Tratamento Diferenciado, pelas Corretoras, a Diferentes Corretores

agenciaweber

agenciaweber

O exercício da atividade de corretagem de comercialização de planos de saúde é uma atividade informal, ou seja, sem qualquer regulamentação específica ou obrigatoriedade de vinculação a órgãos classe. .

De maneira contrária, a corretagem de seguros é atividade de exercício exclusivo daqueles profissionais que estão inscritos nos quadros da SUSEP. .

Em qualquer dos casos, o corretor tem a opção de atuar de maneira autônoma, angariando clientes e repassando esses contratos à uma corretora ou diretamente para operados ou administradores ou então, pode ele ser um funcionário contratado, via regime celetista, por uma dessas mesmas empresas. .

A diferença de uma situação para outra é que na primeira o corretor receberá percentual pelas vendas que realizar, pela atividade de corretagem, no segundo ele receberá salário e, eventualmente, poderá receber comissões. .

O que se pretende discutir hoje é a possibilidade de tratamento diferenciado para corretores que atuam para a mesma corretora e comercializam os mesmos produtos. .

Partindo do pressuposto que o artigo 461, da Consolidação das Leis do Trabalho ? CLT, já estipula que aquele que prestar a mesma ?função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade?, estaria resolvida a questão de equiparação salarial entre aqueles que são funcionários ou empregados, contratados na forma da CLT. Resta então analisar a situação do corretor autônomo, ou seja, aquele que não é vinculado diretamente a uma corretora, não possuindo vínculo trabalhista. .

A dúvida surge na medida em que as corretoras adotam e pagam percentuais ou porcentagens diferentes para corretores diferentes, ainda que ambos comercializem os mesmos produtos. Essa prática é ilegal? .

A resposta tem de ser negativa! Não há qualquer impedimento para que as corretoras paguem valores diferentes para corretores diversos e, inclusive, isso pode ser benéfico aos corretores mais dedicados, uma vez que, é muito mais interessante para uma corretora privilegiar e manter como um de seus parceiros aqueles corretores que possuem uma carteira de clientes maior, que captam mais consumidores ou que se dedicam quase que de maneira exclusiva a angariar novos clientes apenas para determinada corretora, ainda que não seja funcionário dela. .

É preciso salientar, novamente, que a atividade de corretagem é livre e cada corretor, a depender da sua própria habilidade, necessidade, competência e/ou conhecimento, pode negociar, da maneira que julgar mais adequada e que lhe satisfaça, as condição sob as quais irá encaminhar seus próprios clientes para determinada corretora ou quais produtos irá comercializar. .

Assim, é correto afirmar: .

Tão livre quanto são as corretoras para definir o valor da corretagem, são os próprios corretores para definirem para quem, e sob quais condições, vão emprestar sua força de trabalho!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!