fechar
Comentar
Publicado por Emmanuel Ramos de Castro

Sobre a Barela e Sérgio Cardoso, uma breve história




 


"Já vi cavaleiros de armadura entrar em pânico a primeira vista da batalha. Vi um humilde escudeiro desarmado arrancar uma lança de seu próprio corpo para defender um cavalo agonizante. A nobreza não é um direito inato. Ela é definida pelos atos da pessoa"


[Kevin Costner em o Robin Hood]


 


Certas histórias de amor e cumplicidade não devem terminar nunca. Assim sempre será a minha relação com a Barela, de amor e cumplicidade. Empresa que amo e respeito profundamente.Uma história de amor e como todas as histórias desse tipo, permeadas de desafios e superações.


 


Não foi fácil.


 


Iniciei na Unidade ABC em um pequeno escritório na cidade de Santo André, que na verdade era um pet shop adaptado para uma corretora, a "Barelinha", como muitos ainda chamam carinhosamente. Lembro-me da primeira equipe, das nossas unidades, uma em especial que nem cheguei a trabalhar, mas que aprendi a amar, a Barela da Vila Diva!


 


Depois vim para São Paulo, cidade grande para um provinciano do ABC Paulista. Não conhecia as pessoas e nem entendia bem a sua geografia, frequentemente me perdia em suas ruas.


 


Montamos um grande salão na Dom José de Barros, fizemos reuniões intermináveis e fomos para a TV, fazer merchan. A Kátia da Unimed, como era conhecida na época, dominava as tardes da TV Gazeta.


 


Bons tempos! Uma certa infantilidade responsável tomava conta da gente.


 


Deus nos protegeu e trabalhamos muito.


 


Depois veio a mídia digital, o TOP 20, as primeiras colocações na Unimed, SulAmérica, Qualicorp e Bradesco.


 


Quantas histórias!


 


A essa altura, a Barela já despertava interesses e olhares diversos, do mercado e fora dele também.


 


Recebi muita gente, de corretoras de outros estados a fundos estrangeiros.


 


Assim encerramos um ciclo com incorporação da Barela à holding It's SEG.


 


Foram onze anos de muito trabalho, dedicação e conquistas. Uma aventura incrível!


 


Nessa Empresa aprendi a ser forte e flexível, a resistir. Passei noites em claro, os momentos mais difíceis e doces da minha vida. Como Fausto de Goethe, vivi as melhores sensações humanas e também paguei o preço justo por isso.


 


Sociólogo de formação, através da Barela tive a oportunidade de cursar uma pós graduação em Planos e Seguros Saúde no SENAC-SP, frequentei o MBA da FIA, uma das melhores escolas de negócios do país. Fui para o Rio de Janeiro, de carro, de ônibus e avião, rs...


 


Conheci Portugal, Itália e França. Pude tomar grandes vinhos, ir ao supermercado e fazer compras sem me preocupar com o ticket do caixa.  Delícia!


 


Conheci pessoas incríveis e pude ajudá-las a acreditarem em si e a buscarem seus objetivos. Presenciei alguns milagres. Ganhei prestígio, respeito e até mesmo outro sobrenome. Passei a assinar e a ser, o Sérgio da Barela.


 


Durante todo esse tempo, houve sempre um farol e um Timoneiro que nos orientou e nos conduziu por mares revoltos e depois à praia. Mas assim que aportávamos ele olhava para o mar, e lá íamos novamente em busca de novas aventuras. Como diz o Belchior em sua canção: "arriscar tudo de novo com paixão".


 


Esse foi o segredo do nosso sucesso, a inquietude e ousadia de nosso Timoneiro, um certo Marcio Mantovani.


 


Há alguns dias, tomei uma decisão. A mais difícil da minha vida. Desliguei-me da Barela. Preciso navegar outros mares e arriscar-me em novas aventuras. Vou em busca disso!


 


Demorei para escrever, simplesmente porque não conseguia, mas devo isso ao Mercado que me acolheu tão bem.  Como eu já disse, foi uma decisão difícil, solitária, claudicante, carregada de emoção e história.


 


Pensei em não fazer, mas preciso dar publicidade a essa decisão e fazer alguns agradecimentos e acho que o Blog do Corretor é o local mais adequado e eficaz.


