Transformação do sistema de saúde é uma responsabilidade de todos

agenciaweber

agenciaweber

*Por Marcelo Munerato de Almeida | CEO da Aon Brasil

Manter a sustentabilidade do sistema de saúde atual é um imenso desafio. De acordo com o Relatório de Tendências Globais dos Custos de Saúde da Aon, a inflação médica deste ano deve chegar a 18% no Brasil. Dentre as principais patologias que impactam na inflação médica do país, temos o câncer (68%), doenças cardiovasculares (66%), pressão arterial (54%), diabetes (48%) e doenças respiratórias (44%).

A última edição da Pesquisa de Benefícios da Aon mostra que 70% das empresas participantes tiveram de redesenhar seu benefício Saúde no último ano. A falta de sustentabilidade no sistema de saúde representa um problema preocupante para as operadoras e ainda maior para a população: o uso inadequado ou ineficaz das soluções de saúde tem causado impacto no crescimento dos negócios e, mais importante, afetado a oferta de condições de vida dignas e produtivas a todos.

Como líder de serviços profissionais que oferece ampla gama de soluções em riscos, benefícios e saúde, nossa Aon gerencia mais de 2,7 milhões de vidas. Somos responsáveis pela conscientização de todas estas vidas, com influência suficiente para impactar muitas mais.

A mudança do sistema de saúde é de nossa responsabilidade e não pode, de forma alguma, ser somente um discurso. Em um curto prazo, é preciso implantar ações com o objetivo de gerar mudanças nas regras de elegibilidade e nas definições de custeio dos planos de saúde. No entanto, para contar com uma mudança realmente significativa, as empresas, operadoras e usuários devem pensar em soluções a médio e longo prazo.

A partir da nossa gestão de risco, comitês estratégicos, programas de saúde e análise de dados, percebemos que grande parte das doenças – principalmente as cinco patologias citadas – podem ser controladas com medidas preventivas e com hábitos de vida mais saudáveis.

Pensando em soluções permanentes que auxiliem na conscientização da sociedade, lançamos o Movimento Aon Pela Vida, que nos posiciona como agentes de transformação e reafirma nosso propósito de viabilizar possibilidades econômicas e humanas para nossos colegas, clientes e comunidades, bem como nossa constante busca por diferenciais na promoção e prevenção da saúde.

A Aon conta hoje com 25 programas de soluções de saúde, que são disponibilizados exclusivamente aos nossos clientes e parceiros. Estes programas – que reforçam a prática de atividade física e nutrição saudável, como a detecção precoce de doenças – contribuem para a melhoria da qualidade e expectativa de vida do indivíduo e para a sustentabilidade do modelo de saúde por meio da otimização de recursos.

Considerando que a definição atual de saúde não é a ausência de doença, mas o bem-estar físico, emocional e social, a melhor e mais poderosa ferramenta para a obtenção de resultados eficazes é a promoção e prevenção da saúde. Empoderando o indivíduo para o autocuidado, o seu bem maior – que é a vida – estará sendo resguardado.

Como toda transformação deve começar dentro de casa, o Movimento Aon pela Vida se inicia com nossos colaboradores no papel de multiplicadores, levando a mensagem para seus familiares, amigos e clientes. Nossa Aon também possui ações para aprimorar a relação entre qualidade de vida e trabalho dos nossos colaboradores, como massagem na área de trabalho, aulas de pilates, ginástica laboral, lactário, ambulatório, snack car com opções de alimentos saudáveis, bicicletário e disponibilização de vestiários. Tudo para que o colaborador tenha uma vida mais saudável.

Sinto-me honrado em fazer parte do desenvolvimento e da propagação do Movimento Aon pela Vida. O maior bem do mundo são as pessoas, que devem ser tratadas como tal. Investimos na prevenção e promoção da saúde porque sabemos que a capacidade de mudança e de influência positiva da sociedade está em nossas mãos.

Para ter acesso e conhecimento das ações, estudos e mote do Movimento Aon Pela Vida, acesse: aqui.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!