Profissão, corretor de seguros, de 1964 a 2025, vítima da tecnologia?

agenciaweber

agenciaweber

Por Alberto Salino

Daqui a dois anos, em 2020, a profissão de corretor de seguros e a de analista de risco entrarão em declínio, e daí a cinco anos, em 2025, desaparecerão. A previsão é de Arthur Igreja e Allan Costa, consultores e gestores da multiplataforma AAA, empresa focada em disrupção em negócios e carreiras, entre outras atividades. Os dois especialistas são autores de uma análise de profissões com tendência à extinção nos próximos anos, em que comentam ainda os motivos, o contexto e a estimativa de prazo. Pela avalição dos dois especialistas, pode-se dizer que o corretor de seguros tem uma sobrevida de 7 anos, contados a partir de agora.

Em um cenário em que os níveis de inteligência artificial, automação e realidade virtual estão cada vez mais altos, a plataforma AAA entende que carreiras já desapareceram e outras devem deixar de existir em breve, abrindo caminho para postos onde a habilidade humana será concentrada no que os robôs (ainda) são incapazes de fazer.

Qual o futuro quando se fala de profissões e carreiras? Indaga a plataforma, depois de salientar que em muitos campos as máquinas têm melhor desempenho, margem de erro infinitamente menor e ainda são capazes de aprender. Esta realidade questiona se as graduações, MBAs e outros títulos tradicionais são a melhor forma de preparo. O ponto chave do diferencial competitivo será a consciência de um mundo voltado para a disrupção, tendo a tecnologia como aliado e não como algoz.

“Profissões que são muito repetitivas obviamente serão substituídas por softwares. E as que são por natureza muito humana, como serviços de cuidadores e de atendimento tendem a ter seus valores pressionados para baixo em razão da robotização, por exemplo”, analisa Arthur Igreja.

Já Allan Costa aconselha os especialistas de cada área a ficarem conectados à tecnologia. “Ou seja, se os robôs já realizam diagnósticos e operações, o médico deve direcionar esforços para o atendimento ao paciente, o relacionamento, o tratamento personalizado”, indica Allan Costa.

Para eles, os corretores de seguros e os analistas de riscos estarão “condenados” à extinção entre 2020 a 2025. O motivo: “A quase totalidade do que corretores de seguro e analistas de risco fazem hoje já pode ser feito por computadores utilizando big data e machine learning. Realização de cotações, cálculos de prêmio e custos de apólice, avaliação de riscos individuais e coletivos, ganham em eficiência e robustez, em termos de base de dados de referência, quando softwares parametrizáveis colocam nas mãos do segurado as possibilidades de simulações e contratação dos seguros de forma automatizada”, ponderam Arthur Igreja e Allan Costa.

Na lista dos dois consultores, carreiras como de assistente jurídico, analistas de investimento e financeiros, piloto de avião, anestesista, engenheiro de software, contadores e auditores serão extintas entre 2020 e 2030.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!