fechar
Comentar
Publicado por Emmanuel Ramos de Castro

Para o corretor que pretende se manter bem informado


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) órgão ligado ao Ministério da Justiça, por meio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), apresenta o Manual sobre Planos de Saúde e Relações de Consumo, elaborado com a finalidade de servir como instrumento de estudo e debate sobre as normas e problemas que envolvem a proteção do consumidor de planos de saúde no Brasil.



Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ao final do ano de 2013 contabilizam-se mais de 50 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e 20 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, o que representa um crescimento de mais de 4,6% e 8,2%, respectivamente, em relação ao ano de 2012.



O presente manual tem como objetivo levar ao leitor uma visão geral sobre o mercado de planos privados de saúde, apresentando, num primeiro momento, a regulação de planos de saúde (como funcional, conceitos relacionados, quais são as coberturas obrigatórias, lacunas existentes, legislação específica e jurisprudência aplicável), e, numa segunda parte, expondo os principais problemas enfrentados pelos consumidores de planos de saúde (...)



Para ter acesso ao material completo, clique AQUI!



Corretor bem informado é corretor valorizado!


Leia também

17 comentários
Comentar
Nivea

Realmente tem essa cláusula no contrato, se não pagar 2 meses consecutivos ou não, o plano será cancelado automaticamente. Mais aí vem novas regras. Infelizmente temos que aceitar. Optei por avisar os clientes na hora da compra.

Pronto Falei

Esse caso de Serasa de administradora pra mim, independente do direito de cada parte, se deve pagar ou não e etc, é pura má fé.

Estes clientes ligaram, mandaram email , foram muito mal orientados sobre o que deveriam ainda pagar e foram pegos desse modo pelo Serasa ou por empresas cobradoras que compraram essa carteira "inadimplente".

Até verdadeiros campeões de vendas foram parar no Serasa.

O que conseguiu esta administradora no médio a longo prazo :
- favorecer a expansão de sua concorrente muito mais atenta aos anseios de seus clientes , corretores e pessoas físicas
- criar no cliente final , no vendedor , no supervisor uma imagem irreversível que jamais suas premiações e gestores conseguirão contornar

Quanto maior a altura, maior será o tombo.

LIA FIGUEIROA

Olá Emmanuel deixo aqui meus Parabens para esta cartilha maravilhosa !!!! Alias uma ferramenta para muitos corretores!
Agora nos profissionais temos que Orientar nossos clientes referente ao cancelamento fazer o plano utilizar e não se manifestar temos vários casos.
Não acho justo o cliente depois de quatro anos receber aviso do Serasa e o pior sendo cliente da tal administradora isso nos deixa muito sem graça não sei o que dizer!
Um Grande Abraço e Obrigada por ter este meio de comunicação que nao temos nas Corretoras.
Lia Figueiroa

Caixeiro Viajante

Vamos esquenta o debate rsrs...
Tenho uma visão diferente...alias TOTALMENTE DIFERENTE do parceiro " Paralelepípedo"...rsrs
alguns planos de saúde... vc ( digo o cliente ) tem que levar o boleto quitado do ultimo mês para que seja autorizado o uso...e em muitos contratos tem uma cláusula de rescisão que diz o seguinte : " o presente contrato poderá ser suspenso ou rescindido em uma das seguintes hipóteses:
A pedido do associado titular...
Em caso de fraude...
E O NÃO PAGAMENTO DA MENSALIDADE POR PERÍODO SUPERIOR A 60 ( SESSENTA ) DIAS, CONSECUTIVOS OU NÃO...

Ou seja
Se o cliente não pagar ... não utilizar ...por que motivo seria cobrado ? foi cobrado qual serviço ???

E acho que dificilmente um cliente de plano de saude perderia essa causa viu ...

mas sou aberto e gosto de ouvir novas opiniões e pontos de vista...

de qq forma por hora minha opinião é essa !

abraço e boas vendas a todos

até ao Paralelepípedo rsrs

Fala Mansa

Gente, a lei é a lei.
E o que diz a lei?
Não pagou, protestou.
Pronto!

Corretora cançada de guerra

Já tive muito caso parecido...

Zé Kri Kri

Tenho que concordar com o colega Marcos Frota.

Biela

Se é pra pagar e não usar por que o cara não paga direto pro hospital só quando precisar ?

Marcos Frota

Se o pessoal conhecesse como nasceu a filosofia do seguro, compreenderia melhor por que uns pagam para cobrir o risco dos outros e vice versa.

Também é conhecido como mutualismo.

Talvez tenha começado lá no deserto, onde os viajantes tinham seus camelos roubados e resolveram dividir o risco criando o seguro e etc...

Muito parecido com o que o governo quer das operadoras, a famosa reserva técnica, um fundo e por aí vai.

Falando em prestação de serviço, se eu não assistir 2 meses a minha TV a cabo e não pagar as faturas, será que vou pro Serasa ?

Aqui impera a lei do Gérson , a lei da vantagem.

Palmirinha

Amiguinho já vi cliente minha que disse que ia fazer o plano porque tava desconfiada que tava com uma doença. Eu num fiz o plano pra ela porque tava na cara que a doença era câncer e ia dar prexistente. Eu acho que os plano tão certo.

Paralelepípedo

Discordo do amigo Caixeiro Viajante. Um plano de saúde não é um serviço que só deve ser pago se você usar. O cliente assinou um contrato e deve cumprir as cláusulas. Se ficar inadimplente, deve ter o nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito como qualquer outro.
Quer dizer que é para eu fazer um plano e só pagar quando tiver de usar?
Então, tá.

Caixeiro Viajante

Nada a ver... comprar aluguel de uma CASA com plano de saude ...

se não pagou e NÃO USOU ...não tem o porque ser cobrado uma prestação de serviço que não foi prestado ...

|
|
/

Sobre indimplência

Respeitando a opinião de todos, não vejo mal nenhum o cliente que quer cancelar, COMUNICAR a operadora, assim como a operadora que o vai cancelar, também é OBRIGADA.

Para um sistema paternalista é cômodo deixar em aberto e correr pra pagar caso seja preciso. E caso não use, que se dane a operadora.

Num princípio de igualdade de direitos, também deve haver a igualdade de deveres.

Imagine você sair do imóvel que aluga, deixar de pagar 3 parcelas, a imobiliária ou o dono te isentam ?

É o mesmo princípio , afinal o imóvel não foi usado, ou estou maluco ?

Outra, quanto menos inadimplência e menos risco, mais ganham operadoras e corretores ( exemplo : vitalício ).

Enfim....

Corretor Pet

Moderador, parabéns pelo material e obrigado !

Aluísio Couto

Muito bom!

Só não menciona o fato das operadoras quererem cobrar as parcelas atrasadas nos planos Individuais/ Familiares, após o cancelamento por inadimplência de 60 dias. Este item deveria ser mais claro, apesar de constar que não pode negar o atendimento, que sabemos na prática não funciona, mesmo sem atendimento neste período, as operadoras enviam correspondências com ameaças de cobranças judiciais.

Dona de corretora

Excelente contribuição.

Corretor Susepado

Valeu, blog! Isso é que eu chamo de prestação de serviço. Tá se superando em blog!!!!!

Carregar mais

Deixe seu comentário Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.