STF entende que aposentados só servem para dar dinheiro ao governo

agenciaweber

agenciaweber

Entenda a decisão que proibiu a “desaposentação”

.O STF decidiu que não é possível se realizar a chamada “desaposentação”, que consiste em o aposentado que ainda trabalha e contribui com a Previdência Social pleitear a revisão de seu benefício, agregando a ele o montante que pagou ao INSS durante o período em que já estava aposentado e continuava a contribuir.

Parece algo bastante lógico para qualquer pessoa, não é mesmo? Se continuo a contribuir, por que não posso usufruir disso? Mas o sábio STF não vê dessa forma…

A maioria dos ministros entendeu que não se pode realizar a desaposentação por “falta de lei que a autorize”. Vamos analisar esse e outros argumentos bizarros expostos no julgamento.

O argumento da falta de lei é o mais notório porque todos os que votaram contra a desaposentação foram unânimes em dizer que isso dependeria da vontade do parlamento, ocasião em que, aí sim, poderia haver essa medida.

Só que não permitir a desaposentação é uma afronta ao Direito Tributário como um todo, já que estamos lidando com uma espécie tributária chamada de “contribuição”.

Em sentido técnico, uma “contribuição” possui um critério chamado referibilidade, que é a relação de pagamento e retorno que se precisa necessariamente ter para que a contribuição seja válida.

A título de exemplo, podemos citar a própria contribuição ao INSS. O pagamento dessa contribuição habilita ao contribuinte o direito à aposentadoria e benefícios correlatos, tais como auxílio doença, pensão por morte e outros, ou seja, às prestações da Previdência Social. Quem não paga a contribuição não tem direito a esses benefícios e quem paga o faz somente para isso.

O dinheiro pago pela contribuição, nesse sentido, tem destinação específica para os cofres da Seguridade Social, para cobrir as atividades de Previdência, Saúde e Assistência Social.

Mas, lembre-se, do ponto de vista do contribuinte, ele apenas paga pela Previdência, tendo em vista que a Saúde e a Assistência Social, de acordo com a Constituição, serão prestadas a todos e a quem precisar, independentemente de pagamento.

Dessa forma, se existe uma contribuição e ela não é destinada a nenhum fundo específico e o contribuinte não terá retorno em benefícios, essa contribuição é inválida e será considerada inconstitucional, por não possuir uma razão de ser. O STF, aliás, já disse isso com todas as letras por diversas vezes.

Por isso, já há mais de década, os aposentados que ainda trabalhavam entraram com processos buscando que não houvesse mais o desconto ao INSS de seus salários, pois não fazia sentido continuarem a contribuir com algo que não lhes traria nenhum benefício. E o que o STF fez?

Isso mesmo: manteve a contribuição argumentando que ela era devida em razão da realização do trabalho remunerado e que deveriam continuar pagamento mesmo sem ter retorno em razão do “Princípio da Solidariedade”, que está na Constituição.

Engraçado que eu nunca vi a argumentação de que o Estado deve ser solidário com o indivíduo. É sempre o contrário. Mas isso é assunto para outra hora.

Enfim, a tentativa da “desaposentação” foi uma reação a essa decisão bizarra do STF, com uma lógica muito evidente: se não posso deixar de pagar a contribuição, devo obter benefícios dela, como é natural de qualquer contribuição.

Mas o STF, mantendo a bizarrice, também negou esse direito aos aposentados, que, agora, têm o pior dos dois mundos: pagar sem reclamar, sem nada pleitear e somente esse direito lhes assiste – o direito de dar sem nada receber em troca.

É uma verdadeira humilhação para os aposentados, ainda mais em um país cercado pelos tributos extorsivos e pelo dinheiro público que vai pela lata do lixo.

Nota-se com muita tranquilidade que não é necessária nenhuma nova lei para a desaposentação. Basta que se aplique o Direito Tributário para fundamentá-la e que se realize novo cálculo da aposentadoria, conforme o Direito Previdenciário.

Mas não houve somente o argumento da “falta de lei”. Outros ainda mais esdrúxulos desfilaram pelo parlatório. De acordo com o publicado pelo próprio STF, Gilmar Mendes disse, por exemplo, que “se o segurado se aposenta precocemente e retorna ao mercado de trabalho por ato voluntário, não pode pretender a revisão do benefício, impondo um ônus ao sistema previdenciário”. Correto, não se deve impor “ônus ao sistema previdenciário”. Mas o dinheiro que o aposentado continua a dar para o INSS, um “bônus ao sistema previdenciário”, é muito bem vindo, não é mesmo?

Ele ainda especifica que o aposentado que contribui poderá ter os magníficos benefícios de “salário-família” e “reabilitação profissional”. Só que não é necessário possuir mais do que 4 neurônios para se perceber que essas duas modalidades estão claramente no campo da Assistência Social, e não da Previdência Social. O legislador precisou de coragem para escrever uma bobagem dessas, mas, para utilizá-la como fundamento para um voto, é algo admirável.

O Ministro Luiz Fux não deixou barato e também deu seu parecer, dizendo que aceitar a desaposentação seria desvirtuar a aposentadoria proporcional, pois permitiria que a pessoa se aposentasse e continuasse a trabalhar, prejudicando a vontade da lei.

Mais uma vez, nota-se que a pessoa que continua a trabalhar sempre parece ter objetivos nefastos de prejudicar a Previdência Social. Mas o seu dinheiro, como sempre, continua a ser muito bem vindo aos cofres do INSS.

100% das famílias brasileiras já devem ter testemunhado as dúvidas de um familiar que não sabe se deve se aposentar imediatamente e proporcionalmente ou aguarda o período para a aposentadoria integral. Diferentemente do que parece entender o Sr. Fux, o medo do trabalhador não é o de ter que continuar a trabalhar, mas o de a regra mudar no meio do jogo e ele precisar trabalhar por muitos anos a mais do que previa. E quantas vezes isso já não aconteceu? Quem confia na segurança jurídica do Brasil?

Vemos injustiças todos os dias e o STF cada vez mais escancara a posição de tribunal exclusivamente político e, em boa parte das vezes, antijurídico. Mas o que fizeram com os aposentados foi algo raras vezes visto.

Será que as pessoas aposentadas que continuam a trabalhar assim o fazem por gosto ou por necessidade?

A aposentadoria se tornou um sonho ridículo que o trabalhador é obrigado a comprar. Depois de aposentado, só lhe resta continuar a comprá-lo, mas sem ter sequer a chance de receber o mais sofrível dos produtos.

Não posso deixar de citar a opinião do advogado Rafael Rosset (26/10/2016):

 

“A Previdência Social do Brasil, que já era uma gigantesca Pirâmide de Ponzi, agora é oficialmente um esquema criminoso destinado a promover a apropriação indébita de 31% dos rendimentos de 6,5 milhões de velhinhos (1/3 de todos os aposentados) que continuam trabalhando após a aposentadoria pra sustentar suas famílias, e vão morrer sem ver a cor desse dinheiro.”

 

Enfim, o STF deixou claro, como dissemos acima, que os aposentados somente têm o direito de pagar sem reclamar, sem nada pleitear e somente esse direito lhes assiste – o direito de dar sem nada receber em troca. Mais uma extorsão.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!