Parceria da ANS com o SESI reforça busca de alternativas para sustentabilidade da saúde suplementar

agenciaweber

agenciaweber

Novo acordo de cooperação estimulará ações de promoção da saúde com foco no trabalhador

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) firmou novo acordo de cooperação com o Serviço Social da Indústria (SESI) para estimular ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças no ambiente de trabalho. Dessa forma, busca contribuir para a geração de melhores resultados em saúde da população atendida pelos planos coletivos empresariais e assegurar a sustentabilidade do setor. O acordo terá vigência de 36 meses, podendo ser prorrogado por até dois períodos de 12 meses.

O objetivo da parceria é continuar promovendo a conjugação de esforços das operadoras e dos contratantes de planos coletivos empresariais voltados à saúde integral do trabalhador por meio de medidas de caráter investigativo, educativo, de comunicação e de inovação. São exemplos de ações previstas:  a promoção de debates, campanhas educacionais, contribuição técnica na estruturação, divulgação e disseminação de metodologias e programas de promoção à saúde no ambiente de trabalho e seu monitoramento e desenvolvimento de pesquisas e inovações relacionadas à integração assistencial, envelhecimento e fatores psicossociais.

A ANS vem reforçando a importância de estabelecer um diálogo colaborativo entre empresas contratantes de planos de saúde e operadoras, criando uma visão de futuro compartilhada e articulando o papel dos diversos atores envolvidos. Com isso, busca promover a melhoria do sistema de saúde suplementar, estimulando a reflexão e a colaboração acerca da coordenação do cuidado em saúde e incentivando a adoção de programas de promoção de saúde e prevenção de doenças integrados à saúde ocupacional. 

No ano passado, a Agência e o SESI promoveram uma série de encontros com empresas contratantes de planos de saúde e gestores de operadoras em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Curitiba. 

Atualmente, 2/3 dos beneficiários de planos de assistência médica no país (cerca de 31,6 milhões) são coletivos empresariais, o que torna imprescindível a participação dos contratantes nas discussões do setor, um dos objetivos principais do acordo firmado com o SESI.  Por fim, destaca-se que a implementação de programas, ações e medidas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças contribui para a diminuição da sinistralidade, do absenteísmo e, consequentemente, para o aumento da produtividade e qualidade de vida dos colaboradores. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!