um corretor. Atualmente, essa negociação evoluiu muito e, junto a toda tecnologia mercadológica, os corretores de seguro também evoluíram. Na prática, isso significa que atualmente um corretor é muito mais do que apenas um mediador entre a empresa e o cliente, ele é um especialista no assunto.

Qual a função real do corretor de seguros?
O papel do corretor de seguros vai muito além de apenas fazer uma simulação de seguros e vender o serviço, mediando o contato entre a empresa e o cliente.
Ele funciona como um consultor, alguém que entende plenamente sobre seguros, e que depois de colher todas as informações necessárias sobre o cliente poderá indicar-lhe a cobertura e os serviços mais adequados evitando, assim, contratações desnecessárias de serviços, ou a falta da contração do que é preciso.

Corretores de seguro possuem alguma formação?
Sim, o corretor de seguros deve passar por uma preparação técnica e legal para poder exercer sua função. Ele deve ser habilitado pela lei para poder intermediar a negociação e contratação dos serviços de seguro. Essa autorização para o exercício da função do corretor de seguros é fornecida pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, apenas, mediante aprovação em um exame específico.

O corretor de seguros faz muito mais do que apenas vender
Muito mais do que apenas indicar um seguro auto barato e vender a prestação de serviço, o corretor de seguros é responsável por proporcionar ao cliente todo o suporte que for necessário durante o período de vigência da apólice contratada. Ele deve estar sempre disponível para tirar dúvidas, sejam elas quais forem, e acompanhar cada passo dos trâmites necessários em caso de sinistro. Além disso, ele também é responsável por possíveis contratações ou cancelamentos de serviços ao longo da vigência da apólice. Seu papel é assessorar o cliente durante todo o período de contratação do seguro e tempo de vigência do contrato.

Como o papel do corretor de seguros pode fidelizar o cliente?
Mais do que apenas vender, o corretor deve estar sempre atento ao cliente no período de pós-vendas. Esse cuidado é o motivo principal pelo qual o cliente se fidelizará à empresa, visto que a maioria dos clientes renovam seus contratos de seguro especialmente devido ao bom atendimento que recebem de seus corretores.
No entanto, esse não é o único motivo de renovação de contrato considerado atualmente. Os valores e taxas da seguradora também contam, mas, no final, o corretor acaba interferindo nesses fatores também, já que ele é a melhor pessoa para conseguir possíveis descontos nesses serviços.


Jeniffer Elaina (da Smartia Seguro Autotrabalha como Editora freelancer, tendo mais de sete anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!