 


Portanto, quero deixar aqui o meu mais sincero agradecimento ao nosso Timoneiro, Marcio Mantovani, amigo de todas as horas e confidente. Líder de personalidade forte, inteligente, inquieto e coração grande. Homem reto e de caráter ilibável. Não conheci outro homem assim. A ele, devo minha gratidão incondicional!


 


Agradeço também a todos os gerentes pela caminhada do dia-a-dia e por me aguentarem nos piores dias! Aos administrativos queridos. A todos os meus amigos das operadoras, o meu muito obrigado também. Foi bom tê-los por perto. Alguns me ajudaram muito e os agradecerei pessoalmente e de forma oportuna.


 


Agradecimento especial aos nossos maiores heróis, os Vendedores, a quem devo tudo, pois se não fossem eles não haveria história de sucesso e também sentido algum nesse relato.


 


Encerro aqui um ciclo vitorioso que me enche de orgulho e realização. Procurei contribuir com o nosso Mercado de forma ética e honesta. Coloquei o meu coração, todas as minhas forças e a minha melhor parte em tudo que fiz na Barela. Sim, sei que precisava mais, contudo fiz o meu melhor, o possível e por isso mesmo, agora nos despedimos. Peço desculpas à todos por algum inconveniente, por alguma palavra mal falada, pela  pressa e talvez, alguma arrogância.


 


Sinceramente, o meu perdão.


 


Resgato tudo isso hoje, como uma herança e um legado. Vejam bem o que vocês farão! Por fim, quero deixar registrado que a Barela, o Marcio e o seu Time, não terão um soldado ou na melhor definição, um "escudeiro" mais fiel. Amo essa Empresa e todos que ajudaram a construí-la.


 


Saberei honrar o nome de cada um, em especial, o de seu Líder Marcio Mantovani. Contarei essa história no futuro... sobre a minha jornada, sobre a minha decisão. Falarei disso para o meu filho Eduardo e acredito e espero que ele, um dia, tenha orgulho de seu pai.


 


Enfim, "vida que segue... é Severina", portanto, vamos em frente. Desejo muito sucesso à todos, aos vendedores que confiam suas propostas a essa Empresa que ajudei a construir, ao Marcio, a Barela e a It's SEG e ao nosso Mercado no geral.


 


Abraço a todos e que Deus os abençoe.


Sérgio Cardoso.


 


Leia também

32 comentários
Comentar
Anônimo

COMENTÁRIO REMOVIDO

Na moral
globo.com

O cara é fera não podemos duvidar, agora se ele vai abrir uma corretora, se ele vai abrir uma loja de vinhos, ou se ele vai trabalhar para a concorrência, o problema é dele minha gente, vivemos em um país livre e cada um tem o direito de buscar o que é melhor para sua vida e para sua família, vão trabalhar 15 hs por dia igual ele trabalhava e depois de obterem sucesso na suas carreiras, também procurem ser felizes!!!!

João Vermelho

Bla Bla Bla

Berenice

todos falam, falam, mas quem é bom, sempre se dá bem
parabens serginho

Corretor de Sucesso

Não se esqueçam ,que toda corretora bem sucedida depende muito, dos corretores que trabalham trazendo produção...Parabéns ao Sergio e seja feliz em sua nova jornada!!!

Berenice

é meus amigos, vida que se segue
e por falar em seguir, quem gostou da nova tabela do Bradesco, Interior, Marília... aff, conseguiram um milagre, parabéns Franco e Jorginho!

Apaixonada de Guadalupe

Esse Caixeiro Viajante é um cavalheiro. Estou apaixonada pela sua educação. Você é um fofo.
A senhora Dirce Nunes é maluca.

Caixeiro Viajante

NOSSA SENHORA ..acho que a senhora " Dirce Nunes " esta confundindo os posts hein ...

Mas le novamente minha postagem ai vai ...pq EU em nenhum momento tentei denegrir a imagem do Sergio...minha postagem falava sobre dois assuntos ...

sobre o Sergio eu disse o seguinte ....segue abaixo:

"Sinceramente um lindo texto? parabens??se pararmos para pensar?. daria para fazer um filme com diversos personagens de nosso mercado?.

Desejo sucesso e FOCO no que se propor a fazer ??.."

Gostaria de saber onde estou denegrindo com essas palavras ?

