Projeto da ANS ganha prêmio FGV de Melhores Práticas em Regulação

agenciaweber

agenciaweber

Boletim Covid-19 – Saúde Suplementar foi criado para dar transparência à sociedade sobre o monitoramento do setor durante a pandemia

A iniciativa de servidores de diferentes unidades da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para levantar dados sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus no setor de planos de saúde e dar transparência sobre esse cenário a toda a sociedade resultou em um projeto vencedor: o Boletim Covid-19 – Saúde Suplementar. Produto da estratégia da ANS para monitoramento do setor durante a crise sanitária, o boletim foi o grande vencedor do “Prêmio FGV Direito Rio – Melhores Práticas em Regulação”, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) da FGV Direito Rio.

A iniciativa foi apresentada por meio do projeto “Poder de informação e de transparência em cenários de incerteza: estratégia de ação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para enfretamento da pandemia de Covid-19”, elaborado a várias mãos por servidores de diferentes áreas da reguladora. O resultado da edição de 2020 do Prêmio foi anunciado nessa quinta-feira (08/10), pela FGV. O artigo referente ao projeto está em fase de avaliação e ajustes com previsão de em breve ser publicado pela Revista de Direito Administrativo (RDA).

De acordo com o diretor substituto de Desenvolvimento Setorial, Cesar Serra, a ideia nasceu de conversas entre servidores sobre a importância de identificar os impactos da Covid-19 no setor de planos de saúde de maneira ágil, tanto para subsidiar decisões da ANS, quanto para informar esse cenário à sociedade: “O boletim foi fundamental na construção das soluções e orientação das decisões da Agência durante a crise. Posso destacar, pelo menos, quatro aspectos positivos: mensurar os efeitos da pandemia, integrar diferentes diretorias no enfrentamento da crise, ajudar no planejamento das ações e evitar ações equivocadas que poderiam ser danosas para o setor de saúde suplementar”, destacou Serra, um dos idealizadores do projeto.

O diretor-presidente da ANS, Rogério Scarabel, acredita que a estratégia poderá contribuir para novas iniciativas. “No futuro o projeto, que teve como pilares a integração entre as diretorias e uma governança compartilhada, pode servir de inspiração não somente para situações de crises, mas também para projetos transversais importantes para a ANS e demais agências”, frisou.

A premiação tem como objetivo reconhecer e dar destaque às melhores práticas de regulação adotadas por agências reguladoras no Brasil, contemplando iniciativas inovadoras em matérias como transparência, governança, participação, gestão e proteção aos direitos dos consumidores ou usuários. A iniciativa consiste em garantir contribuições capazes de gerar avanços do Direito da Regulação no Brasil e incentivar a busca por caminhos inovadores e eficientes no âmbito da regulação.

Sobre o Boletim Covid-19

O cenário de incertezas e de ausência de informações exigiu da ANS a adoção de uma estratégia de ação capaz de gerar informação qualificada e em tempo hábil para a tomada de decisão, que permitisse a análise adequada de pleitos por medidas regulatórias de grande impacto estrutural no setor, com vistas à sustentabilidade da saúde suplementar e à proteção dos direitos dos consumidores durante e no pós-crise. Para obtenção de dados relevantes de forma mais célere, a ANS emitiu Requisições de Informações (RI) às operadoras para o envio de dados econômico-financeiras e assistenciais. A ANS também considerou as demandas de consumidores junto aos canais de atendimento da ANS e as informações coletadas em reuniões periódicas com operadoras de todo o território nacional para monitorar a evolução do impacto da pandemia no setor de saúde suplementar.

Com esta estratégia, a ANS transformou um cenário de incerteza e caos em previsibilidade e segurança para tomadas de decisão, com impactos positivos para a sociedade e garantia aos direitos dos consumidores. O informativo contempla informações assistenciais, econômico-financeiras e demandas dos consumidores recepcionadas pela ANS, além de dados que detalham a evolução do número de beneficiários e número de exames relacionados à Covid-19 realizados na saúde suplementar no período da pandemia.

Veja aqui o resumo do projeto apresentado pela ANS.

Confira a divulgação do resultado no site da FGV.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!