STF decide que PIS/COFINS serão reduzidas. Mas o contribuinte precisa ter muito cuidado

agenciaweber

agenciaweber

Na última quarta-feira, 16/03/2017, o STF encerrou uma discussão que se arrastava desde 2003 e considerou inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS. Vamos tentar traduzir em termos mais simplificados o que isso significa:

O PIS e a COFINS são contribuições destinadas ao INSS, incidindo sobre o "faturamento" das empresas. A discussão no STF, em suma, era se o ICMS (tributo estadual) poderia compor a expressão "faturamento".

Sabemos que o faturamento representa o ingresso de dinheiro na empresa. Mas, como reconheceu o STF, não apenas isso, e sim o efetivo ingresso de dinheiro que irá se agregar ao patrimônio da empresa.

Como o valor do ICMS, por força de lei, deverá ir para os cofres públicos, ele nunca poderá integrar o patrimônio da empresa, razão pela qual se decidiu que o contribuinte não "fatura" o ICMS. Logo, o ICMS não pode compor a base de cálculo do PIS e da COFINS.

Isso representa uma redução dramática para inúmeras empresas, tendo em vista que a média do ICMS, no Estado de São Paulo, por exemplo, é de 18% sobre o comercializado.

Isso ainda escancara as portas para outros questionamentos no Judiciário, especialmente sobre a exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da COFINS, trazendo benefícios para o setor de serviços.

Mais do que isso, há agora franca possibilidade de se questionar a composição de diversos tributos com os tais cálculos "por dentro", algo que o STF já rejeitou, mas parece estar começando a se dispor a rever.

Apenas em um pensamento breve, note-se que os tributos são regidos pelo Princípio da Capacidade Contributiva, significando que somente se pode tributar fato que expressar riqueza. No caso do ICMS na base do PIS/COFINS, por exemplo, é evidente que o valor do ICMS é uma despesa do contribuinte, e não uma riqueza. É evidente, sob qualquer ótica, que seria inconstitucional. Porém, não foi exatamente essa a inconstitucionalidade observada neste julgamento.

De qualquer modo, alguns ventos parecem poder mudar de lado, agora a favor do contribuinte, depois de tantos abusos sequencialmente cometidos.

Por outro lado, ainda não é o momento de apenas colocar os pés em cima da mesa e comemorar.

Isso porque o contribuinte que pagou indevidamente (e todos pagaram) o ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS precisarão entrar na justiça para recuperar esses valores. Mais ainda: o STF provavelmente modulará os efeitos da decisão, fazendo com que seu conteúdo só passe a valer para o ano de 2018, como a Procuradoria da Fazenda Nacional já está pedindo ao Tribunal.

Assim, somente terá direito a essa recuperação aqueles que entrarem na justiça antes da decisão de modulação dos efeitos da sentença.

É evidente que não temos como prever estritamente os limites dessa modulação ainda, mas você, brasileiro, confia que o STF vai te devolver todo esse dinheiro na moleza?

No meio de toda essa crise econômica, vai arriscar e deixar mais dinheiro para o próximo "Petrolão" ou vai buscar fundos para investir em si mesmo e no seu negócio?

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!