Pressão popular faz ANS derrubar regra sobre coparticipação e franquia em plano de saúde

agenciaweber

agenciaweber

Do UOL, em São Paulo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) voltou atrás e decidiu derrubar a Resolução Normativa 433, que definia regras para a cobrança de franquia e coparticipação em planos de saúde. A revogação das novas regras foi sugerida pela diretoria da ANS durante a reunião do órgão nesta segunda-feira (30).

Entre as regras definidas pela RN 433 estão a possibilidade de as operadoras cobrarem de clientes até 40% de cada procedimento realizado e o limite de cobranças com franquia e coparticipação a um valor máximo por ano.

“É de fato uma medida salutar que a gente dê um passo atrás para dar passos à frente num momento em que as normas não são compreendidas, o que a gente fala não é devidamente compreendido. A gente talvez tenha de adotar outros caminhos”, afirmou a diretora de normas e habilitação dos Produtos da ANS, Simone Freire.

A diretoria da Agência também sugeriu fazer audiências púbicas fracionadas, em lugares diferentes, para dar mais oportunidades de mais pessoas interagirem, já que o tema causou tanta apreensão na sociedade.

As novas regras vinham sendo duramente criticadas por algumas entidades, entre elas a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Procon, que alegavam que os gastos com planos de saúde poderiam até dobrar, caso a resolução entrasse em vigor.

A decisão da ANS veio após a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, suspender provisoriamente os efeitos da revolução antes mesmo de ela entrar em vigor.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!