Odontogeriatria no ambiente hospitalar integra o cuidado multidisciplinar de idosos

agenciaweber

agenciaweber

Saúde bucal na terceira idade pode ser cuidada com o acompanhamento de um cirurgião-dentista, explica especialista da SulAmérica

SÃO PAULO – A SulAmérica, maior seguradora independente do País, destaca a importância da odontogeriatria no âmbito hospitalar, em um contexto de cuidado multidisciplinar para os idosos, com o objetivo de realizar medidas preventivas, colaborar com a melhoria do quadro clínico e manter a qualidade de vida do paciente.

"A atuação do cirurgião-dentista nos hospitais é imprescindível para assegurar cuidados com a saúde bucal de quem está internado, minimizar riscos de doenças e manter a normalidade na cavidade bucal", avalia o superintendente técnico de Odonto da SulAmérica, Rodnei Yogui. "Este profissional deve ser inserido em estabelecimentos de saúde para acompanhar os pacientes durante a internação, com atenção especial aos idosos, que são mais suscetíveis a complicações".

Pneumonia bacteriana, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças cardiovasculares e artrite reumatoide são algumas das complicações que podem decorrer de patógenos advindos da cavidade oral. Além disso, a higiene bucal deficiente também vem sendo associada a alterações na resposta imunológica do indivíduo.

Segundo o especialista, os idosos apresentam, frequentemente, alterações fisiológicas e patológicas diversas que podem estar associadas aos efeitos colaterais pelo uso crônico de medicamentos, à alimentação e deficiências nutricionais, aos hábitos de higiene, ao déficit motor que leva à dificuldade de higienização bucal e à própria motivação do paciente. "As alterações na cavidade bucal que mais prevalecem no paciente idoso são a xerostomia, a perda da capacidade gustativa, as doenças periodontais, a cárie, a candidíase oral, o desgaste e as perdas dentárias, as lesões em mucosa e o câncer de boca", pontua.

A xerostomia pode ser compreendida como uma sensação de "boca seca", o que pode trazer bastante desconforto bucal e dificuldade na mastigação, na deglutição, na fala e no uso de próteses, além de sensação de queimadura ou mesmo dor local. A causa principal da xerostomia em idosos é a utilização de antidepressivos tricíclicos, sedativos, anti-histamínicos e anti-hipertensivos, entre outros fatores.

As doenças periodontais consistem em inflamações que atacam a gengiva, como a gengivite e a periodontite, e que evoluem a partir do acúmulo de placa bacteriana no tecido gengival. Já a candidíase oral é uma condição que surge quando o fungo Candida albicans se acumula na boca, resultando em lesões brancas na língua ou nas mucosas das bochechas.

O fumo e o álcool, por sua vez, são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca. A higiene bucal inadequada e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C, bem como a exposição excessiva ao sol, também aumentam o risco de desenvolvimento do câncer bucal.

As alterações bucais podem ser tratadas por meio de restaurações, curativos, cirurgias, raspagens e medicações, bem como pela adoção de tratamentos paliativos. Nesse contexto, o cirurgião-dentista tem um papel central na detecção dessas patologias para que haja um correto diagnóstico e tratamento, contribuindo para um envelhecimento saudável do paciente geriátrico. "Com o aumento da longevidade da população brasileira, a Odontogeriatria se torna uma especialidade de destaque tanto no ambiente de atenção primária à saúde quando em ambiente hospitalar", avalia o especialista da SulAmérica.

Atenção!

As informações e sugestões contidas nesse texto têm caráter meramente informativo e, de forma alguma, devem substituir o diagnóstico de um profissional capacitado. Nunca se automedique. Consulte sempre um cirurgião-dentista.

A SulAmérica disponibiliza conteúdos sobre este e outros temas de saúde e bem-estar por meio do site do programa Saúde Ativa (www.sulamerica.com.br/saudeativa), que tem o objetivo de incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, prevenindo doenças e proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!