Os planos de saúde e os clientes inadimplentes

agenciaweber

agenciaweber

Inscrição do nome do contratante de planos de saúde nos cadastros de proteção ao crédito em razão de inadimplência

O assunto continua em pauta e merece esclarecimentos.

É comum acompanharmos, seja aqui no Blog do Corretor ou em outras páginas com espaço aberto para apresentação de dúvidas, comentários ou questionamentos sobre a (im)possibilidade de inclusão do nome do consumidor contatante de planos de saúde por inadimplência.

A resposta para esse questionamento é direta: Não há qualquer impedimento ou vedação legal para isso! O que quer dizer que, se o responsável pelo pagamento do valor mensal do plano não cumprir com sua obrigação, poderá ter seu nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, cujo representante mais famoso provavelmente é o Serasa Experian.

A relação entre os contratantes de planos de saúde e as operadoras é regida pelo Código de Defesa do Consumidor, em que pese a existência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dentre várias outras atribuições, também possui atribuições normativas sobre alguns aspectos dessa relação.

Dessa forma, a lei específica a tratar do tema é o próprio Código de Defesa do Consumidor, que no artigo 43 e seguintes trata propriamente dos bancos de dados e cadastros de consumidores de crédito.

Portanto, ao contrário do que se possa pensar, além de não existir norma legal contrária à inclusão do consumidor inadimplente com a operadora do plano de saúde junto aos órgãos de proteção ao crédito, há mandamento legal autorizador dessa providência, desde que respeitadas certas formalidades, como a comunicação prévia ao consumidor da existência da dívida e da intenção de inscrever seu nome junto aos órgãos existentes, caso não seja quitado o saldo devedor ou ao menos ajustado um acordo para pagamento.

Ultrapassada essa barreira quanto a possibilidade da inclusão do nome do consumidor inadimplente, resta necessário esclarecer algo que nos tem parecido como um grande causador de confusão por parte do consumidor: o cancelamento automático do contrato de adesão ao plano de saúde em caso de falta de pagamento pelo prazo de 60 dias.

É comum, e encontramos com bastante frequência, pessoas que não têm a intenção de permanecer com o plano de saúde e lêem a cláusula do contrato que indica o encerramento do termo no caso de não pagamento pelo período de 60 dias, compreendendo que basta deixar de pagar e não usar o plano por esse lapso de tempo que estará livre da obrigação.

Essa noção é falsa!

Juridicamente e, também pela lógica, enquanto o contrato não é encerrado ou cancelado, ele continua produzindo seus efeitos reguladores, ou seja, pelo período de 60 dias que o consumidor deixou de pagar o contrato continuou vigente, sendo que a operadora deixou à disposição do contratante todos os serviços contratados e, portanto, obrigando-o a pagar pelos meses que teve o serviço à disposição.

Assim, mesmo que o contrato tenha sido encerrado automaticamente após os 60 dias, permanece a dívida relativa a esse período, razão pela qual o consumidor poderá ter seu nome enviado aos cadastros de devedores, ainda que não tenha utilizado os serviços postos à sua disposição.

É essa a posição que nossos tribunais têm adotado ao julgarem casos sobre o tema.

Lembre-se que a lógica que envolve a contratação de um plano de saúde independe de sua efetiva utilização durante o mês para a reação de cobrança. Pouco importa se o consumidor utilizou ou não o plano durante o mês, ele estará obrigado a pagar a mensalidade até que cancele efetivamente o contrato, sendo que esse cancelamento pode ser feito de diversas formas a depender da operadora contratada, mas sempre deve ser feito por escrito até para a segurança do próprio consumidor.

Portanto, ao contratar ou cancelar um plano de saúde, esteja atento a todas as cláusulas e formalidades existentes e que envolvem a relação contratual para evitar aborrecimentos futuros.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!