Enfim.... noto que a senhora provavelmente é do tipo que vive em busca de algum inimigo... mas perde seu tempo se estiver procurando seu inimigo no " Caixeiro Viajante " ....

mas le direitinho ...sem olhos em busca de inimigos...e vai notar que EU PARABENIZEI pelo belo texto...como de fato foi ...

resumindo ....ta toda equivocada na sua leitura ...

Abraços e Boas Vendas a Todos ...pra vc tbm viu Dirce ....

Dirce Nunes

você sim é um cara mau intencionado
O Sérgio é campeão e sempre será
Caixeiro, gostaria muito de saber quem tu és, para lhe mandar um presente: um bíblia, pois o que precisa é de Deus no coração e um pouco de vergonha na cara.
Talvez algum dia esse blog seja mais profissional e não um mero local de bate papo, onde pessoas como você, que mora na sarjeta, tentem denigrir um talento em pessoa como o Sergião.
E tenho dito

Caixeiro Viajante

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Calma Revoltado kkkkkkkkkkkkkk..... sua aula foi algo memoravel de fato.....massssssssssssssssssss... o " campeao " Valdson Fudders tava carente ..querendo confete...acredito não ser nosso caso ....

Gosto bastante das suas postagens...( nem todas ta.. rs) ...mas de fato gosto ...pq não tem o que de puxa saco como noto em uma parte daqui....sim... fato... nem sempre compartilho da mesma opnião...mas sempre é valido ler uma opniao real...sem " influencias " ... ;)

Abraços e Boas Vendas a Todos

Revoltado

Pow Caixeiro Viajante,

Dei maior aula de português e você não mencionou isto? Ta amiguinho do Valdson Fudders? Traidorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

Não te defendo mais.

CORRETOR DE SEGUROS (ORIGINAL)

Perdão ERRO ORTOGRAFICO... Palavra correta: PROFISSIONALISMO.

CORRETOR DE SEGUROS (ORIGINAL)

SEGUE ABAIXO UMA SIMPLES REGRA PARA AQUELES QUE DESEJAM O SUCESSO SEM PRECISAR DENEGRIR O CARATER OU PROFISSIONALISTO DE NINGUEM...

?Para ter olhos bonitos, procure ver o melhor dos outros, para ter lábios bonitos, fale somente palavras agradáveis, e para ter boa postura, caminhe com a certeza de que você nunca está sozinho.?

Caixeiro Viajante

kkkkkkkkk.... Caramba Valdson Fudders...kkkkkkk vermes ??? kkkkkkkk

Dia puxado ne ? blz...desde que esteja vendendo ta bom ...kkkkkkk

Mas uma coisa que não consegui entender é o seguindo ... me fala UMA INVERDADE que eu já tenha dito ....refresca minha memoria ....dificil ne ???

sabe o que vejo ... que muita gente posta aqui sem nem saber o que esta falando... ai coloca um ou duas palavrinhas que não são usadas pela grande massa...e ai se acha intelectual... ou genios kkkkkk...as vezes gostaria muito de realmente me apresentar aqui ...mas não vai rolar....muitos genios e intelectuais juntos...todos mega bem sucedidos...talvez eu fique deslocado ne ................. rs

como na maioria das vezes dou minha visão sobre determinado assunto...e não de fato aponto o dedo...fica dificil eu ter mentido sobre alguma materia do blog, como diz o campeao de vendas valdson fudders.... rs

Bom.... ja dei seus minutinhos de destaque ne valdson... agora chega...pq acho bacana conversas com quem sempre posta como o mesmo nick...e nao lembro de ter visto ...embora eu tenha frequentado bem menos o blog...
abraços e boas vendas pra vc ... ja num basta o Revoltado enchendo o saco pow ....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

SOBRE A MATERIA

Sinceramente um lindo texto... parabens......se pararmos para pensar.... daria para fazer um filme com diversos personagens de nosso mercado....

Desejo sucesso e FOCO no que se propor a fazer ........


Obs: nem tudo realmente é o que parece....................

Abraços e Boas Vendas a Todos ...até pra vc valdson fudders rs

Mario Sobrinho
www.marioplanosdesaude.com.br

Entrei aqui por mera curiosidade, posso ser sincero, vcs pra ficar falando de Marcio ou do Sergio, que vai montar outra corretora sei la, ja estão com a meta batida e não tem o que fazer.......
Só vou resumir, quem conheceu Sergio na barelinha(mero supervisor) e saiu como Sergio na barela(Diretor) de cabeça erguida fazendo o seu melhor, nem precisa dizer que o cara é o CABRA de danado mesmo ponto.

