Senado amplia garantia a consumidor de plano de saúde

agenciaweber

agenciaweber

Em caso de morte do titular do plano, dependentes terão as mesmas condições do contrato

Fonte: O Liberal


Foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal o relatório favorável ao projeto que amplia garantias aos consumidores de planos privados de saúde. A matéria altera a legislação atual a fim de possibilitar que, em caso de morte do titular do plano, seja garantido aos dependentes o direito de manter as mesmas condições do contrato.

A redução proporcional do valor das prestações pagas à administradora do plano de saúde, diante da redução dos custos em razão da exclusão do titular falecido também está prevista na proposta em andamento no Senado Federal. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que relatou a matéria na CAS, acredita que as medidas propostas contribuirão para dar maior proteção ao consumidor. “Cabe ressaltar que, a despeito do crescimento do setor de saúde suplementar no Brasil, as operadoras de planos de saúde figuram no topo das listas de reclamações organizadas pelos órgãos de defesa do consumidor, em razão de práticas abusivas, como as negativas e adiamentos injustificados de procedimentos e limitações das despesas hospitalares”, defendeu o senador.

Para a autora do projeto, senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) é necessário alterar a legislação já que algumas operadoras tentam impor aos dependentes a contratação de produtos mais caros e menos protetivos depois do falecimento do titular. “Esse problema não é novo na realidade brasileira e já foi enfrentado tanto pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que em diferentes resoluções procurou garantir o direito dos dependentes à manutenção das condições contratuais, quanto pelo Poder Judiciário, havendo inúmeras decisões que asseguram aos dependentes a transferência de titularidade do plano contratado pelo titular falecido”, justifica a autora.

O projeto propõe também a alteração na legislação a fim de dar maior transparência na relação entre as operadoras e os usuários dos planos. Se sancionada, a medida possibilitará a discriminação dos valores das mensalidades de cada beneficiário. A proposta foi aprovada em decisão terminativa e assim poderá seguir de imediato para exame na Câmara dos Deputados, a não ser que, mediante recurso em até cinco dias, seja pedido que o plenário do Senado também se manifeste sobre a matéria.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!