Porto Seguro Auto orienta motoristas para período de fortes chuvas

agenciaweber

agenciaweber

São Paulo passa por um momento de chuvas intensas. Em níveis como esse, os riscos são eminentes e já atingem grande parte da cidade. Caso o motorista já esteja na rua, é fundamental que seja cuidadoso e tenha o máximo de atenção a algumas situações. A primeira delas é em relação às enchentes. Evite chegar a áreas de alagamentos ou possíveis alagamentos. Caso seja pego de surpresa e, no trânsito, a rua comece a encher, saia imediatamente do veículo e procure um local seguro para se abrigar.

Em relação ao seguro do veículo, o Porto Seguro Auto cobre os danos por enchentes, que fazem parte da chamada Cobertura Compreensiva (colisão, incêndio, roubo e furto). Essa cobertura é válida desde que o risco nunca seja agravado. No caso das chuvas, por exemplo, desde que o segurado não tente passar por uma rua já alagada. O Seguro Auto ainda cobre a higienização do carro que tenha água em seu interior.

Segundo Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto, “em situações de enchente é fundamental que o motorista, primeiro, garanta sua integridade física e, em seguida, acione ajuda, entrando em contato com a Porto Seguro – seja por meio do aplicativo, whatsapp ou com ajuda do Corretor, que pode intermediar o atendimento”.

Como as consequências são sérias, é preciso máxima atenção. "Nessas situações, é válido seguir alguns procedimentos que podem evitar acidentes e danos ao veículo", diz Claudio Cardoso, gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro.

O Porto Seguro Auto listou algumas dicas importantes para quem utiliza automóvel e pode enfrentar ocasiões típicas do período chuvoso. Confira:                   

1.  Durante a chuva, acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, os veículos ao redor também podem se beneficiar das luzes do seu carro.

2.  Fique atento aos limpadores de para-brisas. Eles devem estar em perfeito estado. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de troca.

3.  Para desembaçar os vidros e melhorar a visibilidade, ligue o ventilador interno, o desembaçador ou o ar-condicionado.

4.  A manutenção dos freios deve estar em dia. Isso inclui discos, cilindros etc. em boas condições. Por isso, se atente a ruídos ou demora ao frear, pois são indícios da necessidade de manutenção.

5.  Nunca ligue o pisca-alerta quando estiver em movimento. Essa atitude pode passar a impressão de que o seu veículo está parado, causando confusão no trânsito e até possíveis colisões.

6.  Em casos de enchentes, reduza a velocidade e mantenha uma rotação constante do motor para melhorar a dirigibilidade do veículo e evitar que a água atinja o motor. O ideal é ter uma velocidade contínua de, aproximadamente, 15 km/h.

7.  Se o motor morrer, jamais dê a partida. Mantenha-o desligado e acione um profissional qualificado que possa analisar as condições do veículo a fim de ligá-lo sem danos.

8.  Evite entrar com o veículo em um ponto de alagamento. Caso não seja possível driblar a situação, o ideal é que o volume de água no local não passe da metade da altura da roda do carro.

9. Se a enchente atingir toda a roda do automóvel, abandone-o imediatamente e tente andar pelos cantos das ruas para evitar a correnteza. Lembre-se: em situações extremas, garantir a sua integridade física é mais importante do que poupar um bem material.

10. Após o enfretamento de uma enchente, procure fazer um check-up do seu veículo o mais rápido possível. Além de corrigir possíveis danos no carro, a medida ajuda a certificar a segurança do condutor.

O Porto Seguro Auto conta com um atendimento 24h, incluindo serviços de guincho. Logo, o segurado que necessitar pode procurar o seu corretor ou acionar ajuda das seguintes formas: via WhatsApp no número: 3003-9303, Chat on line no site: https://www.portoseguro.com.br/fale-conosco/contatos/chat App Porto Seguro Auto ou telefone: 3337-6786 (Grande SP e RJ) ou 4004-76786 (Capitais)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!