Os planos de saúde e a cobertura obrigatória para o coronavírus

agenciaweber

agenciaweber

Em 11 de março a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia para o COVID-19, popularmente chamado de coronavírus. Isso ocorre quando uma epidemia (surto que afeta uma única região), se expande para diferentes continentes, com transmissão de pessoa para pessoa. 

No Brasil, o número de casos confirmados e óbitos é crescente, de acordo com as estatísticas que vem sendo divulgadas diariamente pelo Ministério da Saúde. 

Diante da situação, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou e publicou no Diário Oficial, naquela mesma semana, uma resolução normativa que torna obrigatória entre os planos de saúde por adesão a inclusão do exame de detecção do coronavírus em seu “Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde”. 

A cobertura dos planos de saúde

De acordo com a determinação da ANS, planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou de referência são obrigados a cobrir o exame de detecção do COVID-19. Essa obrigatoriedade se aplica em caso de indicação médica, para beneficiários que se enquadrem na definição de caso suspeito ou provável de infecção.

"É importante que o beneficiário do plano de saúde entre em contato com seu plano antes de se dirigir a hospitais ou outras unidades de saúde, conforme recomenda a ANS. Assim ele terá informações precisas sobre o local indicado para a realização do exame e orientações sobre o processo de diagnóstico e tratamento do COVID-19, evitando aglomerações desnecessárias e, consequentemente, a proliferação do vírus", comenta Pedro Luiz Nunes Conceição, sócio-diretor da Nunes & Grossi Benefícios.

A Agência ressalta que, como o conhecimento sobre o COVID-19 ainda é limitado e está em construção, o protocolo sobre exame obrigatório e atendimento pode ser revisto a qualquer momento para melhor atender os pacientes. Em um primeiro momento, o exame incluído no Rol de Procedimentos Obrigatórios da ANS foi o “SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19) – pesquisa por RT – PCR (com diretriz de utilização) ”.

Caso o beneficiário seja submetido ao teste e o mesmo apresente resultado positivo, o tratamento também é assegurado pelo plano de saúde, de acordo com sua respectiva segmentação e indicação do médico.

Medidas preventivas

Alinhada à premissa de zelar pela proteção e saúde das pessoas, a Nunes & Grossi Benefícios também adotou medidas preventivas para evitar a proliferação da doença, seguindo orientações do Ministério da Saúde.

A empresa disponibiliza seus canais online como alternativa para diversos serviços, entre eles emissão de 2ª via de boletos e informes de rendimento, inclusão de dependentes, entre outros. Com isso, resguarda também o bem-estar de seus colaboradores, bem como respectivos familiares e amigos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!