Revoltado

Caro Valdson Fudders
Enoja é Verbo transitivo e é usado das seguintes formas: 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo; 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo. Portanto seu indio, INOJA NÃO EXISTE.

Pelo seu português, você deve ler mesmo revista de bairro, e no banheiro de rodoviária as frases escritas nas portas e paredes por analfabetos iguais a você.

Se o blog é patético, pra que acompanha? Há, além de analfabeto é masoquista.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Outra coisa, quando a nova corretora surgir, em nome de um laranja, você pensará na imbecilidade que postou aqui.

Sr. Blogueiro já sabe que esta nova corretora tem nome? Esta muito longe do centro mesmo.

E nunca mais Sr Valdson Fudders, critique o caixeiro, só eu posso.

Ze piguinha

Repórter boka larga.....pergunta
Qual a corretora que o bicho ta pegando, porque em quase todas o bicho vive pegando.
Rsss

Valdson Fudders

o q me inoja é ver vermes como por exemplo o caixeiro, postando inverdades e sob a alcunha de um nick falso. vcs todos nao sao gente boa nao. sucesso ao sergio, que saiu de cabeça erguida e bolso cheio. já quem ficou pra tras sao esses perdedores: krikri e outros pilantras que se escondem nesse blogg patetico e sem conteudo. me sinto lendo uma revista de bairro em um banheiro de rodoviaria.

Sandra da Sé

invejosos malditos

Paulo César

Pessoal, as coisas não são tão cheias de flores assim. O Sergio apesar de ser um profissional Gabaritado e competente, há algum tempo já não cantava de galo na empresa como antigamente, já não estava conseguindo desenvolver um trabalho bom e nem bater as metas propostas pela empresa, gerentes e corretores não estavam satisfeitos com a arrogância dele inclusive citada por ele mesmo nesta narrativa com pedidos de perdão.
Falava mais dos vinhos absurdamente caros que tomava e comprovava com fotos no face, vinhos de mais de R$1.200,00 cada! do que falar sobre metas, superação e para o que estava sendo pago e MUITO BEM pago pela empresa Barela, não aguentou a pressão,dos novos moldes da empresa, essa é a realidade, não quis ficar na geladeira por soberba, e resolveu seguir outro caminho. Que seja feliz e reconheça seus erros para construir em outro lugar seja na sua loja de vinhos importados ou em outra corretora, conhecimento não lhe falta, sucesso sempre.

Sandra da Sé

ele é sensacional
eleva o padrão do publico do blog
sem aquelas conversas de bebados de bar ou de caçadores de recompensas

ah se toda a corretora tivesse um cara como vc
beijos

Jorge Hitachi

Sem dúvida, uma grande pessoa.

Sidney Alves

Não tenho palavras para descrever o Sergio Cardoso, um excelente Gerente e uma pessoa de coração enorme . Obrigado Sergio por tudo.

Sidney Alves

DONO DE CORRETORA III

Márcio não dá ponto sem nó Galera!

Tem coisa nesse Balaio.

Esperem os próximos capítulos...

Corretora Barela

Fez uma bonita e inspiradora jornada!

Zé Kri Kri

Fala aí, Reporter Boca Larga.
Fala, meu. Porque esperar pelo blogueiro????

Silmara

Um grande gerente que eu tive na Barela Seguros. Vai fazer falta.

Dona de Corretora

Vem pra cá você também, Sérgio!!!

Palmirinha

Amiguinho conheço a sua história e é muito bonita. Já tive na Barela a muito tempo atraz e vc era um gerente muito nota dez e fiquei surpresa com a sua saida da Barela uma das melhores corretora. Boa sorte amiguinho.

Repórter Boca Larga

Vem p o centro, blogueiro. A coisa tá pegando aqui numa conhecida corretora.
Quero vê se ocê tem coragem de publicar essa.

BOCA ABERTA

Provavelmente o Marcio irá montar outra corretora e o Sérgio será o dono. Essa saída tão melosa ta esquisita demais.

Zé Kri Kri

Uma história muito bonita e uma saída honrosa, mas... kadê a informação para onde vai, Sérgio? Vai ficar no mercado? Vai montar uma corretora? vai pescar? Faltou matar a curiosidade nossa.

Carregar mais

Deixe seu comentário Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.