Quer empreender? Então aprenda a vender!

agenciaweber

agenciaweber

Por José Ricardo Noronha – vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor

Nunca se falou tanto em empreendedorismo no Brasil quanto agora. Jovens que sonham transformar suas startups nos próximos unicórnios. Profissionais experientes desejosos de fazer a transição da CLT para o mundo empreendedor. Executivos que querem aplicar sua grande experiência em um novo empreendimento.

O fenômeno do empreendedorismo se faz presente em todas as faixas etárias e nos mais variados perfis. No entanto, é de se assustar o quanto a maioria desses futuros empreendedores ainda não se deu conta que o fator mais importante para viabilizar seus sonhos tem um nome: Venda! E sem Venda, o fracasso é certo!

Sim, o principal elemento responsável pela transformação do sonho do empreendedor em realidade chama-se Venda! Se o produto, serviço ou solução não tiver viabilidade comercial, o empreendimento irá fracassar e engrossar a lista das micro e pequenas empresas que fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida (dados do Sebrae, que é outra fonte fantástica para a ampliação e a aquisição de inúmeros novos conhecimentos para os milhares de empreendedores brasileiros).

Empreendedor que sou, tendo feito a transição da vida executiva para a montanha russa que caracteriza a vida do empreendedor, eu quero dividir com você alguns elementos essenciais para o sucesso do seu negócio. Vamos lá:

– A definição de um modelo de negócios viável com um produto, serviço ou solução que tenha grande potencial para resolver um problema ainda não resolvido;

– A estruturação do negócio com especial ênfase à definição dos públicos-alvo, perfil do seu cliente ideal e fortalezas competitivas;

– A definição da estratégia de lançamento (“go to market”) e dos canais que sua empresa irá utilizar para isso;

– A montagem de um time vencedor com competências e habilidades complementares;

– O correto posicionamento competitivo da empresa e dos seus produtos, serviços e soluções;

– A construção de um modelo econômico-financeiro sustentável e que tenha atratividade aos olhos dos investidores externos;

– A potencial busca de capital externo para viabilizar o crescimento mais acelerado e até a potencial abertura de capital em um futuro próximo;

– A delicada e crucial fase de execução do negócio, que é onde estão os maiores desafios e onde a maior parte dos empresários se perde.

É crucial revisitar cada um dos pontos acima e buscar uma conexão de cada um deles com a seguinte questão: “Esta ideia, produto ou solução tem potencial de venda e a minha proposta única de valor (USP – Unique Selling Proposition) é realmente única?”

Se a resposta for incerta ou se os questionamentos forem maiores do que a certeza de que aquele empreendimento x ou y poderá de fato mudar o mundo, ajudar milhares de pessoas a realizar seus sonhos e solucionar seus problemas, daí meu/minha caro(a) amigo(a) sonhador(a) e empreendedor você tem um grande problema!

Já disse isso aqui e agora reforço: você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se ela não tiver viabilidade comercial ou se você não souber como transformá-la em um grande sucesso de vendas, o seu empreendimento estará fadado a deixar de existir.

Por isso mesmo, eu reforço uma vez mais o quão fundamental é a Área de Vendas para todo e qualquer empreendimento seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Busque sempre aprimorar os seus conhecimentos sobre as habilidades, técnicas, comportamentos, tendências e novidades que estejam relacionadas ao mundo das Vendas. Compre livros, participe de treinamentos e cursos, converse com especialistas, use a Internet com sabedoria para ampliar seus conhecimentos sobre vendas e acima de tudo seja sempre o grande Vendedor da sua ideia e do seu sonho!

Aliás, uma dica que sempre dou em minhas aulas, treinamentos e palestras: não “esteja” Vendedor! “Seja” Vendedor!

José Ricardo Noronha é vendedor, palestrante, professor, escritor, consultor e fundador da Paixão por Vendas. Tem como sonho e missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas, por meio do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria história de superação pessoal.

Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management). É professor nos Programas de MBA da FIA e do Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis do CRECI/SP.

Escreveu os livros "Vendedores Vencedores" e "Vendas. Como eu faço?", que contam com a participação de experts como Gustavo Cerbasi, Robert Wong, Eugenio Mussak, Raul e James Hunter, entre outros. É considerado um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil. Site.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!